fbpx

Vai trancar a faculdade? Entenda por que não fazer isso

Homem jovem sentado com livros, pensando se deveria trancar a faculdade.

Ao fazer uma graduação, vários desafios podem surgir pelo caminho. Conciliação de horários, dificuldades com as disciplinas e falta de dinheiro são alguns dos exemplos. Ainda assim, trancar a faculdade não é a melhor opção.

Existem vários motivos. O compromisso e a disciplina com seu futuro é fundamental. Dessa forma, é imprescindível adotar estratégias que contribuam com o alcance dos melhores resultados, como a adoção de uma rotina de estudo.

A seguir, entenda melhor por que é essencial manter a graduação e como facilitar a conciliação entre trabalho e estudo.

Por que não trancar a faculdade?

São muitas as razões para não trancar a faculdade. Apesar das dificuldades, é essencial considerar os motivos que levam a não desistir. Confira os principais.

Dificuldades na hora de voltar

É provável que você já tenha pensado: “posso parar e voltar depois”. Isso é uma possibilidade garantida pelas instituições de ensino superior.

O processo pode variar, mas é possível deixar o curso trancado por até 2 anos, em média. Após, perde-se o direito de retomar os estudos.

O problema está na dificuldade de voltar. Enquanto a faculdade está estagnada, outras atividades continuam acontecendo. Dessa forma, retornar às aulas se torna complicado.

Outro fator relevante é a mudança da grade curricular, que pode ocorrer durante o período trancado. Em alguns casos, é necessário até mesmo refazer disciplinas.

Tudo isso gera uma dificuldade de adaptação, especialmente se você volta para fazer faculdade depois dos 30. Portanto, é melhor terminar o curso agora, evitando ter ainda mais problemas no futuro.

Perda de oportunidades

O mercado de trabalho exige que você tenha conhecimento técnico para ocupar alguns cargos, especialmente os de liderança e gestão. Portanto, sem curso de ensino superior, você terá dificuldade para conseguir uma promoção e perderá oportunidades, impactando na sua remuneração.

Para auxiliar rotinas corridas, é possível ter uma formação  acadêmica de dois anos apenas. Esse é o caso do curso tecnólogo, um curso de graduação, autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) e com foco no mercado de trabalho.

Interrupção do processo de amadurecimento

Os humanos estão em constante evolução. Ao entrar na faculdade, você terá uma experiência diferente, qualquer que seja a sua idade.

Isso gera uma melhoria do autoconhecimento e das suas habilidades comportamentais (soft skills), cada vez mais exigidas pelas empresas.

Dessa forma, você alcança um diferencial competitivo, que ajudará a encontrar melhores oportunidades de emprego. Além disso, decidirá entre uma pós-graduação ou 2ª graduação no futuro. Assim, será fácil alcançar o patamar desejado na sua profissão.

Como lidar com os desafios da faculdade?

Para lidar com os desafios da faculdade, você deve considerar sua realidade atual e encontrar alternativas.

Conheça os principais problemas enfrentados pelos estudantes do ensino superior e dicas de motivação para estudar, considerando cada um dos cenários.

Aprenda a gerenciar a falta de tempo

A capacidade de conciliar trabalho e estudo nem sempre é simples de desenvolver. Além das atividades diárias, é preciso:

  • assistir às aulas;
  • fazer os trabalhos;
  • participar de projetos;
  • realizar estágios;
  • estudar para as provas.

Com o cansaço acumulado, todas as tarefas se tornam difíceis de levar adiante. Dessa forma, vale a pena buscar uma graduação EaD.

Como as aulas são realizadas a distância, você consegue ver os vídeos nos momentos de folga e tem flexibilidade para realizar os trabalhos. Assim, é possível montar um bom cronograma de estudos para ajudar a cumprir todos os compromissos.

Encontre alternativas para a falta de dinheiro

Outro problema comum é a dificuldade de manter o pagamento das mensalidades. Alguns estudantes conseguem bolsas de estudos, mas nem sempre é tão simples. Por isso, vale a pena procurar alternativas com baixo custo.

Isso é mais comum na modalidade EaD, já que a infraestrutura para manter as aulas é menor. Assim, encaixar o valor no seu orçamento é possível.

Repense sua decisão na escolha do curso

Você quer trancar a faculdade, porque não gosta mais do curso? Achou que a grade curricular era diferente? Antes de desistir, pense nas coisas que fizeram você optar por aquela graduação.

Liste os prós e contras das aulas e o que te motivou a escolher a profissão. Após, você verá se não é uma sensação temporária, comum em graduações de 4 ou 5 anos.

Outra opção é escolher o curso de tecnólogo. Por ser mais voltado ao mercado de trabalho, tende a ser mais prático e a envolver os estudantes desde o princípio.

Além disso, vale a pena considerar tudo o que é necessário para realizar a primeira graduação. Descubra os tipos existentes e as vantagens de fazer o ensino superior.

Analise sua rotina para conciliar o trabalho com o estudo

Uma das principais dificuldades de quem faz ensino superior é conciliar com o trabalho. Muitas vezes, a remuneração é essencial para o pagamento das mensalidades. Ou seja, sem ter uma renda, torna-se necessário trancar a faculdade.

Por outro lado, é difícil fazer tudo ao mesmo tempo. A rotina é cansativa e a disciplina e organização é complicada. Para resolver a situação, algumas dicas podem servir, como: 

  • programe sua rotina;
  • gerencie seu tempo;
  • faça um bom planejamento;
  • cuide da saúde física e mental;
  • evite perder tempo com o que não agrega valor;
  • evite deixar coisas para fazer no dia seguinte.

Além disso, um curso EaD faz a diferença. Afinal, você pode estudar durante o almoço, em uma hora em que estiver com folga no trabalho ou enquanto se locomove de casa para a empresa.

Portanto, trancar a faculdade está longe de ser um bom negócio. Existem várias alternativas para superar os desafios e conquistar o diploma. Descubra o que faz sentido para o momento e aplique na sua realidade.

Se deseja se aprofundar, que tal ver sugestões práticas? Saiba como conciliar trabalho e estudo, aproveitando para garantir um futuro promissor.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo