Soft skills: conheça as 13 principais habilidades desejadas pelas empresas

Você já pensou em aprimorar os seus conhecimentos e competências? Conheça as 13 principais soft skills e veja por que elas são importantes.
Para entrar no mercado de trabalho, é importante ter a capacitação técnica exigida. No entanto, cada vez mais empresas buscam outras habilidades. Elas são chamadas de soft skills e são bastante relevantes na hora de conseguir uma vaga.
Isso porque elas têm relação direta com o comportamento. Afinal, enquanto questões técnicas podem ser aprendidas, a postura do colaborador é mais difícil de mudar. Por esse mesmo motivo, são mais difíceis de serem avaliadas pelo recrutador.
Ainda assim, são bastante valorizadas e podem fazer o seu perfil ter uma reputação melhor no mercado de trabalho. Dessa forma, vale a pena entender o que são as soft skills e quais são as principais habilidades dessa categoria exigidas pelas empresas.
É o que vamos mostrar neste post. Continue lendo!
O que são soft skills?
As soft skills são habilidades sociais e comportamentais, que dependem da interação humana. Na prática, elas permitem que o indivíduo lide de forma mais positiva com as situações que ocorrem no dia a dia, inclusive no ambiente corporativo.
Apesar de poderem ser desenvolvidas, essas habilidades não são conseguidas em cursos convencionais. Isso porque dependem de um processo de autoconhecimento e reflexão contínuos.
Dessa forma, torna-se mais fácil cuidar de várias questões importantes da rotina de qualquer pessoa. Por exemplo:
- gerenciar emoções;
- solucionar problemas;
- atingir metas e objetivos;
- tomar decisões responsáveis;
- manter relações sociais.
Por todos esses motivos, as empresas estão recrutando mais pelas soft skills do que pelas competências técnicas (hard skills). Isso é comprovado por meio de estudos.
Inclusive, já ficou provado que 92% dos recrutadores veem as habilidades socioemocionais como tão relevantes quanto ou até mais importantes do que as competências técnicas. Além disso, 89% entendem que a falta das soft skills são um dos principais motivos para uma não contratação.
Outra informação importante é que 91% dos empregadores acreditam que o pensamento crítico, a comunicação clara e a capacidade de resolver problemas complexos são mais importantes do que o curso de graduação EaD ou presencial.
Portanto, para se destacar no mercado, é preciso ir além de uma rotina de estudo. É fundamental aliar as competências técnicas às comportamentais para oferecer mais qualidade ao empregador.
Diferença entre soft skills e hard skills
As hard skills são as competências técnicas. Elas estão relacionadas ao estudo e são mensuráveis. Também são passíveis de desenvolvimento por meio de cursos e treinamentos e podem ser comprovadas por certificados, diplomas etc.
Ou seja, quando o recrutador exige conhecimento em alguma ferramenta, por exemplo, é uma hard skill. Portanto, qualquer pessoa pode consegui-la, basta estudar. Assim, quem faz faculdade depois dos 30 está em rumo a essa direção.
Enquanto isso, a soft skill depende de um trabalho pessoal muito maior. Isso porque quem tende a se desesperar diante de uma situação complicada, por exemplo, dificilmente conseguirá manter a calma.
Até poderá chegar a esse patamar. No entanto, isso exigirá mais esforço pessoal para atingir o autocontrole necessário. Então, fica claro que as habilidades socioemocionais são mais difíceis de serem adquiridas.
Ainda assim, precisam ser buscadas, porque são bastante exigidas pelas empresas. Afinal, ninguém deseja ter uma pessoa com pensamento negativo ou que complica todas as situações, concorda?
Qual a importância das soft skills?
As habilidades socioemocionais são fundamentais em qualquer situação. No trabalho, permitem encontrar soluções para os problemas existentes. Na vida pessoal, facilitam a busca pelo equilíbrio — algo tão procurado nos dias atuais.
A questão é que o ambiente corporativo perpassa esses dois âmbitos. Isso porque quem está no local de trabalho também faz amizades (ou inimizades), precisa lidar com adversidades, encontrar soluções para os problemas etc.
Tudo isso depende de controle socioemocional. Assim, as pessoas passam a se relacionar de forma mais respeitosa e cordial. Ao mesmo tempo, a resolução de conflitos se torna mais eficiente e a comunicação passa a ser mais fluida.
Assim, existem vários benefícios ao adotar essa postura. Tanto é que várias empresas já investem na capacitação de colaboradores com vistas às soft skills. Então, quais vantagens são atingidas? As principais são:
- aumento da produtividade, porque você passa a focar mais e aprende a lidar com os problemas;
- redução dos riscos, já que você se torna mais consciente dos seus próprios atos e toma decisões melhores;
- aumento da criatividade, o que ajuda a encontrar soluções;
- resiliência;
- melhoria da capacidade do trabalho em equipe.

Quais são as 13 principais habilidades desejadas pelas empresas?
Agora que você viu o que são e qual a importância das soft skills, está na hora de saber quais são as habilidades mais buscadas pelas empresas. Afinal, ao desenvolvê-las, você terá uma chance maior de se destacar e conquistar uma boa reputação profissional.
Mais do que isso, terá mais chance de saber como conciliar trabalho e estudo, mesmo diante de uma rotina corrida. Dessa forma, os benefícios são variados.
Então, quais são as principais habilidades socioemocionais desejadas pelas empresas? Veja a lista a seguir.
1. Comunicação
A comunicação vai muito além da escrita. No ambiente corporativo, ela está bastante relacionada à fala e ao gestual. Isso porque qualquer um desses âmbitos pode levar a mal-entendidos, que geram prejuízos para a rotina empresarial.
Nesse âmbito, existem vários desafios. Além de eliminar a chamada rádio peão — ou seja, as fofocas de corredor que prejudicam a relação entre colaboradores e empresa —, é preciso evitar ser prolixo, arrogante ou até muito complexo.
Para ter uma comunicação melhor, é fundamental saber ouvir. Ao prestar atenção no outro, você entende melhor a mensagem. Portanto, consegue respondê-la de forma adequada.
Além disso, essa soft skill auxilia na hora de realizar palestras, apresentar resultados, ministrar seminários em uma pós-graduação ou 2ª graduação etc. Portanto, é uma ferramenta essencial para o crescimento da sua carreira.
2. Criatividade
A criatividade abrange a capacidade de encontrar soluções diferentes e até inovadoras. Por isso, é uma habilidade muito valorizada no ambiente corporativo.
Quanto maior for a bagagem cultural de uma pessoa, mais criativa ela tende a ser. Por isso, essa é uma forma de melhorar essa habilidade. Nesse sentido, vale a pena:
- visitar museus e locais históricos;
- ir a teatros;
- assistir a filmes alternativos;
- ler livros interessantes;
- começar atividades, como esculpir, escrever, dançar, cozinhar etc.
Perceba que você não precisa fazer tudo perfeito. A ideia é explorar novas possibilidades. Dessa forma, seu cérebro é estimulado e você passa a enxergar o mundo com outros olhos.
3. Trabalho em equipe
A maior parte das atividades no ambiente corporativo exigem trabalho em equipe. Pessoas que não têm essa habilidade se tornam difíceis de lidar, porque tumultuam a empresa, criam conflitos e impactam o desempenho do setor.
Por sua vez, quem consegue trabalhar em equipe apresenta várias características positivas. Entre elas, estão:
- racionalidade sobre as funções desempenhadas pelas pessoas, com respeito às responsabilidades e às hierarquias;
- maturidade emocional para lidar com as pressões e as diferenças;
- empatia para compreender o outro e lidar com as diferenças.
4. Pensamento crítico
O pensamento crítico é uma soft skill muito útil, tanto porque poucos a têm quanto por auxiliar em vários aspectos. Por meio dessa habilidade, é possível aplicar, conceituar, analisar, quantificar e sintetizar informações obtidas por meio de experiências, observações, trocas comunicativas e reflexões.
Essa habilidade exige um aprendizado ativo do cérebro. Com isso, é possível absorver melhor os conhecimentos e ainda ser:
- direto;
- objetivo;
- imparcial.
Também é possível se automonitorar e realizar correções, quando necessário. Dessa forma, consegue-se encontrar saídas mais eficientes. No âmbito corporativo, também se torna mais fácil:
- identificar problemas relevantes e que não foram percebidos até então;
- distinguir as informações, a fim de saber quais são relevantes;
- usar as informações para ter respostas e resultados coerentes;
- expandir a mente para diferentes formas de pensamento, argumentações e implicações. Isso melhora a compreensão.
5. Flexibilidade
A flexibilidade é outra característica buscada pelas empresas. Isso porque essas pessoas são empáticas, capazes de ir além do ponto de vista individual e trabalharem em equipe. Além do mais, conseguem ter um bom convívio com os colegas.
Para desenvolver a flexibilidade, é importante aplicar outras boas práticas. Entre elas, estão:
- resiliência;
- desenvolvimento de novas estratégias e ferramentas;
- execução de novas funções, focando atividades que sejam prazerosas e combinem com o seu perfil;
- uso de feedbacks construtivos, a fim de saber quais são os pontos de falha para realizar melhorias;
- capacidade de se livrar da postura defensiva, especialmente, quando são sugeridas mudanças na execução do trabalho.
6. Inteligência emocional
Engana-se quem pensa que a inteligência emocional é secundária. Os sentimentos fazem parte do que somos, mas podem levar a respostas inadequadas no ambiente profissional. Por exemplo, uma discussão devido a algum problema que aconteça ou um ajuste em um trabalho.
O problema é que alcançar esse equilíbrio requer um amplo autoconhecimento. Uma das possibilidades para chegar a esse patamar é utilizar a terapia a seu favor.
Também existem cursos de inteligência emocional. Muitos deles estão disponíveis na internet e permitem entender melhor sobre esse aspecto. Dessa forma, você passa a ter uma postura mais adequada e capaz de fazer sua carreira deslanchar.
7. Raciocínio lógico
Ter lógica significa ser capaz de pensar da forma correta. Apesar de muita gente acreditar que ela está relacionada à matemática, a verdade é que esse conceito surgiu na filosofia. Afinal, ajuda no pensamento.
Em relação ao ambiente corporativo, essa é uma soft skill importante, que ajuda o colaborador a traçar uma linha de raciocínio. Assim como acontece com o pensamento crítico e a criatividade, essa habilidade é melhorada com o aumento do repertório cultural.
Ainda existem atividades que contribuem para esse aspecto. Uma delas é jogar xadrez. Outra é a música. Assim, essa é uma forma de expandir a sua mente.
8. Aprendizagem ativa
Se antigamente o método de educação consistia no professor ensinando e o aluno ouvindo, hoje essa regra mudou. A aprendizagem ativa se tornou a meta — inclusive, no âmbito profissional.
Aqui, a ideia é fazer com que o aluno seja o protagonista do seu aprendizado. Nas empresas, é a oportunidade de entender rapidamente como as coisas acontecem, encontrando soluções e melhorando os resultados.
Para ter um aprendizado ativo, é importante fazer questionamentos da maneira certa e adotar uma postura proativa. Além disso, é fundamental continuar se atualizando.
9. Liderança
Há pessoas consideradas líderes natos. Outras precisam desenvolver essa habilidade. De toda forma, quem tem essa soft skill consegue ser um exemplo para os outros. Para isso, é preciso desenvolver diferentes competências, como:
- comunicar-se de forma clara;
- tomar decisões com rapidez;
- entender as necessidades e as melhores qualidades de cada pessoa.
10. Resolução de problemas
Ao longo deste post, várias vezes foi abordada a capacidade de solucionar problemas. No entanto, ela merece um tópico próprio. Inclusive, por ser a soft skill mais valorizada de 2021, conforme o Global Talent Trends, do LinkedIn.
Esse destaque ocorre porque a resolução de problemas permite encontrar alternativas inovadoras e/ou criativas. Além disso, auxilia a flexibilizar os cenários encontrados e a ter resiliência, além de facilitar uma transição de carreira.
Vale a pena destacar que a capacidade de resolver problemas tem relação direta com a inteligência emocional. Ou seja, pessoas reativas tendem a ter mais dificuldade ao solucionar dilemas.
Para melhorar sua capacidade de resolver problemas, uma etapa importante é fazer um bom planejamento de trabalho. Além disso, é importante se tornar uma referência para os colegas e a direção, a fim de se destacar.
11. Tolerância ao estresse
Essa habilidade socioemocional costuma ser trabalhada junto com a resiliência e a flexibilidade. Porém, ela é bastante importante, já que a vida adulta — especialmente, a corporativa — é estressante.
Saber lidar com essas situações negativas faz com que você melhore o seu comportamento. Para melhorar o nível de estresse, vale a pena realizar diferentes atividades. Por exemplo:
- exercícios aeróbicos;
- musculação;
- yoga;
- meditação.
Essas são apenas algumas possibilidades. No entanto, é possível fazer qualquer hobby que queira. O importante é desestressar.
Além disso, o pensamento positivo faz toda a diferença. Ao adotar essa postura, você sempre vê as coisas boas em meio às dificuldades. Dessa forma, consegue ultrapassar os desafios com mais leveza e sabe como lidar com a ansiedade.
12. Foco no cliente
As empresas buscam esse soft skill por valorizarem a experiência do cliente. Quando você desenvolve essa capacidade, consegue interagir de forma educada e objetiva — inclusive, ultrapassando as objeções.
Para desenvolver essa habilidade, é preciso ter persuasão. Ao mesmo tempo, é necessário ser capaz de atentar ao outro e ainda ter empatia. Dessa forma, consegue-se atingir melhores resultados, o que ajudará a empresa.
13. Iniciativa
Consiste na capacidade de agir de forma rápida, racional e responsável. Um ponto bastante positivo é que quem tem iniciativa costuma ter curiosidade. Por isso, está sempre em busca de soluções e aprofundamento dos conhecimentos.
Ao mesmo tempo, essa pessoa tende a ter boa capacidade de aprendizado e absorção de informações. Isso diminui o tempo para aprender novas atividades, o que também é valorizado no ambiente corporativo.
Agora, você viu quais são as 13 principais soft skills buscadas pelas empresas. Desenvolvê-las permitirá que você se destaque em qualquer lugar que trabalhe e ainda consiga resultados melhores na sua carreira e na sua vida profissional, até mesmo aliando o conhecimento teórico e prático.
É isso que deseja? Então, aproveite para aprofundar seus conhecimentos e saber como conciliar trabalho e estudo.