Pós-Graduação em Aconselhamento Pastoral

Regulamentação

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão regulamentados nos termos da Resolução CNE/CES no 1 de 08 de julho de 2007 e tem respaldo no Regimento Geral da Instituição.

Cursos

Conforme preconiza a Resolução no 2 de 12 de fevereiro de 2014, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão devidamente inseridos no Cadastro Nacional de Oferta do E-MEC.

200 horas
Carga horária total do curso
1 módulos
De 40 horas cada
meses
Duração do Curso

Valor Contratual

18 mensalidades de

R$ 1

Duração do Curso

Sábado (Quinzenal)

18 meses letivos

08h às 18h

Coordenação Geral de Pós-Graduação

Prof. Mestre Helton Galvão Souza

Curso Presencial

Autorizado pela Resolução COSUP no 009/2016.2 de 20 de maio de 2016.

Componentes Curriculares

O Aconselhamento Pastoral - Definições e Fundamentação Bíblica

O que é Aconselhamento Pastoral. Visão de diferentes autores acerca do tema. O alvo e alcance do Aconselhamento. O Aconselhamento sob a ótica veterotestamentária. Exemplos de conselheiros e situações de aconselhamento. A visão do neotestamentária sobre o aconselhamento. A importância do discipulado.

A igreja e o Aconselhamento no Desenvolvimento da História

Conceituação de Igreja. A importância da Igreja na relação terapêutica. A igreja enquanto comunidade terapêutica: cuidadora dos que estão em sofrimento psíquico. O papel do Espírito Santo e os dons espirituais. Elementos essenciais no aconselhamento: amor, comunhão e crescimento. A História da igreja e o aconselhamento: apóstolos, pais da igreja, reforma protestante e a modernidade.

A interface entre a Psicologia e o Aconselhamento Pastoral

A definição de Psicologia. A concepção sobre o Homem a partir dos estudos e pesquisas em psicologia. Os diferentes referenciais teóricos. Estratégias em Psicologia de amparo e suporte no aconselhamento. A interface entre a psicologia e as demais ciências no tratamento humano. A Bíblia Sagrada e a Psicologia no Aconselhamento Pastoral. A importância do reconhecimento sobre quando estabelecer encaminhamentos.

Os mandamentos recíprocos

Compreensão e desenvolvimento dos temas que envolvem os mandamentos. Referenciais teóricos acerca das temáticas pontuadas. A natureza dos mandamentos recíprocos. Aprofundamento nas questões que envolvem os temas: mentira, o suporte necessário ao próximo, perdão e instrução. A questão do aconselhamento mútuo, confissão de pecados e sua implicância na psique e nas relações com a igreja.

A Pessoa do Conselho - Eficiência no aconselhamento

A importância do conselheiro. Atitudes e comportamentos essenciais ao conselheiro. Vínculo. Características essenciais a serem desenvolvidas pelo conselheiro. A importância da escuta atenta. A acolhida. O conselheiro e sua vida espiritual: conhecimento bíblico, vida de oração, Compromisso com o povo de Deus. As atitudes do conselheiro: compaixão, ética e postura adequada

Ansiedade, Culpa e Depressão

Compreensão do transtorno, suas principais causas, manifestações e comportamentos advindos do sofrimento psíquico. Tipos de Transtornos de ansiedade. Formas e técnicas de enfrentamento. O que é culpa. As implicações no cotidiano. O ser humano sob a culpa. Como lidar com a culpa. Definição de Depressão. Tipos de depressão, causas e formas de enfrentamento do transtorno.

Aconselhamento Familiar e de Casais

Definição de família. A visão bíblica sobre a família. O casamento na contemporaneidade. Os filhos. A criação de filhos. Os conflitos de relacionamento. A importância da compreensão da dinâmica familiar. Principais causas do divórcio e ruptura familiar. O conselheiro e os limites no aconselhamento.

Dependência Química, Enfermidade e Morte

O que são drogas. Tipos de drogas. Possíveis etiologias da dependência química. Como tratar um dependente químico. O papel do conselheiro no aconselhamento. A enfermidade e o sofrimento psíquico. Como se relacionar com o enfermo. A importância da acolhida, da escuta e da Palavra de Deus, como fonte de alento. A família do doente. A compreensão da morte. As fases do luto. Acompanhamento familiar. Como auxiliar pessoas no enfrentamento do luto.

Metodologia da Pesquisa

Projeto de Pesquisa Científica. Estrutura da Proposta de Projeto. Levantamentos Exploratórios. Estudo das Informações levantadas. O desenvolvimento do corpo do trabalho científico. Normas e regulamentos.

Pin It on Pinterest

Share This