fbpx

Curso tecnólogo é para você? Conheça as principais características

mulher estudando curso tecnologo online

Ao escolher uma opção de ensino superior, você vai se deparar com o curso tecnólogo. Muitas pessoas acreditam que ele é igual ao técnico, no entanto, as duas modalidades são bem diferentes e impactam sua carreira de formas distintas.

Além disso, essa alternativa também difere da graduação. Então, o que a caracteriza? Como definir esse termo? Quais são suas funções?

Neste post, vamos responder essas e outras questões sobre este tema. Acompanhe!

O que é o curso tecnólogo?

O curso tecnólogo é uma graduação tecnológica. Na prática, ao se formar, o diploma terá validade de ensino superior. O que o diferencia do bacharelado é a grade curricular, sendo mais voltada ao mercado de trabalho. Além disso, o tempo de duração é menor. Costuma ser de 2 ou 3 anos.

Tudo isso faz com que o tecnólogo atraia cada vez mais o interesse de quem deseja começar o ensino superior.  Prova disso são os dados coletados pelo Mapa do Ensino Superior no Brasil 2019, mostrando que a maioria dos estudantes da graduação tecnológica migram para outro curso do mesmo tipo. Além disso, a retenção também é elevada, sendo de 22,7%.

Diferenças do curso tecnólogo para o técnico e a graduação

O curso técnico é bastante diferente do tecnólogo, porque exige apenas nível médio. Inclusive, o estudante pode ainda estar cursando o ensino médio nessa etapa. Além disso, a duração é bastante curta, variando de meses a, no máximo, 3 anos. Assim, não há uma formação superior na área escolhida.

Por sua vez, a graduação é dividida em bacharelado e licenciatura. A primeira modalidade é mais voltada para o mercado de trabalho, enquanto a segunda é necessária para seguir a carreira acadêmica e dar aulas.

Esses são os cursos mais longos, com uma duração de 3, 4 ou 5 anos. Logo, eles abrangem conhecimentos teóricos e práticos. Ainda assim, nem sempre significa serem mais completos do que os tecnólogos. Inclusive pelo fato da graduação tecnológica ser mais bem aceita no mercado de trabalho, devido à sua aplicação prática. 

Como funciona o curso tecnólogo?

Todo curso tecnólogo é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, pode ser presencial ou a distância (EaD). Por isso, é obrigatório ter terminado o ensino médio e fazer o Enem, vestibular ou se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Devido às suas características, nem todo curso pode ser tecnólogo. Ainda assim, a variedade de opções é enorme. Isso porque estão abrangidas as seguintes áreas: 

  • apoio escolar;
  • gestão e negócios;
  • hospitalidade e lazer;
  • produção cultural e design;
  • informação e comunicação;
  • produção alimentícia;
  • produção industrial;
  • controle e processos industriais;
  • infraestrutura;
  • recursos naturais;
  • ambiente e saúde;
  • militar;
  • segurança.

Quais são as características do diploma?

A principal característica desse curso é a formação rápida, o direcionamento específico e o foco na prática profissional. O diploma é válido como qualquer outro de ensino superior, sendo aceito, tanto no mercado de trabalho, quanto em concursos públicos — caso não seja especificado graduação ou licenciatura.

Isso acontece devido ao aprendizado mais direcionado ao mercado de trabalho, e do foco na empregabilidade. Assim, ao se formar em um curso tecnólogo, você pode até fazer uma especialização, caso queira. 

Quais são as vantagens do curso tecnólogo?

Devido a suas características, essa modalidade proporciona várias vantagens para os estudantes. Veja quais são as principais.

Curta duração

Todos esses cursos têm uma curta duração. Isso faz com que o ingresso no mercado de trabalho seja mais rápido. Esse benefício é derivado do foco do tecnólogo, que trabalha mais a prática. Ainda assim, o conhecimento é completo.

Formação de teor prático

Como destacamos, o curso tecnólogo apresenta a prática da área que está sendo estudada. Ou seja, diferente do bacharelado, há mais objetividade. Quando cursadas em simultâneo, você sai da faculdade sabendo o que quer e estando pronto para ingressar em uma empresa.

Valorização do currículo

Os cursos tecnólogos estão alinhados às novas tendências de educação e trabalho. Por isso, quem ingressa na faculdade dessa forma está mais preparado para enfrentar as mudanças. Tudo com a possibilidade de continuar estudando depois, seja por meio de uma graduação do tipo bacharelado ou licenciatura, ou ainda, via especialização. 

Facilidade na transição de carreira

Se você pensa em mudar de profissão, a graduação tecnológica é o caminho mais rápido, já que tem uma duração menor e ainda permite encontrar estágios durante o curso.

Ingresso em cursos de especialização

Por ser um tipo de graduação, o tecnólogo permite que você continue seus estudos. Você pode fazer uma pós-graduação, que pode ser: 

  • especialização;
  • mestrado;
  • mestrado profissional;
  • MBA;
  • doutorado.

Como escolher o curso tecnólogo?

Independentemente da sua preferência, é fundamental contar com uma instituição de ensino de qualidade. A FABAD tem essa prerrogativa e foca na melhor educação possível para seus alunos. Por isso, apresenta várias opções de cursos tecnólogos para você começar sua carreira com o pé direito.

As possibilidades para tecnólogo são: 

Assim, você tem uma gama de profissões do futuro que vão fazer a diferença na sua carreira. Com isso, você realiza um curso tecnólogo de qualidade, em uma instituição com conceito 4 no MEC.

E você, quer conhecer a grade curricular desses cursos? Acesse o site da FABAD e confira todas as informações necessárias para começar a sua graduação tecnológica.

Compartilhe com seus amigos

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content