fbpx

Primeira graduação: o que os alunos precisam saber

Normalmente, ao saírem do ensino médio, os alunos se deparam com a importante decisão de fazer a primeira graduação. Nesse período, é normal surgirem dúvidas, como: o que é graduação? Qual curso devo escolher? Qual faculdade? É importante se graduar?

Foi pensando nisso, que decidimos escrever este artigo. Assim, para te ajudar no processo de escolher a primeira graduação, explicaremos o que é graduação, os tipos e vantagens. Acompanhe a leitura!

O que é graduação

A graduação é o primeiro nível de formação no ensino superior, que vem depois da Educação Básica (ensino fundamental e médio). Ela tem grande influência na garantia de um bom emprego, pois te prepara com conhecimentos específicos para certa profissão.

Assim, com o diploma de graduação, você pode ocupar uma vaga mais qualificada e remunerada no mercado de trabalho. No Brasil, as instituições de ensino superior (IES) são responsáveis por oferecer cursos de graduação. Elas podem ser classificadas em:

  • faculdade;
  • universidade;
  • centro universitário.

O Ministério da Educação (MEC) está acima dessas instituições, e é ele que autoriza o funcionamento e abertura de cursos superiores, além de definir a carga horária exigida para cada curso. Ainda, o MEC avalia o funcionamento e qualidade das instituições superiores no país.

Além de te preparar para o mercado de trabalho, um dos lados positivos da graduação, é que está disponível em três modelos:

  • híbrido;
  • presencial;
  • a distância.

Assim, você pode escolher qual se encaixa melhor na sua rotina. Como, por exemplo, se você precisa conciliar trabalho e graduação, pode escolher um ensino a distância ou híbrido.

Tipos de graduação

A graduação é dividida em três tipos: bacharelado, licenciatura e tecnológico. Cada uma tem formato, duração e foco diferentes. Então, antes de decidir qual será sua primeira graduação, você deve entender os tipos. Confira, a seguir, como cada uma funciona!

Bacharelado

O bacharelado, normalmente, agrega cursos com maior duração, de três  a cinco anos. As matérias são mais amplas, com bom conteúdo teórico e prático. Assim, o indivíduo tem ampla atuação profissional, seja como professor, ou sendo profissional de diversos setores no mercado de trabalho.

Licenciatura

A licenciatura tem foco na prática pedagógica, ou seja, prepara o aluno para atuar em sala de aula, como professor de ensino fundamental e médio. Aqui, o indivíduo ainda recebe muito conteúdo dos cursos de bacharelado, com algumas matérias focadas em conhecimentos pedagógicos. A duração da licenciatura dura cerca de quatro anos.

Tecnológico

A graduação tecnológica tem duração curta, entre dois a três anos. Sua formação é focada em conhecimentos práticos e, normalmente, gradua profissionais aptos para atuarem em um nicho específico do mercado, em áreas de gestão e administração.

Vantagens em fazer a primeira graduação

Há muitas vantagens em fazer graduação, principalmente para quem busca por oportunidades no mercado de trabalho. Confira:

  • a graduação aprimora seus conhecimentos: as informações que você aprende na faculdade pode levar para toda a vida, mesmo que decida não atuar na área;
  • você tem mais oportunidades de emprego: empresas costumam contratar pessoas formadas no ensino superior. Com isso, você pode até ter a liberdade de escolher a melhor vaga para os seus objetivos.
  • remunerações mais elevadas: normalmente, profissionais com diploma no ensino superior ganham mais. Uma pesquisa feita pelo Instituto Semep com a Sumplicity mostrou que ter um diploma de ensino superior aumenta a sua renda em 182%.

Diante dessas vantagens, é fácil perceber como é importante fazer a primeira graduação. Além disso, para você estar preparado para o mercado de trabalho, é essencial contar com uma faculdade qualificada.

Nesse sentido, conte com a FABAD! Estamos há mais de 60 anos trabalhando com educação teológica. Nosso corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores, experientes e atuantes na área, preparados para atender os alunos.

Todos os nossos cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), sendo:

  • bacharel em Teologia;
  • tecnólogo em Logística;
  • tecnólogo em Marketing;
  • tecnólogo em Processos Gerenciais;
  • tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além disso, temos aulas ao vivo e gravadas, para que você possa assistir quando e onde quiser, por meio de qualquer dispositivo com internet.

Para fazer a sua primeira graduação, conte com a FABAD, uma faculdade qualificada para você estar preparado para o mercado de trabalho! Acesse nosso site e veja todos os nossos cursos.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo