fbpx

Dicas para estágio: veja a importância e como conseguir uma vaga

Dicas para estágio: veja a importância e como conseguir uma vaga

Muitos universitários buscam dicas para estágio logo no começo do curso. No entanto, essa busca pode ser complicada. Afinal, as empresas exigem certo nível de conhecimento, até mesmo de quem está aprendendo.

Ainda assim, é possível conseguir uma boa vaga. Para isso, é preciso aproveitar as oportunidades, saber como conciliar trabalho e estudo, e vender o seu currículo.

A questão é: como fazer isso? Neste post, traremos várias dicas para conseguir um estágio e ainda explicaremos outros assuntos relacionados. Continue lendo para saber mais!

O que é estágio?

O estágio é uma modalidade de contratação cujo objetivo é preparar o estudante para o mercado de trabalho. O futuro profissional é inserido nas rotinas corporativas e pode colocar os conhecimentos teóricos em prática. Devido a essas características, é necessário que o indivíduo conte com uma matrícula ativa.

Todas as contratações de estagiários são regidas pela Lei 11.788/2008, também chamada de Lei do Estágio. Além disso, essa modalidade não é trabalho, o que significa que o estudante não tem carteira assinada nem deve ter as mesmas obrigações de um funcionário.

Em troca pelos serviços prestados, o aluno pode receber uma bolsa-auxílio, em valor determinado pela empresa. Ele ainda tem uma jornada de trabalho menor e precisa de um supervisor. A duração máxima dessa modalidade é 2 anos.

Tipos de estágio

Existem dois tipos de estágio. Eles são:

  • estágio obrigatório: faz parte da grade curricular do curso. Por isso, a sua aprovação é fundamental para conseguir o diploma. A concessão de uma remuneração é opcional;
  • estágio não obrigatório: é voluntário e o estudante tem o objetivo de aprender mais. Nesse caso, é preciso conceder a bolsa ou outras formas de auxílio. Ainda é necessário conceder o vale-transporte.

Qual a importância do estágio para a carreira?

A importância do estágio para a carreira reside no fato de que esse é o primeiro contato do estudante com a profissão que escolheu. Com isso, ele começa a perceber a diferença existente entre teoria e prática, o que ajuda a desenvolver a aprendizagem e ter certeza do caminho que escolheu. Ainda é uma forma de ganhar experiência.

Por isso, as diferentes dicas de estágio contribuem para a conquista de uma posição no mercado corporativo, especialmente se você buscar uma das profissões do futuro. Mesmo que seja em um cargo mais simples, é possível treinar habilidades, desenvolver resiliência e aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula.

Ao mesmo tempo, você aprende como fazer networking. Afinal, conhecerá pessoas, fará amigos ou colegas e saberá quem é uma referência na sua área. Tudo isso ajudará no futuro.

Outro fator de relevância é a criação de um senso de responsabilidade. O estagiário percebe que sua vivência no ambiente acadêmico é muito diferente daquela do mundo empresarial. Afinal, haverá mais responsabilidades, mais exigências e situações de conflito diferentes, que precisam ser superadas da forma correta.

Portanto, o estágio é como um test drive da vida profissional. Seja obrigatório, seja voluntário, ele pode ser uma das dicas de motivação para estudar, já que pode impactar positivamente seu futuro.

Como conseguir uma vaga? Veja as dicas para estágio

As dicas para estágio ajudam a conseguir uma vaga. Veja quais são elas.

Faça um bom currículo

Apesar de não ser um trabalho, o estágio exige a preparação de um bom currículo, que chame a atenção do recrutador. O ideal é adotar um layout com cores básicas e bem profissional. Insira as principais informações no topo e, então, detalhe a vaga de interesse e a área de estudo.

Lembre-se de colocar as suas habilidades, focando seus diferenciais. O objetivo é evidenciar como eles compensam a falta de experiência. Se tiver realizado alguma atividade extracurricular, liste-a, alguns exemplos são pesquisa, projetos de extensão, monitoria.

Nesse processo, você também deve dar atenção a duas dicas para conseguir estágio. Elas são:

  • crie uma carta de apresentação. Ela é uma versão curta que mostra por que você deseja trabalhar naquela empresa. Por isso, precisa ser personalizada;
  • apresente apenas informações verdadeiras. Nunca coloque nada que não corresponda à realidade. Isso causará desconfortos, porque a mentira aparecerá.

Atente às oportunidades

Acompanhe as vagas de estágio publicadas por empresas, universidades e organizações. Isso pode ser feito por meio da internet e em murais acadêmicos físicos e online. As redes sociais são outro canal de divulgação relevante. Ainda existem mais dicas para ter atenção às oportunidades:

  • participe de eventos específicos. Mesmo que sejam de vagas de trabalho, costumam ter opções de estágio;
  • evite recusar um processo seletivo. Ao verificar as vagas de estágio, candidate-se para todas aquelas em que você preenche os requisitos exigidos. Afinal, você ainda está em começo de carreira e pode se surpreender.

Faça networking

Ao ter contato com outros profissionais da área, há uma chance maior de receber uma indicação e conseguir uma vaga de estágio e, futuramente, de trabalho. Por isso, vale a pena cultivar bons resultados profissionais.

Para fortalecer o contato, utilize o LinkedIn, compareça em eventos específicos e mantenha o relacionamento com colegas de classe e de curso. Isso vale, inclusive, para quem faz faculdade depois dos 30.

Nesse processo, é fundamental fortalecer o seu marketing pessoal. Construa uma boa imagem sobre a sua parte profissional e transmita profissionalismo. Isso ainda exige a criação de relacionamentos verdadeiros.

Por isso, tenha sempre disposição para ajudar. Seja uma pessoa com quem os outros podem contar, porque isso ajuda a construir sua reputação. Além disso, é uma forma das pessoas retribuírem o favor no futuro, se houver a oportunidade.

Tenha organização

Uma das principais dicas para fazer estágio é se organizar. Isso significa estabelecer uma boa rotina de estudo, já que as suas atividades acadêmicas não devem ser prejudicadas. Ainda observe a sua grade de estudos e os horários das suas aulas.

Nesse sentido, a graduação EaD (a distância) é uma aliada. Isso porque você pode fazer as atividades e assistir aos vídeos nos momentos de folga. Assim, pode procurar mais estágios, sem se preocupar muito com esse critério da grade curricular.

De toda forma, considere organizar sua rotina. Por exemplo, é possível mudar o seu horário de estudos e acordar mais cedo. Além disso, crie um bom plano de estudos. Separe horários para acompanhar as disciplinas e aprender de forma sistematizada.

Ainda identifique qual dos métodos de estudo é melhor para as suas características. Isso ajudará a ter mais eficiência no ensino-aprendizagem. Ou seja, você absorverá os conteúdos com mais rapidez.

Por último, a organização também abrange a parte da documentação. Alguns papéis serão conseguidos diretamente com a empresa e com a sua faculdade. No entanto, já verifique se a emissão da sua carteira de identidade foi feita há menos de 10 anos. Caso o período seja maior, renove-a.

Além disso, ainda que seja uma vaga de estágio, é possível que você precise assinar sua carteira trabalho. As empresas não são obrigadas a fazer o registro do estágio, mas deixe tudo preparado caso necessário.

Informe-se sobre a área de atuação

Uma dica para estágio é saber sobre a área de atuação. Na entrevista, o recrutador verificará seu conhecimento técnico. Porém, mais importante do que isso é demonstrar o que já entende sobre o setor de mercado.

Por isso, acompanhe as notícias do setor, as tendências e as novidades. Também veja as descobertas e as pesquisas científicas. Outro ponto relevante é entender o que é a empresa, o que faz e como funciona.

Prepare-se para a entrevista

Mantenha a calma e verifique como chegar ao local da entrevista, ou o necessário para acessar a plataforma de vídeo, caso seja online. Aproveite para treinar perguntas e respostas, especialmente, no que se refere a seus pontos fortes e fracos, o que gosta de fazer e o que considera para seu futuro.

Lembre-se de falar a verdade. Evite cair nos clichês, principalmente no que é relativo aos pontos fracos. Muitas pessoas respondem serem perfeccionistas, mas o recrutador já sabe que isso nem sempre corresponde à realidade.

Então, diga a verdade e explique o que está fazendo para solucionar o problema. Por exemplo, se a sua dificuldade é o gerenciamento de tempo, fale que está utilizando aplicativos específicos, que já melhorou em relação ao cumprimento de metas diárias e mais.

De toda forma, nunca fale de pontos fracos que prejudiquem o seu processo seletivo. Por exemplo, é ruim se um médico não gostar de lidar com pessoas. Então, pense o que é fundamental para a sua área e evite falar dos pontos negativos relativos a esses aspectos. Apenas trabalhe para melhorá-los.

Quais são as características de um bom estagiário?

As características de um bom estagiário ajudam a conseguir uma vaga e se manter no emprego. Entenda o que é necessário para ser bem-visto nesse cargo.

1. Proatividade

Ter proatividade é demonstrar que tem iniciativa. Se você esperar que todos mandem fazer alguma coisa, a empresa verá como algo ruim. Atualmente, é fundamental demonstrar interesse e evidenciar sua vontade de aprender. Então, tenha disposição para ajudar sempre que necessário. Além disso:

  • interaja com os colegas;
  • questione;
  • busque mais conhecimentos e esclarecimentos;
  • contribua com ideias e soluções inovadoras.

Esse quesito também está relacionado à compreensão de tudo o que é inerente à empresa. Então, entenda bem seu funcionamento, quais são as atividades e mais. Isso demonstra que tem a mente aberta para novos aprendizados.

2. Organização

Mantenha a sua mesa organizada e anote todas as tarefas que precisa fazer. Cuide para que as atividades sejam entregues no prazo e peça ajuda quando necessário. Ainda revise tudo o será apresentado à empresa. Essa é uma forma de demonstrar cuidado.

3. Postura profissional

Muitas empresas são bastante abertas e já não têm aquela estrutura rígida. Porém, é importante adotar uma postura profissional. Isso significa ter profissionalismo, mesmo que seja possível ser menos sério em alguns momentos.

Assim, evite fazer brincadeiras em situações que exigem seriedade. É preciso que os momentos de descontração nunca impactem a sua rotina de trabalho.

4. Atenção

O estágio é uma oportunidade para aprender, testar seus conhecimentos, cometer erros e acertos. Ainda assim, é essencial sempre ter atenção com tudo o que você faz. Essa é uma forma de demonstrar que você consegue agregar valor à empresa.

5. Tenha comprometimento

A atenção com as tarefas realizadas já demonstra o seu comprometimento para a empresa. Contudo, é preciso ir além. Cumpra sempre seus horários, porque essa é uma qualidade bastante valorizada. Inclusive, se você aspira conseguir uma vaga CLT no futuro.

6. Tenha um exemplo a seguir

Toda empresa tem um funcionário modelo. Ou seja, aquele que pode ser seguido como um exemplo. Busque quem é e verifique o que o faz se destacar. Analise seu comportamento e utilize-a como um guia para se inspirar.

7. Aprenda a ouvir

Um dos maiores problemas que o ser humano, em geral, tem é falar mais do que ouvir. A boa comunicação realmente é relevante e um fator de destaque, mas também é preciso aprender a observar. Atente a tudo o que acontece ao seu redor, verifique o que pode internalizar como conhecimento e contribua, quando for possível.

8. Renove seus conhecimentos

Uma das dicas para estágio é reciclar seus conhecimentos e se mostrar atualizado. Essa é uma forma de indicar que se interessa e quer se tornar um bom profissional. Por isso, busque novas fontes de aprendizado. Um exemplo são os cursos online gratuitos.

Agora, você já sabe o que fazer para se destacar e passar em um processo seletivo de estágio. Essa pode ser a oportunidade que mudará o seu futuro e te ajudar a se tornar um grande profissional.

No entanto, é preciso aplicar as dicas para o estágio da forma correta. Dessa maneira, elas trazem o resultado esperado e garantem que você se torne conhecido na área no futuro. Portanto, aproveite essa oportunidade para aplicar e renovar seus conhecimentos. Você verá que vale a pena!

Gostou dessas dicas e quer ajudar mais estudantes? Compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre o que fazer para conseguir um bom estágio!

Compartilhe com seus amigos
Skip to content