fbpx

Pós-graduação em outra área: descubra se vale a pena para você

Livros empilhados, uma medalha e um chapéu de formatura de pós-graduação em outra área.

Você já pensou em fazer uma pós-graduação em outra área? Se sua resposta for positiva, saiba que é comum ter muitas dúvidas sobre o processo e se vale a pena ou não.

Questionamentos são válidos e só você pode chegar à resposta certa. Portanto, é necessário considerar a alternativa, uma vez que pode fazer a diferença na sua vida profissional.

Investir em formação acadêmica é o melhor jeito de preparar seu futuro, assim como seria se optasse por fazer faculdade depois dos 30. Por isso, que tal ver os motivos de fazer uma pós-graduação em outra área? 

Continue a leitura e conheça as vantagens do processo e como fazer. Acompanhe!

Qual é a importância da pós-graduação para a carreira?

A importância da pós-graduação para a carreira está diretamente ligada à qualificação profissional. Uma especialização aumenta o conhecimento técnico, permitindo ser um profissional mais experiente.

Além disso, garante uma visão holística e sistêmica sobre a área de atuação. Dessa forma, é possível atualizar os conhecimentos e aprofundar sua formação.

A decisão é ainda mais relevante quando a graduação foi finalizada há bastante tempo. Isso porque o mercado de trabalho é dinâmico e a reciclagem é necessária. Assim, é essencial acompanhar novidades e tendências, adquirindo ideias inovadoras que ajudarão a se destacar.

Em outras palavras, você se torna um profissional competitivo e com mais conhecimento técnico. Quando a pós-graduação é em outra área, facilita progredir na carreira. 

Portanto, informações obtidas anos antes contribuem com aquelas que serão angariadas agora, aumentando a vantagem.

Existem outros fatores que auxiliam na tomada de decisão. São eles: 

  • aumento do domínio de ferramentas, técnicas e conhecimentos;
  • adaptabilidade às necessidades do mercado de trabalho, aumentando a empregabilidade;
  • qualificação da mão de obra, permitindo alcançar posições estratégicas nas empresas;
  • possibilidade de conseguir um cargo melhor e com salários elevados.

Qual a diferença entre o programa de pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

A diferença entre o programa de pós-graduação lato sensu e stricto sensu é que o primeiro é voltado à qualificação para o mercado de trabalho. Enquanto isso, o segundo está direcionado ao ambiente acadêmico e de produção científica.

Para entender melhor, confira em detalhes os dois conceitos a seguir.

Lato sensu

A pós-graduação lato sensu é pautada no mercado de trabalho, portanto, com desenvolvimento prático. O foco é a especialização profissional em um tema específico de uma determinada área.

O termo lato sensu significa “em sentido amplo”. Dessa forma, todo o curso é abrangente, com carga horária mínima de 360 horas, segundo as diretrizes do Ministério da Educação e Cultura (MEC). As aulas podem ser ministradas de forma presencial ou a distância.

Quem finaliza a pós-graduação, torna-se especialista e recebe um certificado.

Para ingressar, é preciso ter um diploma de graduação. Além disso, em alguns casos, existe um processo seletivo. Porém, isso depende das exigências da instituição de ensino.

Stricto sensu

O programa de pós-graduação stricto sensu está relacionado à interpretação acadêmica e à formação de Docentes. Por isso, o estudante que seleciona essa modalidade está em busca de fazer pesquisa e produção científica, bem como seguir carreira na docência do Ensino Superior. 

Quem finaliza o mestrado ou o doutorado, torna-se mestre ou doutor, a depender da titulação, recebendo um diploma.

O termo tem sua tradução como “sentido estrito”. Portanto, o foco é o ambiente acadêmico, e não o mercado de trabalho, sendo obrigatório apresentar uma dissertação (mestrado) ou tese (doutorado) para conseguir o diploma.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre pós-graduação?

Durante o processo de tomada de decisão, é normal se sentir confuso. Por isso, conheça as dúvidas mais comuns sobre pós-graduação.

1. É possível fazer pós-graduação em outra área?

Sim, é possível fazer pós-graduação em outra área. Você pode escolher qualquer curso, mesmo que não tenha relação com a sua formação inicial.

A única exigência é ter a aceitação da instituição de ensino superior. Assim, é preciso passar pela seleção, que pode incluir provas e realização de projetos.

Algumas pessoas têm receio de não conseguirem acompanhar os assuntos de outra área. No entanto, é possível fazer a pós-graduação e ter bons resultados. Basta empregar os esforços necessários.

2. Fazer uma pós-graduação em outra área permite mudar de carreira?

Sim, fazer uma pós-graduação em outra área permite mudar de carreira. Isso porque você ganhará conhecimento para atuar em uma nova profissão, além de conhecer novos profissionais.

No entanto, antes de tomar a iniciativa e fazer a transição de carreira, descubra se a nova profissão é regulamentada e exige o diploma de graduação naquela área. Nesses casos, você pode fazer a pós, mas será impossível exercer a profissão por não ter a formação na área nem o registro necessário.

É o caso de medicina, direito ou engenharia. Assim, o conselho é considerar todos os pontos e escolher entre pós-graduação ou 2ª graduação.

3. Posso fazer mais de uma pós em outra área?

Sim, você pode fazer mais de uma pós em outra área ou mesmo naquela em que você se formou. Não existe limitação para isso. É possível participar de quantos cursos lato sensu ou stricto sensu quiser.

4. Pós-graduação e especialização são a mesma coisa?

A especialização se refere apenas à modalidade lato sensu, qualificação voltada para o mercado de trabalho. Por sua vez, a pós-graduação também pode ser stricto sensu, que se divide em mestrado e doutorado.

5. MBA e especialização são a mesma coisa?

Apesar de no Brasil ser considerado uma pós-graduação, o Master Business Administration (MBA) é um curso voltado ao aperfeiçoamento em outros países, alterando, portanto, sua categoria a depender de cada situação.

Ou seja, se você ingressar nessa modalidade, nem sempre terá uma pós válida. Isso acontece porque a duração mínima de 360 horas e outros requisitos exigidos pelo MEC não são cumpridos em outros países.

6. Como é feito o ingresso em uma pós-graduação?

A questão do ingresso costuma ser definida pela instituição de ensino. Em alguns casos, ela pode envolver: 

  • prova escrita;
  • exame de proficiência em algum idioma estrangeiro;
  • análise do anteprojeto;
  • avaliação de currículo;
  • entrevista.

No entanto, nem sempre todas as etapas serão cumpridas. Por isso, é essencial verificar diretamente na instituição de ensino escolhida.

7. Uma pós-graduação EaD tem a mesma validade da presencial?

Sim, ambos os cursos têm a mesma equivalência pelo MEC. A diferença é que somente os cursos lato sensu têm autorização para serem realizados a distância.

Quais são as vantagens de fazer pós-graduação em outra área?

Com todas as dúvidas solucionadas, é o momento de entender as vantagens de fazer pós-graduação em outra área. Confira!

Possibilidade de fazer networking

Quando você muda de profissão, conhece mais pessoas com conhecimento novos e diferentes. Com isso, você aprende como fazer networking, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.

Dessa forma, estabelece-se um ambiente propício para a troca de contato e aumento do desenvolvimento profissional e pessoal.

Aprendizado sobre assuntos de interesse

Um dos motivos que justificam por que fazer uma pós-graduação em outra área, é aprender sobre assuntos de interesse. Você pode até gostar de determinados temas, mas terá dificuldade de saber como entrar no mercado de trabalho se não tiver uma especialização.

Na pós-graduação, poderá ganhar conhecimentos antes inacessíveis. Ao mesmo tempo, também terá a chance de aprender coisas novas, ampliando sua visão de mundo. Dessa forma, você pode alinhar o que descobrir aos seus objetivos de carreira.

Realização de uma mudança de carreira

Para quem deseja migrar de carreira, fazer uma pós-graduação em outra área é uma decisão acertada.

Para ter sucesso, é essencial ter um plano de carreira eficiente. Assim, você verifica o que espera para o futuro e trilha suas ações para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Por exemplo, um jornalista pode decidir se tornar um social media. Nesse caso, ele pode fazer um curso de tecnólogo em marketing para entender mais sobre a profissão. Aos poucos, aplica seus conhecimentos, buscando informações para se posicionar melhor.

Assim, o jornalista conseguirá se destacar, mesmo que essa não tenha sido a sua graduação. A transição de carreira pode ser feita com tranquilidade ao se planejar.

No entanto, se o objetivo é se manter como jornalista, a atuação pode ser complementada com os conhecimentos de social media. São muitas as alternativas para quem investe na educação acadêmica.

Evolução profissional

Todo conhecimento é válido para aumentar a empregabilidade. A pós-graduação, mesmo em outra área, tem o mesmo poder, aprimorando competências técnicas necessárias.

Mais do que isso, buscar um novo curso deixa claro que se mantém atualizado e acompanhando o mercado de trabalho, característica essencial para se destacar.

É com estudo que surgem ideias inovadoras, que poderão contribuir com os objetivos de negócio das empresas.

A educação continuada, muito trabalhada em ambientes organizacionais, é também conhecida como lifelong learning. A prática de obter aprendizados durante toda a vida, sejam formais, sejam informais, garantem sucesso na jornada profissional.

Onde fazer uma pós-graduação em outra área?

Se você quer saber onde fazer uma pós-graduação em outra área, precisa conhecer a FABAD, uma faculdade credenciada pelo MEC com cursos de graduação e pós-graduação. Todos funcionam na modalidade a distância, facilitando na hora de saber como conciliar trabalho e estudo.

Na pós-graduação, há opções em áreas diferentes. São elas: 

  • Teologia, com Teologia no Novo Testamento e Teologia e Práticas Pastorais;
  • Gestão Financeira;
  • Docência e Tutoria no Ensino Superior.

Assim, você tem uma gama ampla de opções que o ajudarão a fazer uma pós-graduação em outra área e alcançar o patamar desejado na sua carreira.

Afinal, todos os cursos contam com professores qualificados e com experiência no mercado para oferecer uma visão e um direcionamento completo sobre a profissão. Buscar conhecimentos é ainda mais eficiente com a instituição certa do seu lado.

Gostou do conteúdo sobre pós-graduação em outra área? Aproveite e conheça os cursos da FABAD! Confira a duração, carga horária e modalidades disponíveis para decidir qual é a melhor alternativa.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo