fbpx

Por que fazer uma pós-graduação: veja 10 motivos

Está em dúvida sobre voltar aos estudos? Entenda por que fazer pós-graduação a partir de 10 motivos.

Você sabe por que fazer pós-graduação? Se está na dúvida sobre essa decisão, saiba que essa é uma possibilidade de se destacar no mercado de trabalho.

Além desse benefício, existem outros motivos que justificam a entrada em um curso de especialização. Neste post, vamos apresentar os principais. Confira.

1. Valorização do currículo

Um dos motivos de saber por que fazer uma pós-graduação é a valorização do seu currículo. Com a alta competitividade do mercado de trabalho, essa é uma oportunidade para se qualificar e se destacar perante os recrutadores.

Inclusive, essa é a chance de concorrer a vagas melhores, até mesmo gerenciais. Ou seja, a especialização é uma forma de agregar valor.

2. Aumento das oportunidades

A pós-graduação traz novas oportunidades profissionais. Você pode concorrer a vagas com salários melhores e aumentar o seu índice de empregabilidade.

Ou seja, demonstra que tem mais conhecimento profissional para os recrutadores. Isso ajuda até em uma transição de carreira.

3. Atualização na área

Manter seus conhecimentos atualizados é fundamental no mercado de trabalho. Isso porque ele é muito dinâmico. Portanto, quanto mais você se esforçar, mais se destaca.

Especialmente, porque existem muitos avanços tecnológicos. Portanto, a pós-graduação é uma forma de continuar se atualizando, conhecer novas teorias e ferramentas, e continuar se informando sobre as tendências.

4. Ampliação dos conhecimentos e aperfeiçoamento das habilidades

Sempre que você opta por fazer uma pós-graduação, está ampliando seus conhecimentos. Assim, aprofunda as informações sobre determinado assunto. Ao mesmo tempo, também aperfeiçoa suas habilidades profissionais e pessoais.

Inclusive, pode melhorar os seus conhecimentos em gestão e negócios. Dessa forma, pode assumir cargos melhores e que exigem mais qualificação.

5. Aumento da chance de promoções no trabalho

As chances de você ser promovido aumentam com uma especialização. Além dos seus conhecimentos, você demonstra que se esforça e que tem interesse em saber sempre mais. Com isso, passa a ter uma reputação melhor e há mais chances de ser lembrado.

6. Facilidade de recolocação profissional

Se você quer realizar uma transição de carreira, esse é outro motivo do porquê fazer uma pós-graduação, não uma segunda graduação.

 Afinal, os conhecimentos já adquiridos sempre podem ser usados. Além disso, a pós ajudará no networking. Assim, ficará mais fácil se posicionar em uma nova profissão.

7. Melhoria do retorno financeiro

Todos os aspectos anteriores levam a um aumento do salário. Dessa forma, você alcança os seus objetivos profissionais e melhora a sua renda.

Tanto é que uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou que quem tem pós-graduação tem um salário 66% mais alto do que as pessoas com graduação. Em valores, isso representa cerca de R$ 1.800 — mas esse valor pode triplicar em algumas profissões.

8. Duração do curso reduzida

A pós-graduação tem curta duração. De modo geral, ela leva 2 anos. Porém, existem cursos mais curtos, de apenas 6 meses. Isso acontece porque os conhecimentos são aprofundados. Por isso, não se perde tempo com conhecimentos aleatórios.

Tudo é devidamente programado para que você aproveite ao máximo. Assim, a carga horária é muito bem explorada para aumentar a absorção de conhecimentos.

9. Ampliação da sua rede de contatos

Outro motivo para fazer uma pós-graduação é conhecer pessoas. Esse é o local ideal para encontrar outros profissionais, debater assuntos e encontrar alternativas para problemas existentes.

A grande vantagem é que cada estudante tem sua experiência e sua visão sobre o mercado. Além de expandir suas perspectivas, fazer networking ajuda a criar projetos, ser convidado para vagas de emprego e palestras, participar de workshops e mais.

10. Estudo a distância

Você também pode estudar a distância e fazer uma pós-graduação. Já existem várias faculdades renomadas que oferecem essa possibilidade. Assim, vários benefícios são obtidos, como: 

  • flexibilidade na rotina;
  • custo atrativo;
  • autonomia no estudo;
  • desenvolvimento de competências.

A FABAD oferece vários cursos de graduação (graduação ou pós-graduação?) a distância, cadastrados pelo Ministério da Educação (MEC) e com excelente custo-benefício, essa é a oportunidade de você se destacar no mercado de trabalho.

Agora, você já sabe por que fazer pós-graduação, seja presencial, seja a distância. A verdade é que a segunda opção é mais simples e facilita a rotina de quem precisa saber como conciliar trabalho e estudo.

Então, que tal começar a fazer o seu curso de especialização? Conheça as opções de pós-graduação oferecidas pela FABAD e aproveite as oportunidades.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo