fbpx

O que faz um social media: entenda tudo sobre essa carreira

Nos últimos anos, muitas profissões ganharam espaço no mercado, requisitadas por empresas públicas e privadas, graças ao impacto da internet no dia a dia, inclusive na forma de consumo. Com isso, uma dúvida crescente é o que faz um social media, um dos empregos mais gerados.

Para entender melhor, leia o conteúdo com as principais informações sobre o segmento, incluindo a formação necessária. Assim, descobrirá se é ou não a carreira certa para você. Confira!

O que é social media?

Antes de falarmos sobre o que faz um social media, é essencial explicar o que o termo significa. Está relacionado aos meios de comunicação que utilizam a internet e são acessados por dispositivos eletrônicos, como é o caso das redes sociais segmentadas conforme a estratégia da marca. Algumas opções são:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • Tik Tok;
  • Pinterest;
  • Twitch;
  • Clubhouse;
  • Discord.

O que faz um social media?

Entender o que faz um social media no mercado de trabalho é simples. O profissional é a pessoa encarregada de múltiplas funções relacionadas às redes sociais, como o planejamento de conteúdo publicado pelos perfis da empresa.

Dessa forma, determina quais serão os temas abordados, além da quantidade e horários das postagens diárias. Com a criação de publicações, há profissionais que produzem todos os componentes, como:

  • artes;
  • templates;
  • ilustrações;
  • vídeos;
  • legendas.

Para isso, usam programas que incluem desde os mais simples, como o Canva, até os mais robustos, como Photoshop e Illustrator. Para qualquer estratégia de marca, ter uma boa apresentação visual é fundamental. Portanto, o social media auxilia no desenvolvimento de uma identidade visual.

Além do planejamento e criação, há o agendamento de postagens. Aqui o responsável usa as próprias redes sociais ou plataformas específicas de gerenciamento, programando publicações com antecedência. Em alguns casos, até mesmo semanas antes.

Outras funções

Vale ressaltar outras funções relevantes que fazem parte da rotina do profissional:

  • monitoramento do engajamento;
  • atendimento ao cliente;
  • acompanhamento de tendências;
  • desenvolvimento de estratégias;
  • gestão de métricas;
  • relatórios.

É comum que o especialista acompanhe de perto o desempenho de ações e campanhas publicitárias para analisar como o público-alvo está reagindo.

Além disso, para o atendimento ao cliente, o social media pode auxiliar com contatos recebidos de seguidores e outros usuários com questionamentos sobre:

  • produtos e serviços que a marca comercializa;
  • entrega de encomendas e pedidos virtuais;
  • promoções realizadas e particularidades delas;
  • problemas operacionais em sites, aplicativos e canais de comunicação;
  • posicionamentos da empresa quanto às queixas de clientes;
  • ações de cunho social e solidário na sociedade;
  • campanhas virtuais feitas com influenciadores digitais.

Ao trabalhar com o atendimento, é natural que o social media não aprofunde as interações. Por isso, é possível encaminhar os clientes, após o filtro inicial, aos setores responsáveis da empresa.

Uma boa comunicação é necessária para fortalecer a boa imagem da companhia e gerar um relacionamento positivo com os consumidores.

Como está o mercado para a área?

O mercado está aquecido e promete se manter assim pelos próximos anos. Afinal, com o aumento de empresas investindo na internet para ampliar as vendas e ganhar competitividade, mais profissionais de social media serão necessários.

Uma grande vantagem da área é poder trabalhar como contratado de uma organização ou atuar em agências publicitárias. Há ainda quem prefira seguir um plano de carreira como freelancer, atendendo marcas variadas e construindo seu nome.

Outro caminho é prestar serviços educacionais e treinamentos internamente em empresas, auxiliando na estruturação dos departamentos de marketing. Um dos diferenciais da profissão é a possibilidade de ter horário flexível e trabalhar de onde quiser.

Quanto ganha um social media?

De acordo com os dados da rede Salário, quem escolhe a área de social media tem um ótimo retorno financeiro, com uma média de ganhos mensais de R$ 4.172,98. Com anos de atuação no mercado, a remuneração ultrapassa os R$ 9 mil.

A faixa salarial da categoria cresce desde 2020, comprovando o tópico anterior: a demanda do mercado aumenta a cada dia.

Como se tornar social media?

Para encerrar o conteúdo sobre o que faz um social media, descubra qual faculdade fazer se quer trabalhar com redes sociais. Além disso, confira algumas dicas que ajudam na construção da sua carreira. Confira!

Graduação

O ramo de social media não tem uma graduação própria, pois é um segmento estratégico de atuação dentro do setor de marketing digital. Portanto, é uma faculdade de Marketing ou Publicidade que você deve fazer para se capacitar profissionalmente. Com os estudos você aprende:

  • tendências de consumos;
  • criação de marcas e posicionamentos;
  • ações de publicidade e propaganda;
  • mecanismos de alcance e engajamento;
  • fundamentos da comunicação empresarial;
  • influência da internet no comportamento do público;
  • papel das redes sociais na interação com usuários;
  • estratégias de fidelização de clientes.

Na Fabad, você encontra o tecnólogo de Marketing que pode ser concluído em até 2 anos, com formação online e mensalidade a partir de R$ 119,00.

Estratégias para a carreira

Uma boa dica é investir em networking. Assim, o processo de conseguir trabalhos e clientes se torna mais fácil. O melhor marketing é o boca a boca, por isso, faça seu nome conhecido comparecendo em encontros com profissionais da área, incluindo:

  • congressos;
  • fóruns;
  • palestras;
  • cursos.

Outra ação que auxilia a se destacar no mercado de trabalho é construir um portfólio. Dessa forma, é possível apresentar projetos autorais e experiências profissionais. Plataformas como Behance permitem fazer isso gratuitamente.

Por último, esteja presente nas redes sociais, visando o compartilhamento profissional. É o caso do LinkedIn, onde você preenche seu perfil conforme suas experiências e certificados. Assim, você estabelece contatos com pessoas e organizações.

Após ler sobre o que faz um social media, sua vontade de trabalhar na área aumentou? Organize-se para investir na sua formação em Marketing e tornar isso possível. Assim, você se qualifica não apenas para atuar com redes sociais, mas também outras atividades relacionadas, expandindo seu segmento de atuação.

Para garantir seu futuro profissional, não perca tempo e conheça o tecnólogo em Marketing da Fabad!

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo