fbpx

Pós-graduação ou MBA: o que você deve considerar antes de iniciar sua especialização

Estudantes se formando e pensando em pós-graduação ou mba.

Para melhorar a sua vida profissional, é preciso investir em capacitação. Se você está nesse momento, provavelmente se pergunta se é melhor escolher pós-graduação ou MBA. Talvez, nem saiba exatamente quais são as diferenças entre essas duas alternativas.

A verdade é que ambas as opções podem ser interessantes para o mercado de trabalho. No entanto, a pós-graduação é abrangente e pode ter um foco voltado para o ambiente acadêmico.

Então, como escolher? Independentemente da sua decisão, é essencial analisar as características de cada curso e pensar em questões pessoais.

Confira as principais dicas para fazer essa análise e entenda como funcionam as modalidades pós-graduação e MBA. Continue a leitura!

O que é uma pós-graduação?

A pós-graduação é qualquer estudo continuado e formal realizado após a graduação. Ela é dividida em duas classes: lato sensu, voltada para o mercado de trabalho, e stricto sensu, focada na parte acadêmica. Assim, especialização, mestrado e doutorado fazem parte desse escopo.

Basicamente, a especialização é uma pós-graduação voltada para o mercado de trabalho. Ela é indicada para profissionais de qualquer área que queiram se capacitar, obter um diferencial ou conseguir um aprendizado específico.

Enquanto isso, o mestrado e o doutorado são direcionados para o aspecto acadêmico. Portanto, são indicados para quem pretende lecionar ou atuar com pesquisas em universidades.

Todas as opções são válidas. Inclusive, há vários motivos que justificam por que fazer uma pós-graduação. O ponto-chave é escolher a alternativa mais indicada para os seus objetivos pessoais e profissionais.

O que é o MBA?

O MBA é uma especialização com equivalência a uma pós-graduação lato sensu. Por isso, seu foco é o mercado de trabalho. No entanto, ele é mais direcionado para o setor da administração, mais especificamente gestão e negócios.

A sigla MBA significa Master in Business Administration. Isso porque, em outros países, esse curso é considerado um tipo de mestrado. No Brasil, não existe essa correspondência.

Portanto, o MBA também está no leque das pós-graduações. Atualmente, ele costuma ser a escolha de profissionais com experiência e gestores iniciantes. Isso porque traz bons ensinamentos para quem pretende consolidar a sua carreira.

Pós-graduação ou MBA: o que considerar antes de escolher?

Antes de escolher se é melhor pós-graduação ou MBA, é preciso considerar alguns aspectos. Veja quais são eles.

Avalie os pré-requisitos de cada curso

Cada uma das formações tem exigências mínimas. Tanto pós-graduação quanto MBA exigem diploma de Ensino Superior. No entanto, pode haver diferenças no processo seletivo.

Por exemplo, nas pós stricto sensu, voltadas ao ambiente acadêmico, é comum ter provas e análise de currículo. Nas especializações e MBAs, costuma haver menos obrigatoriedades.

Ainda verifique o que cada curso oferece e para quem é indicado. Pode ser que algum deles tenha foco em profissões específicas. Dessa forma, você consegue identificar o que é mais interessante para sua carreira.

Analise seus objetivos profissionais

Pense sobre o que deseja fazer e conquistar no médio e longo prazo. Por exemplo, se pretende chegar a um cargo de gestão, o MBA é uma boa alternativa.

No entanto, se quer se especializar em uma área específica do mercado ou planeja obter um conhecimento novo, a pós-graduação é mais interessante.

Ou seja, tudo depende do que você quer. Isso é importante na hora de fazer uma transição de carreira, por exemplo.

Considere a infraestrutura oferecida

O que cada curso tem a oferecer? Aqui, não existe diferença específica entre pós ou MBA. Porém, pode ser que você continue em dúvida. Então, a infraestrutura é um ponto relevante.

Assim, verifique os acessos, como:

  • biblioteca;
  • laboratório;
  • materiais didáticos;
  • softwares;
  • ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Também saiba se as aulas são a distância. Afinal, os cursos EaD trazem várias vantagens.

Conheça o corpo docente

Outro ponto bastante importante é o corpo docente. Tanto faz se o curso é pós-graduação ou MBA, é necessário que os professores tenham qualificação.

Por isso, verifique os currículos Lattes de todos eles e veja as informações no site da instituição de ensino e no LinkedIn. Aproveite para verificar se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Leve em conta os tipos de pesquisa

Com a diferença entre lato sensu e stricto sensu, também há distinções entre os tipos de pesquisa. Em mestrados e doutorados, o foco é o ambiente acadêmico.

Então, as dissertações buscam discutir e compreender um tema em que existe divergência, enquanto as teses oferecem uma hipótese nova dentro da área de conhecimento.

No caso dos MBAs, o objetivo é capacitar para o mercado de trabalho. Portanto, as pesquisas são complementos para o desenvolvimento de competências, mas não são fundamentais para a formação.

Por que contar com uma especialização no currículo?

É importante contar com uma especialização no currículo para agregar conhecimento e obter valorização e desenvolvimento profissional. Ao escolher esse curso, você tem a chance de se aprimorar para entrar no mercado de trabalho e/ou conseguir uma promoção.

Esse também é o espaço ideal para fazer o networking, conhecer pessoas e alcançar uma posição melhor na carreira. Ao mesmo tempo, se prepara para um futuro mestrado e doutorado. Afinal, pode ser o primeiro passo para quem busca ingressar na vida acadêmica.

Por isso, se você tem dúvidas entre pós-graduação ou MBA, a especialização é uma boa escolha. Afinal, ela permite se movimentar para qualquer um dos lados, garantindo uma boa capacitação.

Então, o que achou das dicas? Se quer receber mais informações relevantes, siga as redes sociais da FABAD: Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo