fbpx

Vai fazer duas graduações ao mesmo tempo? Entenda o que considerar

Fazer faculdade é sempre uma boa ideia. Além de melhorar as oportunidades de emprego, é uma chance de conquistar conhecimentos diferentes e aprimorar habilidades profissionais. Entretanto, é possível fazer duas graduações ao mesmo tempo?

A motivação pode vir pelo interesse em seguir em mais de uma área de atuação ou pelo desejo de aprender coisas distintas. Independentemente da razão, a principal dúvida é a viabilidade do projeto.

Descubra se existe a possibilidade de fazer duas graduações ao mesmo tempo e o que considerar para tomar a decisão. Acompanhe a leitura!

É possível fazer duas graduações ao mesmo tempo?

Apesar de ser possível, não significa que seja a melhor opção para todas as pessoas. Afinal, um curso superior demanda tempo e investimento.

Vale destacar que existem empecilhos a serem observados. Se um aluno conseguir uma bolsa pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), não é possível ter outro desconto na mensalidade com o mesmo programa, nem ocupar uma vaga em uma universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Se você não se encaixa nas opções citadas, então não existe obstáculo para fazer duas graduações ao mesmo tempo, podendo ser:

O que deve ser considerado ao optar por essa opção?

Tenha em mente que, antes de tomar essa decisão, é essencial considerar alguns fatores que influenciam o quanto você conseguirá lidar com duas graduações ao mesmo tempo.

A seguir, veja os aspectos que devem ser avaliados antes de se matricular em dois cursos superiores. Confira!

Planejamento

Para começar, como está o seu planejamento de estudos? Essa é uma ferramenta fundamental para administrar tarefas acadêmicas e que faz toda a diferença na hora de fazer uma graduação.

Ao cursar duas faculdades, o planejamento precisa ser redobrado, visando a organização de:

  • prazos de entrega;
  • avaliações;
  • trabalhos e seminários;
  • eventos;
  • documentos requeridos.

Orçamento

O planejamento financeiro é imprescindível para quem deseja fazer duas graduações ao mesmo tempo, uma vez que a mensalidade de duas faculdades pode desequilibrar as finanças, dependendo da escolha do curso.

A melhor opção é procurar por bolsas de estudo ou descontos na mensalidade, diminuindo as despesas.

Tempo

Por mais que você tenha afinidade com os cursos, ainda será necessário dedicar várias horas do dia para os estudos, principalmente para lidar com duas graduações ao mesmo tempo.

Quem precisa conciliar trabalho e faculdade deve avaliar se vale a pena o esforço mental e físico, analisando os impactos da rotina intensa na vida pessoal e profissional.

Disciplina

Desenvolver disciplina nos estudos é fundamental em qualquer situação, sendo o aspecto principal para uma rotina de aprendizado equilibrada e bom desempenho.

Modalidade

É essencial observar a modalidade escolhida para os cursos para evitar conflito de horários, caso sejam presenciais e no mesmo turno.

O ideal é estudar a distância um ou ambos os cursos. Assim, é possível ter flexibilidade e tranquilidade para organizar os horários de estudo.

Quais as vantagens de fazer duas graduações ao mesmo tempo?

Se você está se perguntando o que leva uma pessoa a conciliar mais de um curso superior ao mesmo tempo, saiba que existem ótimas razões para isso. Veja as vantagens de fazer duas graduações em conjunto!

Maiores oportunidades de emprego

Com dois diplomas em mãos, maiores são as chances de conseguir uma boa oportunidade de emprego. Atestando conhecimentos suficientes para assumir uma ou mais posições no mercado de trabalho, você supera as expectativas ao apresentar mais de uma graduação.

Os cursos podem ser complementares, facilitando os estudos e garantindo um desenvolvimento profissional eficiente, como é o caso de quem faz um bacharelado e uma licenciatura ao mesmo tempo.

Desenvolvimento de habilidades essenciais

São várias habilidades que precisam ser desenvolvidas para manter dois cursos ao mesmo tempo, gerando oportunidade para crescimento profissional. Algumas delas são:

Otimização de tempo

Uma pessoa tem afinidade com uma área que não é valorizada no mercado de trabalho, mas não quer perder oportunidades de desenvolvimento de carreira. Pensando nisso, em vez de fazer uma faculdade por vez, é possível realizar as duas ao mesmo tempo, conciliando o que gosta com o que trará retornos melhores.

Ao otimizar o tempo e aproveitar ao máximo o período universitário, após a formação, é possível se dedicar ao aperfeiçoamento profissional individual, com especializações..

Fazer duas graduações ao mesmo tempo é uma possibilidade viável que requer preparação e organização nos estudos. Portanto, para uma jornada efetiva no meio acadêmico, é fundamental desenvolver boas estratégias para absorver os conhecimentos dos dois cursos.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e veja como estabelecer uma rotina de estudos no EAD!

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo