fbpx

6 coisas que todo calouro de faculdade deve saber

Calouro da faculdade andando no campus com suas amigas.

Iniciar uma faculdade é uma jornada emocionante, mas intimidadora e cheia de incertezas. Como calouro, é normal ter dúvidas sobre o que esperar e como se preparar para o ano acadêmico.

Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para facilitar a transição e ter sucesso. Com o conteúdo, vamos explorar algumas dicas e estratégias que ajudarão você a se preparar para o primeiro ano de faculdade.

Continue a leitura para descobrir tudo o que é necessário para começar sua jornada com confiança. Acompanhe!

1. Conheça os recursos disponíveis da instituição

Conhecer os ideais e a história da instituição de ensino, além do que ela oferece aos alunos, é essencial para o calouro. Isso inclui:

  • se familiarizar com a plataforma AVA;
  • descobrir os serviços estudantis;
  • acessar a biblioteca virtual;
  • entender como ter acesso aos recursos à sua disposição.

Além disso, é fundamental entender as regras e os procedimentos acadêmicos. Quanto mais à vontade você estiver na instituição de ensino, mais fácil será seus estudos.

Dessa forma, conhecer os recursos disponíveis pode ajudá-lo a encontrar soluções para qualquer problema que surgir durante o ano letivo. Portanto, dedique tempo e esforço para conhecer tudo sobre sua faculdade.

2. Estabeleça prioridades

Estabelecer prioridades é fundamental para o sucesso acadêmico de um calouro. Aqui, a dica é se concentrar nas tarefas essenciais primeiro, para evitar estresse e cansaço.

Ao realizar um planejamento de tempo e atividades de forma realista, você maximiza seu desempenho. Assim, lembre-se de ser flexível e ajustar sua programação se necessário.

3. Saiba que o ambiente universitário é mais plural do que um colégio

O ambiente universitário é diferente do ambiente escolar que um calouro está acostumado. Dessa forma, é fundamental ter em mente que a universidade é mais plural do que um colégio e que você estará exposto às diferentes culturas e opiniões, tornando a experiência enriquecedora e desafiadora.

Assim, vale a pena se manter aberto a ouvir e aprender com os outros, respeitar as diferenças e ter empatia. Dessa forma, você se prepara para lidar com conflitos e divergências de forma saudável e construtiva.

4. Participe regularmente das atividades

Na FABAD, é essencial a dedicação do aluno aos estudos. Dessa forma, realizar as atividades e provas, além de assistir às aulas, pela plataforma AVA, é necessário para aprovação e melhor desempenho do estudante.

Mensalmente, são realizadas aulas ao vivo com a possibilidade de envio de perguntas para os professores responderem. Portanto, é a hora de sanar as dúvidas que restaram após ter absorvido o conteúdo. Participar e enviar suas questões auxilia na jornada de aprendizado!

Estar presente nas discussões pela plataforma garante uma interação fundamental com os colegas, além de fazer perguntas aos professores, demonstrando interesse e motivação.

Além disso, a participação ativa na plataforma ajuda a estabelecer relacionamentos positivos com os outros alunos.

Vale a pena estar ativamente envolvido. Os professores estão lá para ajudar a responder suas perguntas. Portanto, não tenha medo de participar e questionar quando necessário.

5. Lembre-se: a faculdade desenvolve a autonomia do calouro

Ao contrário do ensino médio, a faculdade dá aos estudantes liberdade e responsabilidade, tornando-os responsáveis por seu próprio sucesso acadêmico. Para isso, é preciso fazer sua gestão de tempo para atingir os objetivos. Isso inclui:

Portanto, a faculdade oferece ao aluno a oportunidade de fazer escolhas sobre o futuro profissional.

6. Não tenha medo de se envolver em atividades extracurriculares

Envolver-se em atividades extracurriculares é uma ótima maneira de um calouro complementar a experiência universitária e desenvolver habilidades profissionais.

Além de ampliar sua rede de contatos e ajudá-lo a se conectar com outros estudantes, as atividades extracurriculares oferecem a oportunidade de explorar interesses e paixões, desenvolvendo aspectos fundamentais, como:

  • liderança;
  • trabalho em equipe;
  • prazos;
  • comunicação.

Não tenha medo de sair da sua zona de conforto e experimentar coisas novas. Desde clubes esportivos até grupos de discussão, há muitas opções disponíveis. Participe e aproveite ao máximo sua experiência acadêmica.

Gostou das dicas que todo calouro deve saber? Então, acompanhe nossas redes sociais e descubra outros conteúdos indispensáveis para sua vida acadêmica. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo