fbpx

Teste de aptidão profissional: como ele ajuda a decidir uma carreira

O teste de aptidão profissional indica habilidades promissoras e aponta quais áreas são mais recomendadas para cada perfil.

Se você está saindo do Ensino Médio ou está iniciando sua jornada no mercado de trabalho, é possível que esteja com dúvidas sobre as possibilidades da sua carreira. Em qualquer um dos casos, o teste de aptidão profissional é uma oportunidade de entender melhor habilidades adquiridas e descobrir talentos.

O questionário demonstra quais são as tendências comportamentais, auxiliando na escolha de uma área de estudo e de uma transição de carreira.

Entenda melhor sobre a avaliação profissional e saiba como se posicionar no mercado de trabalho.

O que é um teste de aptidão profissional?

Também chamado “exame vocacional”, o teste de aptidão profissional é uma avaliação comportamental que sinaliza características e indica profissões compatíveis com as áreas em que você tem mais chance de sucesso.

É essencial explicar que aptidão profissional se refere a um conjunto de tendências e preferências que interferem nas decisões sobre o mercado de trabalho. São aspectos, inatos ou estimulados, cunhados na infância.

Assim, o exame analisa competências atuais para indicar o que faz mais sentido, encontrando oportunidades na área definida, como as profissões do futuro.

Como o teste de aptidão profissional surgiu?

O teste de aptidão profissional surgiu com a Revolução Industrial e a implementação de empregos desconhecidos. Frank Parsons redigiu e publicou o livro “Choosing a Vocation”, apresentando a sistematização de uma análise teórica e técnica sobre escolhas de carreira.

Com o tempo, o exame começou a auxiliar na definição do curso da faculdade, evoluindo e se aproximando da psicanálise e da psicologia. Assim, foi criada a teoria tipológica, afirmando que os interesses pessoais estão relacionados à personalidade do indivíduo.

A consulta de aptidão profissional se popularizou e está disponível em vários lugares. A tecnologia permite que o resultado seja apresentado sem intervenção humana, ajudando a definir o melhor caminho, inclusive quando o objetivo é fazer faculdade depois dos 30.

Como ele funciona?

O exame vocacional avalia diferentes características de um indivíduo para definir as áreas mais promissoras. Entre as características analisadas, estão: 

  • personalidade;
  • perfil psicológico;
  • preferências pessoais;
  • histórico acadêmico;
  • aptidões e habilidades;
  • objetivos para o futuro profissional.

Quando o exame é aplicado por um psicólogo, costuma-se ir além da resposta do questionário. São aplicadas etapas técnicas, como: 

  • entrevistas: permitem avaliar o histórico escolar e a jornada acadêmica e profissional da pessoa;
  • avaliações de interesses: aptidões, motivações, funções de aprendizagem, capacidade para desempenhar determinadas atividades, estilo cognitivo e perfil;
  • análise do perfil e construção gráfica: indica as áreas e as profissões compatíveis.

É essencial entender que a decisão é sua. O teste de aptidão profissional serve como uma referência, mas nunca deve ser tratado como um direcionamento único.

Quais os tipos de aptidão profissional?

As aptidões profissionais podem ser de diferentes tipos. Assim, o teste avalia aspectos variados. Os principais grupos são: 

  • aptidão artística: consiste na pessoa que explora a criatividade por meio da pintura, desenho, escrita, dança e outras manifestações artísticas;
  • aptidão mecânica: gosta de compreender como as partes funcionam integradas. Assim, as habilidades são voltadas para a construção, o desmonte e o conserto de objetos;
  • aptidão física: é uma capacidade natural do corpo em relação a equilíbrio, força e agilidade, que pode ser desenvolvida e direcionada. A pessoa com essas habilidades tem tendência aos esportes e performance física;
  • aptidão organizacional: refere-se à capacidade de gerenciar atividades e organizá-las de forma eficiente;
  • aptidão espacial: se trata da compreensão da relação entre os objetos. Costuma estar direcionada ao planejamento e montagem de modelos tridimensionais;
  • aptidão lógica: consiste na capacidade de analisar problemas e encontrar soluções racionais, processando as informações rapidamente.

Seja qual for, a avaliação é um método eficaz de autoconhecimento para entender como entrar no mercado de trabalho ou mudar de área.

Qual a importância do teste?

A função do teste de aptidão profissional é clara: trazer eficiência na escolha de um curso para graduação, pós-graduação ou 2ª graduação, ou ingresso direto no mercado de trabalho. Assim, diminui a chance de desistências ou dificuldades na transição de carreira.

Vale a pena ressaltar que os resultados da orientação vocacional podem mudar ao longo dos anos. É comum descobrir e evoluir novas habilidades e conhecimentos com o passar do tempo.

Quem tem uma tendência artística pode desenvolver suas capacidades analíticas e se afirmar em uma aptidão lógica. As mudanças ao longo da vida justificam o desejo de mudar de carreira após anos de trabalho.

Assim, o teste de aptidão profissional traz direcionamento, confirmando o que você já acredita ou proporcionando novas perspectivas.

Quais as vantagens do teste de aptidão profissional?

As vantagens da avaliação são variadas. As principais são: 

  • evitar uma escolha errada de curso: muitos alunos são incentivados por amigos ou pais a exercerem determinada profissão. Com o teste de aptidão, é possível entender as habilidades;
  • encontrar uma carreira compatível: você descobre soft skills e entende como elas podem ajudar na sua profissão futura. Assim, escolhe uma área de formação mais adequada;
  • descobrir profissões: com tantos empregos surgindo, você identifica novas oportunidades;
  • facilitar o autoconhecimento: o resultado do exame vocacional incentiva a compreensão de si mesmo, entendendo pontos fortes e fraquezas;
  • receber orientação profissional: o momento de escolher uma profissão ou fazer a transição de carreira pode ser difícil sem um direcionamento.

Como fazer o teste de aptidão profissional?

O teste de aptidão profissional pode ser realizado em diferentes locais. Existem várias opções disponíveis na internet, porém, o resultado se refere apenas às perguntas feitas no questionário, limitando as respostas.

Se você preferir receber uma análise mais abrangente, vale a pena considerar fazer o exame vocacional com psicólogos ou profissionais de recursos humanos. Eles costumam realizar sessões especializadas, considerando outros aspectos não verificados pelas respostas objetivas.

Assim, você descobre qual é a melhor área para suas habilidades e pode começar uma nova carreira. Portanto, o teste de aptidão profissional é eficiente na obtenção de indicações sobre os caminhos do futuro, mesmo que a decisão ainda esteja em suas mãos.

Gostou de saber mais sobre o teste de aptidão profissional? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e ajude outras pessoas com dúvida sobre suas carreiras.

BAIXE NOSSOS E-BOOKS:

Vocação profissional: encontre o caminho certo para construir sua carreira

Vocação profissional: encontre o caminho certo para construir sua carreira

Guia do Planejamento Financeiro Para Iniciar o Ensino Superior

Guia Completo: Como criar um cronograma de estudos

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo