O que faz um tecnólogo em logística? Entenda aqui

O tecnólogo em logística é um profissional cada vez mais buscado no mercado. Afinal, um país de tamanho continental depende de uma cadeia de suprimentos bem estruturada, capaz de facilitar o transporte e reduzir os custos de movimentação das cargas.
Essas são algumas das diversas responsabilidades desse profissional. A verdade é que o curso tecnólogo na área de logística precisa ter uma boa especialização e ser qualificado. Assim, consegue atuar em diferentes setores da economia e encontrar soluções eficazes para solucionar problemas comuns a esse segmento de negócio.
Portanto, se você quer saber mais sobre o que faz um tecnólogo em logística, continue lendo este post. Aqui, explicaremos os principais detalhes. Confira!
O nível de graduação do tecnólogo em logística
O tecnólogo é um curso de nível superior equivalente à graduação. No entanto, ele tem uma duração menor e o currículo tem o foco totalmente voltado para a prática. Com isso, é uma formação mais aprofundada e prepara o profissional para o mercado de trabalho.
Especificamente, o curso de tecnólogo em logística é voltado para as tendências atuais da gestão logística. Com isso, mostra todo o contexto da profissão, abrangendo detalhes de:
- administração;
- gestão estratégica de pessoas;
- gestão de transportes;
- gestão de compras e estoques de materiais;
- logística internacional;
- e mais.
Com essa formação prática, o profissional pode procurar emprego em empresas de transporte, portos, engenharia, aeroportos, portos, indústrias, entre outras. Portanto, as possibilidades são variadas e diversas.
Além disso, o diploma de tecnólogo tem validade para a realização de uma pós-graduação. Assim, você pode partir para uma especialização ou mestrado.
O perfil esperado desse profissional
Quem trabalha na área de logística elabora planejamentos estratégicos que contribuem com o bom funcionamento da empresa. Ele também se encarrega da gestão de recursos e materiais. Portanto, o objetivo é otimizar o uso dos espaços e diminuir o tempo e o custo de cada processo.
Mas não para por aí. Outras atividades são:
- controle e armazenagem de estoque;
- planejamento da movimentação interna de materiais;
- distribuição de materiais nas fábricas, varejo e centros de distribuição;
- comunicação com clientes e fornecedores;
- operação de sistemas eletrônicos.
Devido a essa atuação, o tecnólogo em logística deve ter as seguintes habilidades:
- planejamento;
- visão estratégica;
- comunicação eficiente;
- raciocínio lógico;
- flexibilidade.
Além disso, é importante ter os conhecimentos técnicos necessários. Por exemplo, em cálculo de custos, gestão, estatística, entre outros. Ao conseguir uma vaga, a média salarial é de R$ 2.369, conforme o site Vagas.com.

As principais características do curso de tecnólogo em logística
O curso de tecnólogo em logística tem uma duração de 2 anos, com disciplinas em diversas áreas do conhecimento. Confira algumas delas:
- Direito Aplicado à Administração;
- Fundamentos da Administração;
- Fundamentos de Marketing;
- Gestão Estratégica de Pessoas;
- Comunicação Empresarial;
- Comportamento Organizacional;
- Fundamentos da Economia;
- Ética e Sociedade Contemporânea;
- Matemática Financeira Aplicada;
- Sistema de Informações Gerenciais;
- Fundamentos de Logística;
- Sistemas de Informação de Logística;
- Gestão de Transportes;
- Administração da Produção e Operações;
- Gestão de Compras e Estoques de Materiais;
- Logística Internacional;
- Sustentabilidade e Logística Reversa;
- Auditoria em Logística;
- Gestão da Cadeia de Suprimentos;
- Armazenagem e Movimentação de Materiais.
Essas disciplinas trazem uma visão completa e prática sobre a profissão. O foco da formação é o transporte de matérias-primas e mercadorias. Porém, outras áreas também se destacam. Entre elas:
- gestão da cadeia de suprimentos;
- análise de relatórios logísticos;
- consultoria e coordenação de atividades logísticas;
- planejamento e programação de operações logísticas.
A importância de instituições de ensino qualificadas
Na hora de se inscrever em alguma instituição de ensino para fazer o seu curso de tecnólogo em logística, pesquise as faculdades credenciadas pelo MEC, qualificadas e comprometidas com a qualidade do curso. Isso ajuda a ter uma formação de excelência, que contribuirá para o seu futuro.
Nessa busca, avalie a Faculdade FABAD. Credenciada pelo MEC e atua com educação a distância (EaD), que oferece o curso de Tecnólogo em Logística. O corpo docente é formado por mestres e doutores, garantindo a qualidade das aulas ministradas.
Além disso, a duração do curso é de 2 anos, com uma carga horária de 1.860 horas. Assim, você se prepara para assumir um novo patamar na sua carreira e tem mais segurança para dar o próximo passo.
Então, que tal começar? Conheça a FABAD, entenda nossos cursos e veja por que vale a pena ser um tecnólogo em logística.