fbpx

O que é rematrícula: tudo sobre esse processo

Mulher jovem com seu computador realizando a rematrícula da faculdade.

O processo de rematrícula gera dúvidas aos alunos, como: “o que é rematrícula?”, “que dia devo fazer?”, “como funciona?”, “por que preciso fazer?”, “devo fazer todo semestre?”, entre outras questões.

A verdade é que o processo é essencial, pois garante que você continuará estudando no próximo semestre na sua faculdade. Assim, para não perder o prazo, deve-se atentar às datas do Calendário Acadêmico e entender como funciona o período na organização em que você estuda.

Para ajudar no processo, elaboramos um conteúdo que explica o que é rematrícula e como fazer. Além disso, você vai entender como funciona na FABAD. Acompanhe a leitura!

O que é rematrícula?

A rematrícula é uma forma de controle da faculdade para confirmar que você deseja continuar estudando na instituição. É possível acessar o cronograma com as matérias previamente estabelecidas pela instituição e ver quais assuntos estão disponíveis para o próximo semestre.

Por isso, é essencial ter uma gestão de tempo e parar para analisar quais disciplinas você precisa fazer. Assim, esquecer a rematrícula pode te fazer perder a vaga, atrapalhando sua jornada na faculdade e atrasando sua formação.

Como funciona?

Para realizar sua rematrícula, seja a primeira graduação ou não, é necessário entender os pontos principais do processo para não arriscar perder o período.

Se está com dúvida se deve ou não fazer, confira se sua matrícula está ativa e sem ocorrências. A renovação é obrigatória a todos os alunos regularmente matriculados na instituição. Caso exista alguma pendência financeira, é preciso regularizar a situação junto ao setor responsável. Assim, o processo ficará disponível para realização.

Após, para finalizar a etapa, é essencial efetuar o pagamento do valor referente a sua renovação. Seu processo não estará concluído caso o boleto não seja pago. Por isso, atente-se ao período e não deixe para a última hora.

Como funciona a rematrícula na FABAD

Para fazer a rematrícula na FABAD, é simples. Basta seguir os seguintes passos:

  1. realize seu login no Portal do Aluno;
  2. na Tela Inicial, escolha a opção “Serviços On-line”;
  3. vá em “Secretaria On-line”;
  4. clique em “Novo Requerimento”;
  5. em Tipo de Requerimento, escolha a opção “Renovação de Matrícula”;
  6. leia com atenção a orientação de execução do requerimento e clique em “gravar”;
  7. sua rematrícula está pronta!

Para consultar a tela do requerimento, basta acessar a Tela Inicial novamente e clicar em “Serviços On-line”, seguido de “Secretaria On-line”.

Caso o seu requerimento esteja em situação “Finalizado — deferido”, acesse a aba “Financeiro” e “Imprimir boleto” da primeira parcela da semestralidade e realize o pagamento.

Se seu requerimento estiver “indeferido” verifique, no campo de observação do requerimento, o motivo do indeferimento ou entre em contato com a secretaria acadêmica, através do e-mail: secretaria@fabad.edu.br.

Para finalizar seu processo de rematrícula, é necessário efetuar o pagamento do boleto da primeira parcela da semestralidade, até a data de vencimento.

Como se organizar para não perder o prazo

Como mencionado, é fundamental fazer a rematrícula para não correr o risco de perder um semestre inteiro.

Para isso não acontecer, é preciso se preparar com antecedência. Atente-se às datas da faculdade que você estuda: acesse o Calendário Acadêmico da instituição e guarde a data. Você pode anotar na sua agenda e colocar um lembrete para não esquecer. Há diversas opções de calendários online que te enviam notificações nas datas escolhidas.

Além disso, para não perder o período, você pode se organizar financeiramente, separando o dinheiro do primeiro pagamento da semestralidade antes de iniciar as aulas. Assim, você garante com sucesso o processo.

Como visto, o processo de rematrícula é essencial, mas também bastante simples. É preciso apenas se atentar à data e se organizar com planejamento.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe o artigo com seus colegas nas redes sociais e deixe que outras pessoas saibam dessas informações!

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo