fbpx

Trabalhar com Logística: quais são as possibilidades de atuação?

Trabalhar com Logística: quais são as possibilidades de atuação?

Você deseja trabalhar com Logística? Nesse setor, os especialistas desenvolvem processos logísticos que envolvem todas as cadeias de produção até a chegada do produto ao consumidor final. O lado positivo é que te permite trabalhar em diversos setores — por isso, tem alta empregabilidade no mercado.

Além disso, essa área está em ascensão e pode te trazer muitas oportunidades. Em 2018, o setor logístico cresceu 2,2%, sendo o dobro do crescimento do PIB no mesmo ano, conforme dados do Boletim Economia em Foco, divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Assim, é fácil perceber que trabalhar com Logística pode trazer inúmeros benefícios à sua carreira, sendo um mercado promissor. A seguir, separamos as principais áreas de atuação do setor e a importância de fazer um curso de Logística. Confira!

Áreas de atuação em Logística

O mercado de trabalho de Logística engloba uma ampla rede de transportes, indo além do departamento interno de uma empresa. Confira, a seguir, as principais áreas de atuação!

Cadeia de suprimentos

Também conhecida como Supply Chain, a supervisão de processos de suprimentos é uma das áreas que você pode trabalhar com Logística. Esse setor envolve todas as operações da cadeia produtiva de uma empresa.

Assim, o profissional gerencia processos logísticos, desde a implementação de produtos até a entrega ao consumidor final. Além disso, prevê demandas de produtos e serviços e precisa estar preparado para as variações do mercado.

Armazenamento

Outra área de atuação em Logística é o armazenamento. Aqui, o especialista faz uma análise sobre os depósitos, e providencia o necessário para um bom armazenamento dos produtos. Isso inclui:

  • localização;
  • climatização;
  • valor da locação;
  • tamanho do depósito;
  • previsão de demanda.

Transporte

Tradicionalmente, trabalhar com Logística envolve lidar com o departamento de transportes de empresas de diversos setores. Por envolver os mais variados segmentos, há muitas chances de empregabilidade no mercado. Aqui, o especialista aplica processos logísticos no transporte de mercadorias, considerando:

  • trajetos;
  • combustível;
  • questões tarifárias.

Assim, o profissional de Logística deve encontrar os melhores recursos e estratégias para realizar o monitoramento e segurança das cargas.

Prevenção de perdas

De certa forma, as várias atividades da Logística, no geral, já englobam a prevenção de perdas. Entretanto, há uma área específica para isso. Aqui, o profissional de Logística realiza um conjunto de estratégias para evitar ou reduzir prejuízos durante o processo logístico. Assim, o especialista se antecipa a possíveis perdas que podem acontecer, como nos seguintes casos:

  • fraude;
  • desperdícios;
  • roubos e furtos;
  • má gestão do estoque;
  • falhas nos procedimentos.

Gestão da informação

Se você deseja trabalhar com Logística, deve saber realizar uma boa análise de dados. Assim, o profissional que atua na área de Gestão da Informação não é diferente. Ele é responsável por desenhar metodologias produtivas mais eficientes, fazendo pesquisas de mercado, de modo a reduzir custos da empresa e implementar melhorias.

Dessa forma, o especialista está em constante contato com os dados, informações e números da empresa.

Importância de fazer um curso de Logística

Para construir uma carreira de sucesso em Logística, é essencial fazer uma especialização na área. Assim, o seu currículo se torna competitivo e adequado às exigências do mercado. Além disso, a graduação te prepara para os desafios da profissão.

Isso porque, com o curso, o aluno tem contato com técnicas de armazenamento e transporte em indústrias, além de dar noções de empreendedorismo e liderança, conhecimentos essenciais para o profissional em Logística.

Nesse sentido, você conhece o curso de Tecnólogo em Logística da FABAD? Nele, o aluno sai capacitado para otimizar processos de produção e dimensionar sistemas de distribuição e armazenagem, de forma econômica e segura.

No curso, o estudante tem como base o conhecimento da cadeia de suprimentos e dos modais de transporte direcionado aos diferentes tipos de produtos a serem encaminhados ao mercado. 

Dessa forma, o aluno sai preparado para atuar na área de Logística, embasado em uma sólida capacitação empresarial. Se interessou? Caso você deseje trabalhar em Logística, não deixe de conferir o curso de Tecnólogo em Logística da FABAD e especialize-se já!

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo