fbpx

Como fazer resumo: veja 5 dicas para ajudar nos seus estudos

Você sabe como fazer resumo? Esse é um dos métodos de estudo mais efetivo, pois te ajuda na memorização, assimilação e interpretação de um conteúdo. Assim, com ele, você estará mais preparado para realizar uma avaliação.

Fazer resumo pode parecer uma tarefa fácil, principalmente porque, com uma simples pesquisa na internet, você encontra várias opções elaboradas por outros alunos. Entretanto, fazer um bom resumo não requer apenas copiar as frases de um livro ou pegar textos prontos. Para conseguir assimilar o conteúdo, você deve ter atenção e elaborá-lo com suas próprias palavras.

Assim, visando te ajudar nessa atividade, selecionamos cinco dicas essenciais para você colocar em prática. Acompanhe a leitura!

1. Leia com atenção

Uma dica importante na hora de fazer resumo é ter total atenção ao conteúdo. Então, livre-se de qualquer distração e estude em um local calmo e confortável, que te permita ter foco. Se você mora com outras pessoas, é recomendado avisá-los que vai começar a estudar para que não interrompam a sua concentração.

Caso você tenha dificuldade em focar em uma única coisa, é interessante acompanhar vídeos de “estude comigo” no YouTube ou seguir o método Pomodoro, que consiste em dividir seu tempo em 25 minutos de foco e cinco minutos de descanso. Assim, você conseguirá ter concentração e não se sentir tão cansado ao finalizar o resumo.

Aqui, a meta é que, ao final da leitura, você consiga ter total compreensão do assunto. Então, leia com atenção e, sempre que não compreender bem uma informação, volte ao início do trecho quantas vezes forem necessárias.

2. Destaque trechos importantes

Antes de grifar, é bom ler todo o conteúdo uma vez e, então, reler para destacar o que há de mais relevante e fazer um resumo mais preciso. Isso porque na primeira leitura você consegue focar no conceito geral e, na segunda, se ater em detalhes que podem ser cobrados em uma avaliação ou exame.

Assim, o ideal é grifar palavras-chave com marca-texto, seja:

  • datas;
  • frases;
  • citações;
  • fórmulas;
  • conceitos;
  • entre outros.

Grifar um parágrafo inteiro não é muito efetivo, porque assim você não saberá o que é mais importante naquele texto. Entretanto, caso ache necessário, destaque-o com uma seta ou parênteses.

3. Use tópicos

Na hora de fazer resumo, experimente usar listas e tópicos. Essa dica te ajudará bastante em momentos que você precisa revisar o assunto, como antes de uma prova, por exemplo. Quando as informações estão separadas em tópicos, elas ficam mais visíveis.

Assim, será mais fácil localizar o assunto que você procura. Além disso, em uma matéria que envolva datas importantes, uma ideia legal é separar o conteúdo em linhas do tempo.

4. Anote comentários

Caso surjam ideias enquanto você estuda, anote-as para não esquecer. Se você não quiser rabiscar o livro, pode escrever em um caderno ou bloco de notas, indicando a página ou trecho do livro que se refere.

Então, na hora de fazer o resumo, os comentários podem te ajudar a organizar as informações, já que representam a sua compreensão da matéria. Você pode anotar dúvidas também para depois discutir com um professor ou outros alunos e, assim, deixar o seu resumo ainda mais completo.

5. Use as próprias palavras

Ao fazer o resumo, não apenas copie o que está escrito no texto, mas escreva de uma forma que você entenda. Você já ouviu falar ou teve a sensação de que aprende melhor quando explica o assunto para outra pessoa? Aqui, o conceito é parecido. Ao usar as suas próprias palavras para resumir o conteúdo, você, de certa forma, está explicando o assunto para si mesmo.

Por outro lado, quando você copia as próprias palavras do texto, não há interpretação e assimilação da sua parte. Na hora você pode acreditar que está compreendendo o conteúdo, mas no futuro, ao reler suas anotações, pode não entender nada. Assim, sempre use suas próprias palavras no resumo — o seu futuro “eu” agradecerá!

Percebeu como não é tão complicado fazer resumo? No começo pode ser difícil, mas com a prática, e seguindo nossas dicas, você certamente aprenderá a fazer os melhores resumos!

Se você gostou das dicas, que tal seguir a FABAD nas redes sociais? Lá, compartilhamos vários conteúdos sobre o universo dos estudos. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo