fbpx

FABAD irá sediar o I Seminário Municipal de Matemática nos Anos Iniciais de Pindamonhangaba

Um dos pioneiros no estudo da etnomatemática, Ubiratan D’Ambrosio será um dos convidados do evento organizado pela secretaria municipal de Educação e Cultura, que reunirá professores das redes pública e privada.

No dia 6 de maio, acontece em Pindamonhangaba o “I Seminário Municipal de Matemática nos Anos Iniciais”. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, o evento acontece na sede da Faculdade FABAD, localizada na Rua São João Bosco, 114, Santana, a partir das 9h. O evento vai reunir professores das redes pública e privada e interessados nos estudos da matemática.

 “Estimular o uso de espaços da cidade para eventos de formação é uma lógica muito inteligente, porque a prefeitura carece de espaço para a realização e pode contar com um parceiro como a FABAD. Para a instituição fica o reforço do valor na produção de saberes, por meio das palestras, oficinas e todo esse conhecimento”, destaca o secretário de Educação e Cultura, professor Júlio do Valle. O dia será marcado por palestras, mesa-redonda, oficinas e uma conferência conduzida pelo doutor em matemática, professor Ubiratan D’ambrosio.

Inscrições

As inscrições ainda podem ser feitas na sede da Secretaria de Educação da Prefeitura, localizada na Avenida Fortunato Moreira, 173, centro. Para se inscrever, o interessado deve doar 1 kg de alimento não-perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.

 Programação

 9h – Café da manhã e apresentações culturais com professores da rede

10h – Conferência de abertura com Ubiratan D´Ambrosio

14h – Oficinas:

1 – Origami: oripaz e a matemática, com Hideo Kumayama

2 – Aprender fazendo: a aritmética nas séries iniciais sob o olhar da Pedagogia Waldorf, com Gabriela Jahnel

3 – Jogos Matemáticos: percepções e perspectivas, com Carla Alves e Sandra Tudino

4 – As práticas de medida sob a perspectiva da Etnomatemática, com Rodrigo Abreu e Carolina Tamayo-Osório

5 – Mesa Redonda “A criança e a matemática”, com Marta Gonçalves e Márcia Fusaro

16h – Encerramento “O dia da matemática e Malba Tahan”, com Júlio Valle

Sobre a FABAD

Localizada no município de Pindamonhangaba (SP), a FABAD (Faculdade Bíblica das Assembleias de Deus) apresenta um novo conceito em instalações físicas e infraestrutura operacional, tecnológica e educacional. A instituição oferece dois cursos de graduação e oito pós-graduações no modelo presencial. Suas instalações incluem auditório e laboratório de informática.

Sobre o IBAD

Fundado pelo casal de missionários americanos João Kolenda Lemos e Ruth Doris Lemos, o IBAD foi criado na década de 1950. Como resultado do sonho de construção de uma escola teológica que oferecesse um ensino de qualidade, o instituto cresceu e se aperfeiçoou, tornando-se uma referência no ensino teológico nas Assembleias de Deus. Ao longo dos anos, formou mais de 5 mil alunos que atualmente exercem funções como pastores, missionários, escritores, editores e conferencistas.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo