Pós-Graduação em Liderança Pastoral

Público-Alvo

Lideres cristãos em qualquer área eclesiástica, que buscam crescimento e aprofundamento de sua vida cristã e capacitação ministerial.

Metodologia de Avaliação e Aprendizagem

O curso será desenvolvido com aulas teóricas e práticas, com meios de ensino modernos e de avaliações agendadas, seminários temáticos e trabalho de conclusão de curso.

Regulamentação

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão regulamentados nos termos da Resolução CNE/CES no 1 de 08 de julho de 2007 e tem respaldo no Regimento Geral da Instituição.

Cursos

Conforme preconiza a Resolução no 2 de 12 de fevereiro de 2014, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão devidamente inseridos no Cadastro Nacional de Oferta do E-MEC.

Para se inscrever no curso é necessário ter concluído e estar certificado em pelo menos um curso de graduação (não necessariamente desta instituição).

1 horas
Carga horária total do curso
meses
Duração do Curso
R$ 1
15 mensalidades de
1 módulos
De 40 horas cada
horas
Desenvolvimento do TCC

Duração do Curso

Sábado (Semanal)

13 ou 15 meses letivos

08h às 16h

Sábado (Quinzenal)

22 meses letivos

08h às 16h

Coordenação de Pós-Graduação

Prof. Mestre Helton Galvão Souza

Curso Presencial

Autorizado pela Resolução COSUP no 008/2016.2 de 20 de maio de 2016.

Componentes Curriculares

Introdução à Administração Eclesiástica

O que é Administração. Fundamentos da Administração. Princípios norteadores da Administração. A Administração e a Igreja. A importância da Administração Eclesiástica. Elementos que norteiam a Administração Eclesiástica. Fundamentos Bíblicos e teológicos à Administração Eclesiástica.

Gestão de Processos e Mordomia Aplicada à Liderança Pastoral

O que é Gestão de Processos. Estrutura e Funcionamento da Gestão de Processos. O Líder e a gestão. Expectativas e Resultados da Gestão de Processos. O que é Mordomia. Fundamentos Bíblicos e Eclesiológicos à Mordomia na Liderança. Características da Mordomia. Perfil do Mordomo.

Gestão de Pessoas

O que é Gestão. O que é Gestão de Pessoas. Perfil e papel do Gestor de Pessoas. Comportamento Humano. Liderança e Motivação. Mediação de conflitos. A igreja e a gestão de pessoas. O pastor enquanto gestor de pessoas. Lideranças eclesiásticas e a gestão de pessoas. Principais problemas grupais. Desenvolvimento de Talentos.

Direito Civil e Eclesiástico

O que é Direito. A importância do Direito às relações humanas. Noções de Direito Civil e Eclesiástico. Principais normas e procedimentos do Direito relacionadas á igreja. Abertura de templos, legalização de documentos e normas de funcionamento da igreja e do culto. Noções das normas relacionais entre os membros da Igreja e para com a sociedade. A liderança Eclesiástica e o Direito Civil e Eclesiástico.

Teologia Bíblica do Ministério Pastoral

Fundamentos da Teologia Bíblica. Introdução Bíblica à Teologia Pastoral. O que é Ministério Pastoral. O Perfil do Pastor. O Chamado Pastoral. A Formação Pastoral. Os Desafios Pastorais. Recomendações das Epístolas Pastorais. O Ministério Pastoral e a relação com a sociedade. Limites do Pastor.

Psicologia do Aconselhamento Pastoral

O que é Psicologia. Principais linhas e teóricos da Psicologia. A importância da psicologia nas relações humanas. O que é Aconselhamento Pastoral. Principais teóricos do Aconselhamento pastoral. O Ser humano e sua Complexidade. Comportamento Humano. A Palavra de Deus como fonte e base para o Aconselhamento Pastoral.

Ética Pastoral

O que é Ética. Fundamentos da Ética. A Ética na História. O Pensamento Contemporâneo sobre as questões comportamentais e éticas. A Ética Pastoral. Fundamentos Bíblicos da Ética Pastoral. A Ética Pastoral nas Epístolas. A Liderança Cristã e a Ética. Ética e a cosmovisão cristã. A Crise Ética Contemporânea. O Pastor e os Desafios Éticos.

Mídia Cristã e Oratória

O que é Mídia. Fundamentos da Mídia. Comunicação e Mídia. O que é Mídia Cristã. Fundamentos da Mídia Cristã. Objetivos da Mídia Cristã. Limites da Mídia Cristã. O Comunicador Cristão. O que é Oratória. A importância da Oratória nos Processos de Comunicação. Técnicas de Oratória. Como lidar com o medo de falar em público.

Metodologia de TCC

Projeto de Pesquisa 40H Científica. Estrutura da Proposta de Projeto. Levantamentos Exploratórios. Estudo das Informações levantadas. O desenvolvimento do corpo do trabalho científico. Normas e regulamentos.

Pin It on Pinterest

Share This