Pós-Graduação em Liderança Pastoral

Público-Alvo

Lideres cristãos em qualquer área eclesiástica, que buscam crescimento e aprofundamento de sua vida cristã e capacitação ministerial.

Metodologia de Avaliação e Aprendizagem

O curso será desenvolvido com aulas teóricas e práticas, com meios de ensino modernos e de avaliações agendadas, seminários temáticos e trabalho de conclusão de curso.

Regulamentação

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão regulamentados nos termos da Resolução CNE/CES no 1 de 08 de julho de 2007 e tem respaldo no Regimento Geral da Instituição.

Cursos

Conforme preconiza a Resolução no 2 de 12 de fevereiro de 2014, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão devidamente inseridos no Cadastro Nacional de Oferta do E-MEC.

1 horas
Carga horária total do curso
1 módulos
De 40 horas cada
meses
Duração do Curso

Valor Contratual

18 mensalidades de

R$ 1

Duração do Curso

Sábado (Quinzenal)

18 meses letivos

08h às 18h

Coordenação Geral de Pós-Graduação

Prof. Mestre Helton Galvão Souza

Curso Presencial

Autorizado pela Resolução COSUP no 008/2016.2 de 20 de maio de 2016.

Componentes Curriculares

Introdução à Administração Eclesiástica

O que é Administração. Fundamentos da Administração. Princípios norteadores da Administração. A Administração e a Igreja. A importância da Administração Eclesiástica. Elementos que norteiam a Administração Eclesiástica. Fundamentos Bíblicos e teológicos à Administração Eclesiástica.

Gestão de Processos e Mordomia Aplicada à Liderança Pastoral

O que é Gestão de Processos. Estrutura e Funcionamento da Gestão de Processos. O Líder e a gestão. Expectativas e Resultados da Gestão de Processos. O que é Mordomia. Fundamentos Bíblicos e Eclesiológicos à Mordomia na Liderança. Características da Mordomia. Perfil do Mordomo.

Gestão de Pessoas

O que é Gestão. O que é Gestão de Pessoas. Perfil e papel do Gestor de Pessoas. Comportamento Humano. Liderança e Motivação. Mediação de conflitos. A igreja e a gestão de pessoas. O pastor enquanto gestor de pessoas. Lideranças eclesiásticas e a gestão de pessoas. Principais problemas grupais. Desenvolvimento de Talentos.

Direito Civil e Eclesiástico

O que é Direito. A importância do Direito às relações humanas. Noções de Direito Civil e Eclesiástico. Principais normas e procedimentos do Direito relacionadas á igreja. Abertura de templos, legalização de documentos e normas de funcionamento da igreja e do culto. Noções das normas relacionais entre os membros da Igreja e para com a sociedade. A liderança Eclesiástica e o Direito Civil e Eclesiástico.

Teologia Bíblica do Ministério Pastoral

Fundamentos da Teologia Bíblica. Introdução Bíblica à Teologia Pastoral. O que é Ministério Pastoral. O Perfil do Pastor. O Chamado Pastoral. A Formação Pastoral. Os Desafios Pastorais. Recomendações das Epístolas Pastorais. O Ministério Pastoral e a relação com a sociedade. Limites do Pastor.

Psicologia do Aconselhamento Pastoral

O que é Psicologia. Principais linhas e teóricos da Psicologia. A importância da psicologia nas relações humanas. O que é Aconselhamento Pastoral. Principais teóricos do Aconselhamento pastoral. O Ser humano e sua Complexidade. Comportamento Humano. A Palavra de Deus como fonte e base para o Aconselhamento Pastoral.

Ética Pastoral

O que é Ética. Fundamentos da Ética. A Ética na História. O Pensamento Contemporâneo sobre as questões comportamentais e éticas. A Ética Pastoral. Fundamentos Bíblicos da Ética Pastoral. A Ética Pastoral nas Epístolas. A Liderança Cristã e a Ética. Ética e a cosmovisão cristã. A Crise Ética Contemporânea. O Pastor e os Desafios Éticos.

Mídia Cristã e Oratória

O que é Mídia. Fundamentos da Mídia. Comunicação e Mídia. O que é Mídia Cristã. Fundamentos da Mídia Cristã. Objetivos da Mídia Cristã. Limites da Mídia Cristã. O Comunicador Cristão. O que é Oratória. A importância da Oratória nos Processos de Comunicação. Técnicas de Oratória. Como lidar com o medo de falar em público.

Metodologia de TCC

Projeto de Pesquisa Científica. Estrutura da Proposta de Projeto. Levantamentos Exploratórios. Estudo das Informações levantadas. O desenvolvimento do corpo do trabalho científico. Normas e regulamentos.

Pin It on Pinterest

Share This