Pós-Graduação em Educação Cristã

Público-Alvo

Professores de ensino religioso, bacharéis e licenciados em humanas, pedagogos, psicólogos, profissionais do terceiro setor e demais interessados em aprofundar e se especializar no tema.

Metodologia de Avaliação e Aprendizagem

O curso será desenvolvido com aulas teóricas e práticas, com meios de ensino modernos e de avaliações agendadas, seminários temáticos e trabalho de conclusão de curso.

Regulamentação

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão regulamentados nos termos da Resolução CNE/CES no 1 de 08 de julho de 2007 e tem respaldo no Regimento Geral da Instituição.

Cursos

Conforme preconiza a Resolução no 2 de 12 de fevereiro de 2014, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão devidamente inseridos no Cadastro Nacional de Oferta do E-MEC.

Para se inscrever no curso é necessário ter concluído e estar certificado em pelo menos um curso de graduação (não necessariamente desta instituição).

18 mensalidades de

Sábados (Quinzenais)

8h às 18h

200 horas
Carga horária total do curso
meses
Duração do Curso

18 mensalidades de

Valor Promocional

Para a Unidade de Pindamonhangaba / SP

18 mensalidades de

R$ 375.00

Valor Contratual:

R$ 0

Curso Presencial

Autorizado pela Resolução COSUP no 008/2016.2 de 20 de maio de 2016.

Coordenação de Pós-Graduação

Prof. Mestre Helton Galvão Souza

Aula Magna Inaugural

Tema:
A pedagogia ética de Jesus: os deveres éticos estão acima dos deveres rituais e litúrgicos

Palestrante:
Prof. Me. Wesley Fajardo Pereira

Possui as graduações em Filosofia (Universidade de São Paulo - USP - 2000), em Psicologia (Universidade Metodista de São Paulo - UMESP - 2016), em Teologia (Universidade Metodista de São Paulo - UMESP - 1990 - tendo cursado um dos anos no Theologisches Seminar der Evangelisch-methodistischen Kirche (Seminário Teológico da Igreja Metodista da Alemanha - Reutlingen, Alemanha) e a Licenciatura em Educação Física (Faculdade de Educação e Cultura do ABC - FEC - 1986). É mestre em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo - 1994) e especialista em Psicologia Junguiana (Faculdade de Ciências da Saúde - FACIS - 2004). Professor há anos na área de humanidades, atualmente mais dedicado à docência em Filosofia, com destaque para Ética, Direitos Humanos, Filosofia da Educação e da Religião.

em breve
nova data

Componentes Curriculares

História da Educação Cristã: Do período apostólico aos dias Atuais

Os fundamentos bíblicos da educação. A relação dos evangelhos com a educação. Cristo como educador. O trabalho dos apóstolos na educação e sistematização do ensino. A educação em Paulo. Os primeiros séculos e os grandes pensadores da fé cristã – patrística. A educação medieval. A história moderna e contemporânea da educação. O alcance da educação cristã nos tempos pós-modernos.

Teologia da Educação Cristã

O que é Educação Cristã. Fundamentos teológicos da educação. Objetivos da Educação Cristã. A Educação Cristã e o Homem. A Teologia da Educação Cristã no âmbito da igreja. A teologia da Educação Cristã enquanto instrumento na formação do caráter cristão. O desenvolvimento da Teologia da Educação na História. A Teologia da Educação Cristã como agente transformadora da sociedade.

Gestão de Projetos Comunitários e Pedagógicos

O que são projetos comunitários. Objetivos dos projetos comunitários. A educação e as práticas pedagógicas para os projetos comunitários. O gestor de projetos comunitários: perfil e características necessárias. Contexto social e comunitário. Os desafios da implementação e manutenção de projetos comunitários e pedagógicos.

Gestão de Projetos

O que é gestão de projetos. Objetivos da gestão de projetos. A educação e a importância da gestão de projetos. A educação cristã e a gestão de projetos. As fases de um projeto. O gestor de projetos. A liderança e os liderados em um projeto. Os desafios da implementação de um projeto. Cálculo dos riscos de um projeto.

Tendências Pedagógicas

O que são tendências pedagógicas. As principais linhas teóricas e pensadores que se debruçaram sobre o tema. Principais tendências pedagógicas. A importância do contexto social no desenvolvimento das práticas pedagógicas. As tendências pedagógicas atuais. As tendências pedagógicas e a adequação à realidade.

Teorias da Aprendizagem e Didática

Principais teorias da aprendizagem. Contexto histórico e desenvolvimento. Principais teóricos da aprendizagem. Os objetivos da aprendizagem. Como se aprende. Definição de didática. Principais teóricos da didática. O professor e a didática. A didática e o aluno. Técnicas de ensino. A importância da adequação didática ao contexto social e etário. Didática com diferentes grupos: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Novas tecnologias aplicadas à Educação Cristã

A educação e a tecnologia. Tecnologias como ferramentas para a formação da pessoa. A educação cristã e a tecnologia. Quando utilizar os recursos da tecnologia. Os limites da tecnologia na educação. Principais recursos tecnológicos voltados à educação. O preparo e manejo do professor ao uso das novas tecnologias. As novas tecnologias e a relação docente- aluno.

Práticas Docentes e Organização da EBD

O que são práticas docentes. O preparo do professor de EBD. Práticas docentes aplicadas às Faixas Etárias. Práticas docentes adaptadas ao currículo de EBD. Estudos de Caso em Educação em EBD envolvendo práticas docentes. Técnicas de Trabalho Grupal em EBD. Estrutura e Funcionamento da EBD. Organograma de EBD. Seleção e Retenção de Talentos para a EBD. Divisão de Classes por Faixas e Etárias. A EBD e atividades complementares

Pin It on Pinterest

Share This