Pós-Graduação em Educação Cristã

Público-Alvo

Professores de ensino religioso, bacharéis e licenciados em humanas, pedagogos, psicólogos, profissionais do terceiro setor e demais interessados em aprofundar e se especializar no tema.

Metodologia de Avaliação e Aprendizagem

O curso será desenvolvido com aulas teóricas e práticas, com meios de ensino modernos e de avaliações agendadas, seminários temáticos e trabalho de conclusão de curso.

Regulamentação

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão regulamentados nos termos da Resolução CNE/CES no 1 de 08 de julho de 2007 e tem respaldo no Regimento Geral da Instituição.

Cursos

Conforme preconiza a Resolução no 2 de 12 de fevereiro de 2014, os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da FABAD estão devidamente inseridos no Cadastro Nacional de Oferta do E-MEC.

Para se inscrever no curso é necessário ter concluído e estar certificado em pelo menos um curso de graduação (não necessariamente desta instituição).

200 horas
Carga horária total do curso
meses
Duração do Curso
R$ 1
15 mensalidades de
1 módulos
De 40 horas cada
horas
Desenvolvimento do TCC

Sábado (Semanal)

13 ou 15 meses letivos

08h às 16h

Sábado (Quinzenal)

22 meses letivos

08h às 16h

Coordenação de Pós-Graduação

Prof. Mestre Helton Galvão Souza

Curso Presencial

Autorizado pela Resolução COSUP no 008/2016.2 de 20 de maio de 2016.

Componentes Curriculares

História da Educação Cristã: Do período apostólico aos dias Atuais

Os fundamentos bíblicos da educação. A relação dos evangelhos com a educação. Cristo como educador. O trabalho dos apóstolos na educação e sistematização do ensino. A educação em Paulo. Os primeiros séculos e os grandes pensadores da fé cristã – patrística. A educação medieval. A história moderna e contemporânea da educação. O alcance da educação cristã nos tempos pós-modernos.

Teologia da Educação Cristã

O que é Educação Cristã. Fundamentos teológicos da educação. Objetivos da Educação Cristã. A Educação Cristã e o Homem. A Teologia da Educação Cristã no âmbito da igreja. A teologia da Educação Cristã enquanto instrumento na formação do caráter cristão. O desenvolvimento da Teologia da Educação na História. A Teologia da Educação Cristã como agente transformadora da sociedade.

Gestão de Projetos Comunitários e Pedagógicos

O que são projetos comunitários. Objetivos dos projetos comunitários. A educação e as práticas pedagógicas para os projetos comunitários. O gestor de projetos comunitários: perfil e características necessárias. Contexto social e comunitário. Os desafios da implementação e manutenção de projetos comunitários e pedagógicos.

Gestão de Projetos

O que é gestão de projetos. Objetivos da gestão de projetos. A educação e a importância da gestão de projetos. A educação cristã e a gestão de projetos. As fases de um projeto. O gestor de projetos. A liderança e os liderados em um projeto. Os desafios da implementação de um projeto. Cálculo dos riscos de um projeto.

Tendências Pedagógicas

O que são tendências pedagógicas. As principais linhas teóricas e pensadores que se debruçaram sobre o tema. Principais tendências pedagógicas. A importância do contexto social no desenvolvimento das práticas pedagógicas. As tendências pedagógicas atuais. As tendências pedagógicas e a adequação à realidade.

Teorias da Aprendizagem e Didática

Principais teorias da aprendizagem. Contexto histórico e desenvolvimento. Principais teóricos da aprendizagem. Os objetivos da aprendizagem. Como se aprende. Definição de didática. Principais teóricos da didática. O professor e a didática. A didática e o aluno. Técnicas de ensino. A importância da adequação didática ao contexto social e etário. Didática com diferentes grupos: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Novas tecnologias aplicadas à Educação Cristã

A educação e a tecnologia. Tecnologias como ferramentas para a formação da pessoa. A educação cristã e a tecnologia. Quando utilizar os recursos da tecnologia. Os limites da tecnologia na educação. Principais recursos tecnológicos voltados à educação. O preparo e manejo do professor ao uso das novas tecnologias. As novas tecnologias e a relação docente- aluno.

Práticas Docentes e Organização da EBD

Principais teorias da aprendizagem. Contexto histórico e desenvolvimento. Principais teóricos da aprendizagem. Os objetivos da aprendizagem. Como se aprende. Definição de didática. Principais teóricos da didática. O professor e a didática. A didática e o aluno. Técnicas de ensino. A importância da adequação didática ao contexto social e etário. Didática com diferentes grupos: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Pin It on Pinterest

Share This