Pós-Graduação em Educação Cristã

Publico Alvo

Graduados (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo) em quaisquer áreas do conhecimento que que buscam aprimoramento profissional, e professores de ensino religioso, bacharéis e licenciados em humanas, pedagogos, psicólogos, profissionais do terceiro setor

Condições de Oferta

ModalidadePresencial
Carga Horária360h
PeriodicidadeSábado Quinzenal
Horário08h às 18h

 

Programa

Os fundamentos bíblicos da educação. A relação dos evangelhos com a educação. Cristo como educador. O trabalho dos apóstolos na educação e sistematização do ensino. A educação em Paulo. Os primeiros séculos e os grandes pensadores da fé cristã – patrística. A educação medieval. A história moderna e contemporânea da educação. O alcance da educação cristã nos tempos pós-modernos.

O que é Educação Cristã. Fundamentos teológicos da educação. Objetivos da Educação Cristã. A Educação Cristã e o Homem. A Teologia da Educação Cristã no âmbito da igreja. A teologia da Educação Cristã enquanto instrumento na formação do caráter cristão. O desenvolvimento da Teologia da Educação na História. A Teologia da Educação Cristã como agente transformadora da sociedade.

O que são projetos comunitários. Objetivos dos projetos comunitários. A educação e as práticas pedagógicas para os projetos comunitários. O gestor de projetos comunitários: perfil e características necessárias. Contexto social e comunitário. Os desafios da implementação e manutenção de projetos comunitários e pedagógicos.

O que são tendências pedagógicas. As principais linhas teóricas e pensadores que se debruçaram sobre o tema. Principais tendências pedagógicas. A importância do contexto social no desenvolvimento das práticas pedagógicas. As tendências pedagógicas atuais. As tendências pedagógicas e a adequação à realidade.

Principais teorias da aprendizagem. Contexto histórico e desenvolvimento. Principais teóricos da aprendizagem. Os objetivos da aprendizagem. Como se aprende. Definição de didática. Principais teóricos da didática. O professor e a didática. A didática e o aluno. Técnicas de ensino. A importância da adequação didática ao contexto social e etário. Didática com diferentes grupos: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

A educação e a tecnologia. Tecnologias como ferramentas para a formação da pessoa. A educação cristã e a tecnologia. Quando utilizar os recursos da tecnologia. Os limites da tecnologia na educação. Principais recursos tecnológicos voltados à educação. O preparo e manejo do professor ao uso das novas tecnologias. As novas tecnologias e a relação docente- aluno.

O que é gestão de projetos. Objetivos da gestão de projetos. A educação e a importância da gestão de projetos. A educação cristã e a gestão de projetos. As fases de um projeto. O gestor de projetos. A liderança e os liderados em um projeto. Os desafios da implementação de um projeto. Cálculo dos riscos de um projeto.

Projeto de Pesquisa Científica. Estrutura da Proposta de Projeto. Levantamentos Exploratórios. Estudo das Informações levantadas. O desenvolvimento do corpo do trabalho científico. Normas e regulamentos.

O que são práticas docentes. O preparo do professor de EBD. Práticas docentes aplicadas às Faixas Etárias. Práticas docentes adaptadas ao currículo de EBD. Estudos de Caso em Educação em EBD envolvendo práticas docentes. Técnicas de Trabalho Grupal em EBD. Estrutura e Funcionamento da EBD. Organograma de EBD. Seleção e Retenção de Talentos para a EBD. Divisão de Classes por Faixas e Etárias. A EBD e atividades complementares

Inscrições 2019/1

Valor Contratual: 18 parcelas de R$ 375,00

Valor Promocional (Unidade Pindamonhangaba/SP = 40% de desconto):

18 parcelas de R$ 225,00

Corpo Docente Previsto

  • Profa. Ma. Anna Renata Marcondes Gusmão
  • Profa. Ma. Eliziete Nascimento de Menezes
  • Profa. Dra. Naiola Paiva de Miranda
  • Prof. Me. Ozean Gomes
  • Profa. Ma. Polyanna Ervedosa Pinto
  • Prof. Me. Robson Wander de Paula
  • Prof. Me. Victor Breno

 

O curso será desenvolvido com aulas presenciais expositivas e interativas, diálogo e debate entre os alunos e docentes, apresentação de cases e exemplos ilustrativos dos conceitos.

Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Educação Cristã

Certificado expedido pela Faculdade FABAD

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade FABAD estão regulamentados nos termos da Resolução CNE/CES nº 1 de 06 de abril de 2018, tem respaldo no Regimento Geral da Instituição e estão devidamente inseridos no Cadastro Nacional de Oferta do E-MEC, conforme preconiza a Resolução nº 2 de 12 de fevereiro de 2014.

Pin It on Pinterest

Share This
Tamanho de Fonte
Alto Contraste