Veja 9 dicas de como se dar bem estudando à distância

Buscando mais flexibilidade nos estudos e mensalidades acessíveis, muitos estudantes estão ingressando no ensino superior na modalidade a distância. No Brasil, foram mais de 1,4 milhão de alunos matriculados em graduações EaD, apenas em 2018, e esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

E se engana quem pensa que a graduação EaD tem menos validade no mercado de trabalho que uma graduação presencial. Ambos diplomas tem o reconhecimento MEC e não especificam qual foi a modalidade de estudo durante o curso.

A FABAD oferece um curso de Bacharel em Teologia EaD, credenciado pelo MEC de altíssima qualidade. Agora é só você começar a estudar usando 9 dicas que separamos para você:

1- Seja organizado

Uma das principais dicas para se dar bem estudando à distância é que você seja organizado. Seu desempenho nessa modalidade de estudo vai depender 100% do seu foco e como você organiza sua rotina. Uma dica é: anote todas as atividades e trabalhos previamente, assim você vai conseguir ver exatamente o que precisa fazer e poderá pensar em como pode organizar sua rotina para realizar tudo antes do prazo de entrega. Você pode usar calendários, agendas, aplicativos ou planilhas no Excel. O importante que tudo esteja claro e organizado, para que você consiga atingir todas as suas metas de estudo.

2- Monte um cronograma de estudo

Como essa modalidade de estudo garante uma grande liberdade para você estudar quando e onde quiser, é preciso estabelecer um cronograma de estudos que seja coerente com a sua rotina. Liste todos os seus afazeres, tanto pessoais, como profissionais e acadêmicos e coloque um horário marcado para estudar dentro dessa rotina.

Divida as matérias que irá estudar no semestre, separando um tempo para assistir as videoaulas e fazer exercícios. Lembre-se de sempre se planejar com antecedência, assim você não irá perder nenhum prazo de entrega durante o semestre.

3- Fuja de distrações

Foco é a palavra-chave para conseguir ter sucesso no sistema EaD. Mantenha-se longe de distrações, principalmente se você for uma pessoa que tem dificuldade para encontrar o foco outra vez. Nossa principal fonte de distração é o celular, por isso desligue as notificações de todos os aplicativos e se possível deixe ele em outro cômodo da casa, assim você não vai cair na tentação de dar “só uma olhadinha” e perder uns 30 minutos apenas rolando o feed da rede social. Então desligue a televisão, feche todas as abas do computador que não são para estudo e esqueça o celular. O importante é identificar o que te distrai dos estudos e sair correndo na direção oposta!

4- Crie mecanismos de motivação

Nem sempre você vai se sentir motivado para estudar e isso é totalmente normal. Quando a preguiça ou o cansaço estiverem mais fortes, use ferramentas de motivação para não perder o foco nos estudos. Pode ser uma saída com os amigos, ou mais tempo de descanso, o importante é ter esse tipo de incentivo para não perder a disciplina e sempre cumprir os prazos. 

5- Não subestime os cursos EaD

Se engana quem pensa que estudar a distância é mais fácil. Como já estabelecemos antes: fazer um curso em EaD exige muito foco e disciplina. Você precisa ter atenção redobrada para não perder os prazos ou ficar atrasada no conteúdo. Afinal, ninguém quer ser reprovado no final do semestre.

6- Faça perguntas

Não guarde nenhuma dúvida para você! Utilize os fóruns de discussão e tutoriais oferecidos pela faculdade e faça todas as perguntas que surgirem sobre a matéria. Mesmo que o curso seja a distância, você terá o contato direto com o professor por mensagens no portal do aluno, fóruns e e-mail, então aproveite essas ferramentas e absorva da melhor maneira todo o conteúdo do curso.

7- Tenha uma meta!

Tenha sempre em mente qual é seu objetivo com o curso de graduação à distância e trace estratégias para alcançar essa meta. O importante é ter um plano bem traçado para manter o foco na faculdade e não perder a motivação.

8- Tenha foco e disciplina

Você já fez seu cronograma e sabe qual é o seu objetivo com esse curso, mas o importante é ter disciplina e manter sua rotina organizada para não perder os prazos e o ritmo de estudo. Tenha um lugar calmo e silencioso para estudar e tente estabelecer um horário todo dia para se dedicar totalmente a isso. Assim seu corpo e mente vão se habituar com esse hábito, até que se torne parte integral do seu dia-a-dia.

9- Tenha momentos de descanso

Mas não se esqueça de descansar e aproveitar seu momentos de lazer. Assim você vai conseguir recarregar as energias para ter um rendimento melhor quando voltar a estudar.

E durante o período de estudo, tenha também alguns intervalos para descansar. Pare para tomar uma água, ir ao banheiro ou dar uma caminhada. Use esses minutos para dar uma respirada e volte a estudar ainda mais focado e motivado.

 

Gostou dessas dicas? Fique de olho em nossas redes sociais para ter ainda mais conteúdo sobre ensino superior EaD e todas as novidades da FABAD.

Por Roberta Souza
Redação FABAD

Tamanho de Fonte
Alto Contraste
%d blogueiros gostam disto: