Histórico

O IBAD é uma instituição cristã de ensino teológico fundada em 1958 pelo casal de missionários João Kolenda Lemos e Ruth Doris Lemos. Os missionários fundadores do IBAD chegaram ao Brasil, vindo dos EUA, no início da década de cinquenta, trazendo o sonho da construção de uma escola teológica que servisse ao povo brasileiro. A cidade escolhida como sede foi Pindamonhangaba, pela sua localização e clima favorável a recepcionar jovens de todo o Brasil e exterior.

No primeiro ano letivo, o IBAD funcionou em uma casa alugada com oito alunos. Desde então, foi progressivamente crescendo e tornando-se uma referência no ensino teológico. Nessas cinco décadas, muitas conquistas foram alcançadas: aquisição da sede própria, construção dos alojamentos masculino e feminino, salas de aulas e um prédio residencial para os alunos casados.

Como resultado da sua trajetória, o IBAD conta com milhares de alunos formados, exercendo diferentes funções como: pastores, missionários, escritores, editores, conferencistas, e outros. São homens e mulheres atuando em todos os estados do Brasil e em mais de trinta países.

Em 2006, mediante solicitações, e levando em conta as necessidades Educacionais das igrejas evangélicas, o IBAD lançou o Curso de Teologia a Distância, apresentado em duas fases: nível Médio e Avançado. Esse curso está superando todas as expectativas, oferecendo ao público evangélico no Brasil e exterior uma opção de estudo, baseado na qualidade e excelência que o IBAD tem adquirido neste meio século de existência.

A partir da sua vocação experienciada, bem como as demandas de um mercado cada vez mais exigente, o IBAD desenvolveu com grande intensidade a vontade de criação de um curso de graduação, bacharelado, em Teologia, pois tem a consciência e convicção de que, pelo sucesso e prestígio das atividades desenvolvidas, reúne condições para criar um curso de graduação diferenciado que atenda, e em muitos pontos ultrapasse, os mais exigentes critérios de qualificação dos novos instrumentos de avaliação do ensino superior.

Em setembro de 2012, o IBAD protocolou o pedido de Credenciamento da Faculdade, vinculado aos cursos de graduação: Teologia (Bacharelado) e Processos Gerenciais (Tecnólogo). No primeiro semestre de 2013, recebeu a comissão de avaliadores do MEC/INEP composta pelos Professores Doutores: Amarildo Luiz Trevisan, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda e Henrique Tomé da Costa Mata, para avaliação in loco da Instituição contemplando 3 Dimensões [Organização Institucional – Corpo Social – Instalações Físicas] e obteve Conceito 4. Em seguida, no primeiro semestre de 2014, recebeu a comissão de avaliadores do MEC/INEP para avaliar os cursos e obteve o Conceito 4 para o curso de Teologia (Bacharelado) e Conceito 3 para o curso de Processo Gerenciais (Tecnólogo).

A Faculdade FABAD foi credenciada pela Portaria MEC nº 358 de 05 de maio de 2016, publicada no Diário Oficial da União - DOU nº 86 de 06/05/2016 – Seção 1 – pág. 24 e seus cursos de graduação: Teologia (Bacharelado) e Processos Gerenciais (Tecnólogo) foram autorizados pela Portaria MEC nº 196 de 16 de maio de 2016, publicada no Diário Oficial da União - DOU nº 93 de 17/05/2016 – Seção 1 – págs. 11 e 12, respectivamente.

Os cursos de pós-graduação lato sensu foram implantados, a partir do 1º semestre de 2017, com o início das turmas de Educação Cristã, Gestão Estratégica de Pessoas, Medicina Esportiva e atualmente a FABAD conta com a oferta dos cursos em Educação Inclusiva, Aconselhamento Pastoral, Comunicação Empresarial, Marketing Empresarial, Gestão de Negócios, Controladoria e Liderança Pastoral.

A FABAD, encontra-se no processo de Credenciamento na Modalidade EAD sob os seguintes protocolos: 201702595 de 23/03/2017 - Credenciamento EAD e 201702645 de 24/03/2017 - Autorização EAD do curso de Teologia (Bacharelado) Vinculada a Credenciamento.

Linha do Tempo





Pin It on Pinterest

Share This
Tamanho de Fonte
Alto Contraste