fbpx

Diferença entre TCC e monografia? Descubra de uma vez por todas!

Quem entra na faculdade se depara com muitas novidades. É o caso da divisão do curso em semestres, o formato das aulas e as avaliações mais dinâmicas. Para completar, as diferenças entre TCC e monografia também são uma pauta frequente entre as dúvidas dos estudantes.

Essa etapa final é crucial para a aprovação final na graduação. Com isso em mente, resolvemos explicar tudo sobre a relação entre os termos. Assim, você fica devidamente preparado para decidir como encerrará a sua formação. Acompanhe!

O que é TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um projeto desenvolvido por estudantes que estão no último ano da graduação ou pós-graduação. É importante pontuar que não existe um único modelo de TCC. Há faculdades que dão preferência a um formato x, enquanto outras permitem diferentes alternativas de acordo com cada curso.

Ele é supervisionado por um dos professores da instituição de ensino onde você estuda — o chamado orientador, que garante que a sua proposta de pesquisa, experimentação ou intervenção esteja conforme as normas da ABNT.

Além, é claro, de outros pontos relevantes, como ter metodologia científica corretamente aplicada e propor resultados que contribuam para o desenvolvimento da sua área de formação.

Uma vez concluído, ele é entregue para uma banca de três professores, para quem você vai apresentá-los ao fim do último semestre. Um deles será o seu orientador, e os outros dois, docentes convidados por você.

Juntos, eles vão analisar a estrutura do trabalho e examinar possíveis indícios de plágio, avaliando a sua defesa do tema escolhido e a relevância dele para a categoria profissional. Se aprovado, você finaliza o curso e fica elegível para receber o seu tão aguardado diploma — de bacharel, licenciatura ou tecnólogo.

O que é monografia?

A monografia é um projeto no qual você apresenta uma pesquisa realizada por você em uma determinada temática na sua área de formação. Relacionada, por exemplo, a um campo de atuação, a uma questão ético-legal, a um dilema enfrentado na área etc.

Essa pesquisa pode ser do tipo bibliográfica, documental, estudo de caso e por aí vai. Fora isso, ela precisa estar embasada fortemente numa bagagem teórica e atender aos requisitos estipulados pela faculdade.

O que os dois formatos têm em comum?

Como ficou claro nos tópicos anteriores sobre TCC e monografia, o Trabalho de Conclusão de Curso é um termo guarda-chuva. Ou seja, utilizado para abarcar diferentes modelos de projetos desenvolvidos por acadêmicos. Aqui, entram:

  • monografia;
  • artigo científico;
  • dissertação;
  • tese;
  • plano de negócios;
  • produção audiovisual.

Portanto, quando estamos falando de monografia, estamos nos referindo sempre a um TCC. Contudo, quando mencionamos sobre Trabalho de Conclusão de Curso nem sempre queremos citar uma monografia. Afinal, há vários tipos possíveis.

Quais as diferenças entre TCC e monografia?

As diferenças entre TCC e monografia vão além do que cada um desses termos significa. Isso porque a monografia tem características específicas para a produção do trabalho escrito. É o caso da ordem dos elementos textuais, quantidade de páginas e o nível de profundidade crítica e científica do conteúdo.

Isso porque o conteúdo aqui envolve a apresentação e análise de dados, os levantamentos bibliográficos, os pareceres éticos, o referencial teórico e afins. Algo que difere, por exemplo, de um plano de negócios ou uma produção audiovisual, que têm outros objetivos. 

Porém, nem por isso deixam de ser variantes válidas e reconhecidas de TCC.

Quais as melhores dicas para fazer uma monografia para o TCC?

Há algumas dicas para colocar em prática caso você escolha elaborar uma monografia. A primeira delas é montar um cronograma de etapas do seu projeto (introdução, objetivos, referências bibliográficas etc.). Isso evita procrastinação e ajuda em eventuais refações.

A segunda dica é estudar a fundo os tipos de pesquisa que você pode utilizar. Dessa forma, você consegue dominar melhor o passo a passo da metodologia científica. Algo que será útil não só na produção do material escrito, mas também na apresentação para a banca.

Gostou do post sobre TCC e monografia? Ao se planejar para fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso, comece a sondar a coordenação sobre quais os formatos permitidos.

Dessa forma, você começa a pesquisar o tema e contatar potenciais orientadores. É possível, também, organizar sua agenda para se dedicar aos estudos e pesquisas necessárias!

Aproveite e siga as nossas redes sociais para se manter sempre bem informado sobre o ensino superior no Brasil. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo