fbpx

Profissionais de exatas: descubra as características de perfil dessa área

Profissional de exatas de costas escrevendo fórmulas no quadro negro com giz.

Você já pensou estar entre os profissionais de exatas? Se essa possibilidade já passou pela sua cabeça, é essencial conhecer o que essas carreiras fazem e qual perfil de candidato é mais buscado pelas empresas.

Nesse sentido, vale a pena saber que a área de ciências exatas contempla algumas das profissões do futuro. É o caso das carreiras voltadas para a tecnologia.

No entanto, é preciso mais do que gostar da profissão para se dar bem no mercado de trabalho. As características do seu perfil precisam estar alinhadas às demandas solicitadas. Então, que tal conferir quais são elas?

Entenda a seguir o perfil dos profissionais de exatas mais buscado pelas empresas, quais são os tipos de formação e os cursos mais adequados. Continue a leitura!

O que são ciências exatas?

As ciências exatas são uma área de estudo baseada em química, física e matemática, sendo que o cálculo e a lógica são suas principais características. Dessa forma, os conhecimentos passam por:

  • ciência da computação;
  • probabilidade e estatística;
  • astronomia;
  • geociências;
  • oceanografia.

Ao trabalhar na área de ciências exatas, você tem a chance de testar hipóteses a partir de técnicas rigorosas, definir as tendências de forma precisa e determinar expressões quantitativas.

Por isso, esse segmento de estudo ultrapassa os cálculos e os números, trazendo amplas possibilidades de atuação.

Perceba que, nessa área, busca-se estudar o comportamento das coisas, mas sempre pelo viés da razão e do racionalismo científico. Portanto, há a experimentação e a comprovação por meio de números, principalmente.

Como saber se você é de exatas?

Para saber se você é de exatas, é preciso analisar o seu perfil, conforme as características que apresentaremos a seguir. De toda forma, é fundamental seguir algumas dicas para identificar se essa é a sua preferência. Afinal, é preciso mais do que gostar de matemática. 

Veja o que analisar:

  • afinidade com os números;
  • preferência pelos cálculos;
  • nível de curiosidade;
  • determinação diante dos desafios.

Além disso, existem diferentes cursos com objetivos variados. Assim, é essencial compará-los às suas habilidades para saber qual deles é melhor para as suas competências.

Após analisar todos esses detalhes, está na hora de definir o seu curso. Aqui, é preciso escolher uma instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e que ofereça um ensino de qualidade.

O corpo docente deve ter mestrado e doutorado para garantir o melhor aproveitamento possível dos conhecimentos aplicados em aula.

Quais disciplinas compõem as ciências exatas?

As disciplinas que compõem as ciências exatas são matemática, química e física. Isso porque o foco é solucionar problemas e indicar resultados precisos e lógicos. Para entender melhor as características de cada uma, confira a seguir.

Matemática

É um campo de estudo amplo e antigo, que abrange a trigonometria, o cálculo, a estatística e a álgebra, visando sistematizar espaços, variações, medidas, estruturas e quantidades para identificar padrões e definir hipóteses. Assim, elas podem ser confirmadas ou refutadas por meio da apuração dos números.

Química

Essa é a área que estuda a matéria e suas propriedades, constituição e transformações. Também analisa a energia envolvida nos processos. Inclusive, esse estudo é utilizado em vários outros ramos das ciências, sendo crucial para o desenvolvimento humano.

Física

Por fim, a física justifica, prevê e descreve os fenômenos com base em leis preestabelecidas. Assim, é possível saber como os eventos devem ocorrer no tempo e no espaço. Com base nisso, consegue-se definir hipóteses, que são confirmadas por experimentos.

No entanto, existe a física teórica. Ela utiliza modelos matemáticos, conceitos físicos e técnicas de dedução para chegar às informações. Assim, são utilizados diferentes paradigmas científicos para chegar às conclusões, que são testadas pela física experimental.

Quais são os tipos de formação para as profissões de exatas?

Os tipos de formação para as profissões de exatas são:

Bacharelado

É o título que forma profissionais de exatas mais generalistas. O foco são as disciplinas teóricas e práticas, que podem ser ministradas de forma presencial ou a distância. De toda forma, você consegue ter uma visão holística da área escolhida.

O foco do bacharel é trabalhar no mercado de trabalho. Ainda assim, esse tipo de formação contribui para a pesquisa e o desenvolvimento científico. Isso porque o profissional pode fazer mestrado e doutorado, trazendo uma visão diferenciada para os testes realizados.

Licenciatura

Aqui, o foco é formar professores. Por isso, o curso é muito mais teórico do que prático. As pessoas que se formam em uma licenciatura de ciências exatas podem ministrar conteúdos na Educação Básica e em cursos técnicos. Caso faça mestrado e doutorado, também pode ingressar no Ensino Superior como docente.

Apesar de ter um enfoque diferenciado, o perfil curricular da licenciatura é igual ao do bacharelado. A diferença reside no acréscimo de disciplinas específicas do magistério. Também é necessário realizar o estágio obrigatório, que ocorre em sala de aula.

Tecnólogo

Por fim, existe o curso tecnólogo. Ele tem a equivalência de ensino superior, porém, sua duração é menor, entre 2 e 3 anos.

Por ter um foco bastante prático, é voltado ao processo de como entrar no mercado de trabalho. Assim, essa é uma opção excelente para quem pretende fazer faculdade depois dos 30.

Um destaque do tecnólogo é ter alto índice de empregabilidade. Muito disso é derivado da preparação voltada ao ambiente profissional.

Você ainda deve saber que os três tipos de formação podem ser oferecidos no modelo de graduação EaD. Isso ajuda quem tem pouco tempo ou prefere estudar com mais autonomia.

Quais são as características dos profissionais de exatas?

As características dos profissionais de exatas focam na capacidade lógica e raciocínio ágil para resolver problemas.

Por isso, são pessoas que gostam de desafios e têm um perfil concentrado, criativo e dedicado, a fim de decifrar enigmas e enfrentar obstáculos.

Entenda melhor qual é o perfil, caso você queira se tornar um profissional de exatas em primeira graduação ou transição de carreira. Confira alguns aspectos:

Raciocínio lógico

O profissional de exatas precisa ter raciocínio lógico para alcançar a objetividade. Portanto, não existe muito espaço para a subjetividade.

Todas as hipóteses devem ser comprovadas por meio de cálculos e números. Por isso, você deve ser capaz de identificar padrões numéricos, fazer repetições e previsões, além de solucionar problemas.

Habilidade para resolução de problemas

Trabalhar com exatas significa gostar de resolver problemas. O profissional é insistente e encara os desafios, nunca se deixando abater por ter dificuldade de solucioná-los.

Por isso, é comum que tentem consertar um defeito ou vulnerabilidade no computador antes de contratarem um especialista, por exemplo.

Interesse em tecnologia

Normalmente, quem estuda ciências exatas gosta das áreas de tecnologia e tem interesse pelo tema. Por isso, o profissional lida com inovações constantemente, atualiza-se e fica por dentro das tendências.

Além do mais, consegue aliar o conhecimento teórico e prático para implementar melhorias e obter melhores resultados na carreira.

Gosto por cálculos

É preciso ter afinidade com números para entrar na área de exatas. O profissional vai lidar com cálculos o tempo todo. Por isso, se não tiver essa paixão, dificilmente terá satisfação com a carreira.

Quais cursos são adequados para ser um profissional de exatas?

Os cursos adequados para ser um profissional de exatas são:

Logística

A logística é uma área que abrange uma série de atividades. Entre elas estão:

  • gestão da cadeia de suprimentos;
  • armazenamento;
  • transporte;
  • prevenção de perdas;
  • gestão da informação;
  • gestão de compras.

Assim, trabalhar com logística permite realizar várias funções, conforme o que você gostar mais. Por isso, essa é uma boa profissão a escolher.

Além disso, existe o curso de Tecnólogo em Logística EaD. Essa é uma forma de se preparar para o mercado de trabalho de forma rápida e prática. Assim, você ingressa mais cedo na área e se torna um profissional de exatas.

Análise e desenvolvimento de sistemas

Quem faz esse curso se torna um desenvolvedor de sistemas. Esse profissional cria softwares que serão usados em várias situações, especialmente, em empresas. Por isso, essa é uma das áreas de tecnologia que está em alta.

Inclusive, você pode ser freelancer e/ou atuar de forma autônoma. Pode, até mesmo, prestar serviço para o exterior e ganhar em moeda estrangeira. Em alguns casos, pode atuar com consultoria e perícia, um ramo menos explorado, mas ainda muito válido.

A parte positiva é que o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas também pode ser ministrado na modalidade  a distância e como tecnólogo. Com isso, você consegue terminar a graduação com rapidez e ingressar no mercado de trabalho em pouco tempo.

Ciências da Computação

Quem se forma em Ciências da Computação trabalha com softwares e hardwares. Por isso, faz seu desenvolvimento, analisa problemas e busca soluções diferenciadas para os sistemas computacionais.

O curso tem tudo a ver com tecnologia e oferece um vasto campo de atuação. Além disso, há uma busca crescente por profissionais devido às novas tecnologias.

Engenharia Civil

O curso tradicional oferece várias possibilidades de atuação. Além de trabalhar na edificação de casas e prédios, também há opções na área de:

  • estradas;
  • saneamento;
  • geotecnia;
  • cálculo estrutural.

Engenharia Elétrica

O foco de atuação desse profissional são os sistemas de geração e distribuição de energia, mas o campo de trabalho é amplo, especialmente no Brasil. Algumas de suas atividades são:

  • acompanhar obras;
  • desenvolver projetos;
  • realizar vistorias e estudos.

Engenharia de Controle e Automação

Esse curso permite que você trabalhe em indústrias, mais especificamente com a execução e o planejamento de controle de processos e automação de equipamentos.

Assim, o profissional é bastante procurado nos segmentos:

  • alimentício;
  • automobilístico;
  • siderúrgico;
  • farmacêutico.

Engenharia Mecânica

Esse profissional busca fazer o desenvolvimento de máquinas e manter sistemas mecânicos. É muito buscado pela indústria e tem um vasto campo de atuação.

Ciência de Dados

Também chamado de data science, foca a gestão dos dados empresariais para obter informações e gerar insights que ajudem as empresas a crescerem.

A demanda por profissionais de exatas é grande, especialmente nas áreas de:

  • saúde;
  • finanças;
  • tecnologia;
  • educação.

Sistemas de Informação

Esse profissional desenvolve sistemas operacionais e gerencia os fluxos de dados de uma rede de computadores, interna ou externamente à organização. Ao mesmo tempo, consegue-se otimizar processos e fornecer mais segurança ao armazenamento de dados.

Matemática

O curso é uma licenciatura. Por isso, forma professores para atuarem nos Ensinos Fundamental e Médio. A pessoa formada também pode atuar em cursos pré-vestibulares e dar aulas particulares. Se fizer mestrado e doutorado, também pode ser docente no Ensino Superior.

Conclusão

Os tecnólogos em Logística e Análise e Desenvolvimento de Sistemas podem ser feitos na FABAD, a faculdade com ensino de qualidade e serviço de excelência. Eles estão disponíveis na modalidade EAD e têm uma grade curricular completa para que você entre no mercado com total preparação.

O custo é acessível, a partir de R$ 119 por mês, e você ainda tem um corpo docente com mestres e doutores para se especializar da forma mais eficiente. Afinal, para estar entre os profissionais de exatas, é fundamental se preparar e se atualizar com frequência.

Então, que tal dar início na sua carreira? Acesse o site da FABAD e conheça os cursos de Tecnólogo em Logística e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo