Como é o mercado de trabalho para marketing? Entenda!

Mesmo que você não saiba exatamente o que a profissão faz, o mercado de trabalho para marketing está presente e é um dos mais consolidados. Afinal, é necessário divulgar marcas e atender demandas dos consumidores, encontrando soluções para resolver dores do público.
Dessa forma, se está com dúvida se estudar marketing vale a pena, saiba que é uma área em ascensão. Existem várias possibilidades de atuação e os cursos funcionam presencial ou a distância.
Descubra se você se identifica com uma das profissões do futuro e entenda como o marketing está inserido no mercado de trabalho. Confira!
O que é marketing?
O marketing é uma área de trabalho que faz um planejamento estratégico para divulgar marcas e relacionados, visando aumentar o lucro do negócio e sua competitividade. Além disso, a ideia é alinhar a demanda do público-alvo aos produtos e serviços.
Para alcançar seus propósitos, as ações são realizadas no ambiente online e offline, com processo embasado em dados. Portanto, o mercado de trabalho para marketing abrange vários tipos de atividades, como:
- campanhas publicitárias;
- pesquisas mercadológicas;
- atendimento pós-venda;
- design.
Quais são as principais áreas de atuação do marketing?
O mercado de trabalho para o marketing é segmentado, permitindo que pessoas com diferentes tipos de preferências e habilidades possam atuar com o que gostam.
Descubra quais áreas do marketing combina com você! Acompanhe!
Marketing digital
Consiste em ações realizadas no ambiente online, abrangendo outras atividades específicas, como atuar com inteligência comercial e realizar pesquisas mercadológicas.
Especialista em SEO
É o profissional focado em fazer a marca ficar bem posicionada nos mecanismos de busca. Para isso, são utilizadas diferentes estratégias, tanto orgânicas (gratuitas) quanto pagas, como:
- pesquisa de palavra-chave;
- análises e relatórios detalhados de performance;
- aplicação de métricas de desempenho.
Marketing de conteúdo
Tem como foco a produção de conteúdos, incluindo:
- e-books;
- infográficos;
- artigos para blog;
- roteiro de podcasts e vídeos;
- copies para redes sociais.
Além disso, deve rastrear métricas, criar estratégias e cuidar da equipe de redatores e designers, mantendo o time alinhado com as entregas.
Social media
O profissional de mídias sociais utiliza plataformas para promover a marca e se conectar com o público. Além de criar postagens, a função inclui:
- cuidar da presença digital do negócio;
- organizar o atendimento ao cliente;
- patrocinar anúncios;
- manter a identidade visual.
Como é o mercado de trabalho para marketing?
O mercado de trabalho para marketing é dinâmico e influenciado pela tecnologia. Dessa forma, exige que o profissional esteja em constante atualização para encontrar oportunidades e alternativas de destacar a empresa.
É preciso estar preparado para enfrentar desafios e acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. Isso demanda saber lidar com inconstâncias, como:
- modificações sociais;
- variações econômicas;
- entrada de novas tecnologias;
- polêmicas;
- eventos.
Assim, é fundamental ter informações para inovar e criar soluções criativas e ágeis. Por isso, é indicado ter algumas características para se tornar um profissional bem-sucedido. São elas:
- capacidade de ter ideias sozinho: a dinâmica do mercado exige que o profissional consiga inovar e saiba gerenciar seu tempo para se manter motivado e engajar a equipe;
- gostar de desafios: é preciso saber lidar com obstáculos e entender como a tecnologia pode resolvê-los. Além disso, cada projeto é único e com objetivos diferentes;
- habilidades de comunicação: o profissional deve saber construir relacionamentos, tanto com a equipe quanto com os potenciais clientes. Por isso, é preciso saber transmitir mensagens acertadas.
Quais são as tendências para o mercado de marketing?
Para saber como entrar no mercado de trabalho do marketing, você precisa conhecer as tendências do setor. Veja quais são as principais.
Mobile
As plataformas voltadas para o projeto, criação e manutenção de aplicativos móveis são fundamentais para uma estratégia de marketing.
Por meio delas, é possível manter contato com a base de clientes e incentivar a compra dos usuários. Portanto, é uma forma de impulsionar o negócio.
Responsabilidade social
O papel social das empresas é fortemente considerado pelo público-alvo. Dessa forma, ajudar em causas sociais ou ambientais é uma boa iniciativa. Assim, a reputação da empresa melhora e alcança um posicionamento melhor no mercado.
Big Data
A coleta de dados, com a posterior análise e interpretação, ajuda a tomar decisões acertadas. Assim, é possível engajar os clientes, criando estratégias direcionadas e melhorando as operações do negócio.
Como ingressar na área de marketing?
Existem várias alternativas para ingressar na área de marketing. Tudo depende da especialidade em que deseja atuar.
Porém, é recomendado ter uma formação de nível superior para comprovar suas habilidades e conhecimentos, destacando-se entre os candidatos.
Assim, vale a pena saber tudo sobre o tecnólogo em marketing. O curso é uma graduação tecnológica com disciplinas voltadas para o mercado de trabalho.
A duração é de apenas 2 ou 3 anos. No entanto, o diploma é válido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem o mesmo reconhecimento no mercado de trabalho.
A grande vantagem é que o tecnólogo em marketing tem várias frentes de atuação, como:
- marketing digital;
- desenvolvimento de produtos;
- inteligência de mercado;
- consultoria;
- planejamento estratégico;
- comunicação corporativa;
- mídias sociais.
É possível fazer o curso na modalidade EaD, sabendo como conciliar trabalho e estudo. Assim, obtém todo o conhecimento de que precisa para entrar no mercado de trabalho de forma acertada e ter a chance de crescer profissionalmente.
Na FABAD, os estudos duram 2 anos e abrangem:
- fundamentos e conceitos;
- comunicação empresarial;
- estratégias de produtos;
- marketing de serviços.
Portanto, a formação é completa para entrar no mercado de trabalho para marketing, exercendo uma das principais profissões do futuro.
Então, que tal saber mais sobre a área? Conheça o curso de Tecnólogo em Marketing da FABAD e faça sua inscrição agora mesmo.