fbpx

Como está o mercado de TI? Veja como se preparar para essa área

Profissionais do mercado de TI reunidos em uma sala de reunião.

Se você considera começar uma nova carreira, é possível que o mercado de TI tenha chamado a sua atenção. Em alta, esse setor está sempre em busca de novos profissionais devido à alta demanda.

Isso acontece tanto porque as áreas da tecnologia estão sendo cada vez mais exigidas por pessoas e empresas. Ainda é preciso se preocupar com a segurança da informação, com a automação de processos e outros aspectos que fazem a diferença no dia a dia.

Então, que tal conhecer mais sobre o mercado de TI e ver por que vale a pena considerá-lo? Neste conteúdo, explicaremos melhor. Acompanhe!

Como está o mercado de TI atualmente?

O mercado de TI atualmente está em alta e com grande demanda de vagas. Em janeiro de 2023, havia 33 mil vagas abertas para os 25 principais cargos de tecnologia, o que representou um crescimento de 38%, quando comparado ao mesmo período de 2022.

Além disso, durante a pandemia de COVID-19, 87,5% das empresas brasileiras iniciaram alguma ação voltada para a transformação digital. Isso demonstra o motivo de existir esse aumento de oportunidades.

Isso fez com que o setor de TI tenha apresentado uma alta de 60% no período da pandemia. Essa situação foi gerada por um investimento maior das empresas, que tiveram que atender à demanda crescente dos consumidores.

A questão é que o mercado de trabalho tem um déficit significativo de profissionais na área tecnológica. Portanto, é comum encontrar salários altos, benefícios atrativos e jornadas flexíveis.

Para ter uma ideia, um levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) estima que o déficit de profissionais deverá atingir 797 mil até 2025. O motivo é a demanda ser muito maior do que o ritmo de formação.

Afinal, uma boa parte das carreiras em TI integram as chamadas profissões do futuro. Ou seja, essa é uma boa oportunidade para fazer uma transição de carreira, qualquer que seja a sua idade.

Quais são as principais tendências do mercado de TI?

As principais tendências do mercado de TI são, especialmente, os recursos e as ferramentas relacionadas à transformação digital. Nesse escopo, estão incluídos o metaverso, a inteligência artificial, o blockchain, entre outros.

De toda forma, esses segmentos tecnológicos exigem profissionais qualificados e parceiros estratégicos, que possam agregar valor à empresa em que atuam.

Nesse sentido, as principais tendências do mercado de TI são:

Inteligência artificial

É a tecnologia que simula a inteligência humana via aprendizado de máquina. Ou seja, os dados fornecem informações relevantes que permitem fazer previsões, tomar decisões e executar ações sem intervenção humana.

Alguns exemplos de atividades que utilizam a IA são: 

  • chatbots;
  • processamento de linguagem natural;
  • jogos;
  • reconhecimento de voz;
  • análise de dados;
  • robótica.

Blockchain

A tecnologia de “cadeia em blocos”, em tradução literal, é muito utilizada para criptomoedas, mas também tem outras serventias. Por exemplo, elaboração e validação de contratos.

Isso porque a tecnologia permite fazer a gestão de dados devido ao alto nível de segurança digital. Portanto, está em alta.

Metaverso

O ambiente virtual que funciona de maneira igual ao real leva à criação de uma vida online. Toda a interação ocorre por meio de avatares, que trabalham, fazem compras e se encontram com os amigos.

Dessa forma, o metaverso ficou tão conhecido que vários shows já aconteceram por lá e são vendidos imóveis por milhões de dólares.

Cibersegurança

A segurança da informação evita vazamentos de dados e mantém a infraestrutura de TI protegida. Por isso, há um investimento grande por parte das empresas, já que elas precisam garantir a defesa dos seus ativos. Também existe uma boa demanda devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Hiperautomação

A hiperautomação é uma evolução da automatização. Ela combina IA, internet das coisas (IoT) e aprendizado de máquina (machine learning) para as máquinas processarem informações e tomarem decisões ainda melhores e mais precisas. Tudo sem a intervenção dos seres humanos.

A diferença principal da hiperautomação é que ela realmente faz tudo sozinha. Antes dela, uma falha na produção precisava ser identificada pelo operador, que faria a reprogramação da máquina. Agora, o próprio equipamento faz essa correção de modo automático.

Desenvolvimento de aplicativos móveis

O uso de apps se torna cada vez maior devido à popularidade dos smartphones. Por isso, essa é uma tendência do mercado de TI. Nesse caso, o foco é:

  • programação;
  • geração de interfaces inteligentes;
  • implantação;
  • manutenção;
  • testes.

Cloud computing

A computação em nuvem já vem sendo muito adotada nos últimos anos por facilitar a rotina de pessoas e empresas. Um dos motivos é o armazenamento online, que reúne escalabilidade e segurança. Por isso, é outra boa opção para investir na carreira.

Desenvolvimento de sistemas

O foco dessa profissão é projetar, analisar, desenvolver, implementar e atualizar os sistemas de informação. Assim, tem uma grande abrangência. Inclusive, chega a envolver noções de gestão.

No entanto, o mais importante é saber programar computadores e desenvolver softwares para otimizar a performance da máquina e de seus recursos.

Qual a importância de se preparar para o futuro do mercado de TI?

A importância de se preparar para o futuro do mercado de TI é ser capaz de assumir a vaga esperada e executar as funções que a empresa deseja. Afinal, por mais que exista um grande déficit de profissionais, é fundamental ter conhecimento para se destacar no mercado.

Por isso, vale a pena fazer uma graduação. Você pode optar pelos cursos tecnólogos, que têm a mesma validade do modelo tradicional de Ensino Superior. A única diferença é o foco no mercado de trabalho. Assim, o tempo de duração é menor: apenas 2 anos.

De modo geral, quem faz uma graduação tecnológica tem boa aceitação no mercado de TI. Portanto, você pode fazer o tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas e começar a estagiar ainda na faculdade.

Assim, consegue fazer o networking necessário para conseguir uma boa posição no mercado de TI. Ou seja, esse é o momento de se preparar e ingressar na área.

Então, que tal começar os seus estudos? Aproveite e compartilhe este texto com os seus amigos nas redes sociais, mostrando por que o mercado de TI é tão atrativo.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo