fbpx

Como perder o medo de fazer faculdade? Descubra aqui!

Jovens e adultos compartilham o mesmo medo de fazer faculdade. Com os adolescentes, o receio é pela mudança após o término da escola e a adaptação ao mercado profissional. No segundo grupo, com idades variando entre 30 e 60 anos, a preocupação de começar a vida universitária tardiamente e de não conseguir conciliar a rotina de trabalho e estudo provoca desistências.

Independentemente de qual for a origem do medo, é preciso enfrentá-lo e garantir que a graduação seja uma experiência enriquecedora.

Portanto, aprenda a superar suas inseguranças com nosso conteúdo. Continue a leitura!

Quais os motivos para perder o medo de fazer faculdade?

É essencial ter em mente os motivos para abandonar o medo de fazer faculdade e ingressar na vida acadêmica, confiando na nova etapa e nas mudanças positivas. Confira dicas de como fazer isso!

Conhecer pessoas novas

Estar em uma graduação é uma ótima chance de conhecer novas pessoas e criar uma rede de contatos, chamado de networking.

Os colegas de curso podem se tornar amigos de trabalho, indicando você para uma vaga ou contratando seus serviços. Dessa forma, estudar uma graduação garante a oportunidade de estar presente em reuniões e encontros com profissionais que podem oferecer boas dicas e informações sobre o mercado de trabalho.

Adquirir mais conhecimento

A faculdade é um espaço de aprendizado constante e compartilhamento de saberes técnicos e práticos. Muitos conhecimentos não se restringem à área de formação, trazendo experiências em questões:

  • sociais;
  • culturais;
  • tecnológicas;
  • éticas;
  • mercadológicas.

Portanto, para uma qualificação profissional, é fundamental a evolução do estudante como cidadão. Ampliando sua visão de mundo, é possível contribuir ativamente com a sociedade.

Ter novas oportunidades no mercado

A vida acadêmica abre portas ao mercado de trabalho. Mais do que empregos com melhor remuneração, a faculdade oferece oportunidades que proporcionam uma carreira estável e crescente em grandes organizações.

Como perder o medo de fazer faculdade?

O medo de fazer faculdade vem da ansiedade que uma nova experiência traz. Desafios demandam riscos e, para enfrentar isso, é preciso se preparar emocionalmente. Confira dicas que podem ajudar no processo!

Converse com pessoas que tiveram a mesma experiência

Busque pessoas conhecidas que ingressaram no ensino superior e tire suas dúvidas. Converse sobre as maiores dificuldades e quais estratégias de adaptação são necessárias. Assim, o contato visa trazer inspiração e clareza sobre a vida acadêmica, criando confiança e descomplicando o processo.

Considere diferentes modalidades de graduação

Pensar em diferentes modalidades de graduação é uma boa decisão. Se você consegue organizar melhor a rotina e facilitar sua gestão de tempo para estudar em um curso a distância, invista nele. Dessa forma, isso aumentará sua percepção de controle, reduzindo preocupações e ansiedade.

Conte com acompanhamento psicológico

Se você sente que o medo de fazer faculdade está difícil de superar ou traz impactos emocionais que afetam o seu bem-estar, procure acompanhamento psicológico.

Dessa forma, com um profissional especializado, você conseguirá trabalhar suas desconfianças e vulnerabilidades, reavaliando sua forma de resolver problemas.

Como lidar com a insegurança ao escolher um curso?

Além do medo de fazer faculdade e dos desafios que uma graduação traz, como TCC e estágio, existe a insegurança da melhor opção de curso. Com o investimento de tempo e dinheiro, é natural querer ter certeza de que está na área certa para realização pessoal e profissional.

Portanto, para redobrar a segurança da escolha, veja as dicas a seguir!

Avalie quais são os interesses pessoais e profissionais

Dedique um tempo para avaliar seu momento e o tipo de futuro que deseja. Além disso, é essencial entender o que te motiva. Com algumas reflexões, é possível entender sobre potenciais carreiras e como se encaixam nos seus objetivos íntimos.

Pesquise sobre os cursos que mais lhe interessam

Existem duas ou mais formações que despertam seu interesse? Liste-as e faça um comparativo dos detalhes de cada uma, como:

  • tempo de duração;
  • matérias da grade curricular;
  • área do conhecimento;
  • custo da mensalidade.

Assim, isso será útil para conhecer melhor cada graduação e escolher aquela que mais se identifica.

Saiba mais sobre a instituição de ensino

Informar-se sobre a instituição de ensino dos cursos de interesse é fundamental. Pesquise as qualificações e benefícios oferecidos, além das avaliações de outras pessoas sobre aspectos como:

  • estrutura das unidades;
  • polos de educação;
  • professores;
  • recursos didáticos;
  • valores culturais.

O medo de fazer faculdade é normal e compreensível. Envolve escolhas essenciais e necessárias que modificarão o futuro, sendo preciso enfrentar inseguranças pessoais para conquistar a melhor adaptação ao processo.

Portanto, seguindo as dicas, é possível se planejar para ingressar no ensino superior, garantindo uma vivência transformadora.

Ficou interessado em dar o próximo passo para a sua graduação e perder o medo de fazer faculdade? Aproveite para saber mais seguindo nossas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo