fbpx

Logística no dia a dia: quais são os objetivos da área

Mulher que trabalha com logística analisando um relatório da mercadoria recebida.

Já parou para pensar em toda a trajetória que um produto realiza para chegar até o consumidor final? Boa parte desse caminho diz respeito à aplicação da logística no dia a dia.

Essa é uma área muito relevante para o comércio e diversos outros setores do mercado. Afinal, cuida de toda a gestão de processos necessários para garantir a aquisição, o estoque e o transporte de produtos ou matérias-primas que serão destinados à venda.

Tem interesse em saber como trabalhar com logística? Acompanhe o conteúdo e saiba como funcionam os processos do setor no dia a dia!

O que é logística?

A logística nada mais é que uma área responsável por planejar e executar atividades de aquisição, transporte e armazenamento de mercadorias. Dessa forma, é o trabalho desse setor que liga um produto do fornecedor até o consumidor final.

O objetivo dessa área de atuação é garantir a otimização e a qualidade de cada uma das etapas. Por isso, utiliza sistemas e técnicas de organização, comunicação e integração de dados para ter um trabalho eficiente.

Além disso, a logística é uma área que requer diversas ferramentas para a aplicação. Máquinas e equipamentos, por exemplo, para transporte e armazenamento são indispensáveis.

O mesmo vale para softwares de gestão integrada e canais de comunicação entre a origem e o ponto final, a fim de cuidar do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Quais atividades envolve essa área?

Para entender melhor como funciona a logística no dia a dia, confira, com detalhes, as principais atribuições desse setor. Saiba mais!

Aquisição

O contato para adquirir mercadorias ou matérias-primas parte do setor de logística de um negócio. Esse é o processo que vai dar início a toda a cadeia de suprimentos.

Os produtos adquiridos podem ser passados para novos fornecedores, empresas do varejo ou até mesmo o consumidor final, a depender do tipo e dos objetivos da organização.

Transporte

O transporte, provavelmente, é uma das responsabilidades mais lembradas quando se fala em logística. Essa função é de grande reconhecimento devido à necessidade de:

  • planejar rotas;
  • fazer a gestão de tempo;
  • administrar frotas;
  • otimizar a entrega no prazo planejado.

Outra responsabilidade do setor de logística, nas etapas de transporte, é garantir a segurança da entrega. Dessa forma, a contratação de seguros e a realização de protocolos para proteger a integridade de todo o pedido são funções valiosas.

Vale destacar que a gestão de logística busca realizar o trabalho de transporte com o máximo de eficiência possível. Para isso, precisa de:

  • melhor caminho;
  • custo-benefício adequado;
  • processos mais rentáveis de entrega.

Armazenamento

O cuidado com o armazenamento das mercadorias também faz parte da gestão logística de um negócio. O uso de equipamentos adequados para guardar os produtos de forma segura, tal como o cálculo estatístico do estoque, a fim de não faltar itens necessários, são as tarefas essenciais da atividade.

Além disso, da mesma maneira que a logística busca a qualidade na entrega e na aquisição, o armazenamento também deve ser otimizado.

Portanto, o aproveitamento dos espaços físicos e a preservação das condições do ambiente para alocar os produtos por um determinado período devem contar com um planejamento estratégico.

Dessa forma, para que o trabalho seja realizado, ferramentas e sistemas digitais são indispensáveis. É por isso que, atualmente, os profissionais de logística precisam de noções básicas de informática e gestão automatizada, a fim de lidar com os softwares da melhor maneira.

Quais são os objetivos para melhorar a produtividade dos setores econômicos?

Uma palavra que pode resumir o bom desempenho do setor de logística e, consequentemente, o objetivo de todas as atividades realizadas nesse segmento é: produtividade. No entanto, para que esse propósito seja alcançado, torna-se fundamental a definição de novas metas.

Confira quais são os principais objetivos para aumentar a produtividade dos setores econômicos, por meio dos processos logísticos, a seguir:

Manter a qualidade das atividades

Tendo em vista a relevância das operações logísticas, a qualidade se torna um dos fatores fundamentais para as atividades.

Coordenar processos, otimizar etapas e manter a comunicação entre cada profissional ou equipe são responsabilidades do setor para que todas as tarefas sejam realizadas com sucesso.

Reduzir custos e desperdícios

Se o objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência das operações, a redução de custos e a prevenção aos desperdícios também são objetivos do setor.

Cálculos precisos, estimativas baseadas em dados reais e projeções podem auxiliar nesse processo. Por isso, o uso de sistemas inteligentes se faz necessário para tornar o planejamento e o monitoramento mais práticos e com menos incidência de erros.

Garantir a satisfação na experiência de consumo

Todas as atividades acontecem para garantir que o consumidor final tenha as suas expectativas atendidas. Assim, fazer com que os clientes se sintam satisfeitos com a experiência obtida também é um dos focos da logística no dia a dia.

Onde atua a logística no nosso dia a dia?

Todo tipo de atividade comercial tem um trabalho logístico por trás. Os legumes comprados na feira, por exemplo, passaram por etapas de colheita, armazenamento e transporte.

Dessa forma, as atividades industriais também precisam de uma grande contribuição logística, desde a aquisição de matéria-prima até a entrega dos produtos ao ponto de venda.

Para que essas etapas ocorram bem, é necessário o mínimo de planejamento. Afinal, desde atividades de agronegócio até comerciais lidam com logística no dia a dia. Isso só reforça a relevância e a presença do trabalho desse setor na vida de qualquer cidadão.

Como é o curso de Logística EaD da FABAD?

Levando em consideração a complexidade das atividades logísticas, é fundamental que o gestor desse setor tenha uma boa formação acadêmica.

O curso de Logística da FABAD vem oferecer toda a capacitação que você precisa para atuar na área e o melhor: por meio da graduação EaD.

O curso tecnólogo tem duração de 2 anos e conta com um corpo docente especializado, formado por mestres e doutores. Ao longo da graduação, é possível aprender conteúdos essenciais para o trabalho logístico, a partir de disciplinas como:

  • Direito Aplicado à Administração;
  • Gestão Estratégica de Pessoas;
  • Comunicação Empresarial;
  • Fundamentos da Economia;
  • Sistema de Informações Gerenciais;
  • Gestão de Transportes;
  • Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Gostou de saber como funciona a logística no dia a dia? Se você se identifica com o trabalho da área, vale a pena investir em uma carreira, preparando-se desde o início para construir um caminho de sucesso e com muito conhecimento.

Quer saber como entrar nessa área de atuação? Conheça mais detalhes sobre o tecnólogo em Logística EaD da FABAD!

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo