Habilidades para colocar no currículo: conheça 7 competências para se destacar

A forma como você apresenta o seu perfil profissional em uma oportunidade de emprego faz toda a diferença na hora de atrair os recrutadores. Para isso, apostar em boas habilidades para colocar no currículo é uma maneira de enriquecer sua apresentação e aumentar as chances de passar para as próximas fases do processo de seleção.
Habilidades e competências dizem respeito àquilo que você sabe fazer e tem afinidade. Geralmente, são classificadas como:
- hard skills: conhecidas como as capacidades técnicas e adquiridas a partir dos estudos e treinamento;
- soft skills: características comportamentais que contribuem com o desempenho profissional.
Neste artigo, confira sete habilidades para colocar no currículo que você pode explorar e chamar a atenção dos recrutadores. Acompanhe!
1. Comunicação
A comunicação é uma habilidade comportamental muito apreciada no mercado, tendo em vista que facilita toda a atuação, independentemente do setor.
Ter facilidade em transmitir e receber informações é uma vantagem até mesmo para quem trabalha por conta própria, embora seja ainda mais valiosa para o trabalho coordenado nas equipes.
2. Criatividade
A criatividade é a capacidade de criar a partir de algo. No dia a dia profissional, garante suporte à inovação e à aplicação de ideias eficientes, que trazem um diferencial para o trabalho.
Ter profissionais criativos em um negócio pode levá-lo a um novo patamar e promover um crescimento substancial. Por isso, é uma das habilidades apreciadas na hora de contratar um novo colaborador.
3. Adaptabilidade
A adaptabilidade ou a resiliência são características que ajudam a se moldar às necessidades.
Trata-se de habilidades que permitem identificar as demandas do trabalho e ter uma postura mais ativa para atendê-las. Além disso, em situações desafiadoras, essa competência é essencial para manter o foco e encontrar boas soluções.
4. Trabalho em equipe
Não é só a comunicação que coloca em destaque um profissional em um processo seletivo para uma vaga de emprego. A capacidade de trabalhar em equipe também é muito estimada no mercado, uma vez que auxilia na criação de um clima organizacional satisfatório.
Além disso, a maioria dos empregos lida com diferentes setores e colaboradores. Dessa forma, é necessário que os trabalhos se complementem e aumentem a produtividade.
Por isso, a capacidade de oferecer suporte aos colegas, ter um diálogo aberto e evitar conflitos é bastante estimada nos currículos.
5. Capacidade de inovação
Complementando a criatividade, a capacidade de inovação diz respeito à inclusão de novidades no trabalho.
Seja com um detalhe adicional em um produto ou serviço, seja em uma implementação totalmente inédita, a empresa pode conquistar um público cada vez mais fiel e se destacar no nicho de atuação.
Por esse motivo, montar equipes com profissionais criativos e, sobretudo, inovadores é vantajoso para os mais variados negócios.
Além disso, essa proposta combina com a cultura de inovação, implementada em diferentes empresas, principalmente aquelas voltadas para o mercado de Tecnologia da Informação e organizações como startups.
6. Inteligência emocional
A habilidade de inteligência emocional permite compreender as próprias emoções e reconhecer os sentimentos alheios.
Dessa forma, é o ponto de partida para uma melhor regulação comportamental e atuação profissional no ambiente de trabalho.
A inteligência emocional é essencial para diversas ações no dia a dia profissional, como:
- não desviar a atenção em momentos de tensão;
- ter clareza mental para solucionar problemas;
- melhorar o relacionamento interpessoal e evitar conflitos;
- priorizar a empatia no clima organizacional;
- manter o pensamento racional para o desenvolvimento de novas ideias e um bom desempenho no trabalho.
7. Habilidades de liderança
O senso de liderança também é uma habilidade procurada no mercado de trabalho que pode ajudar você a conseguir mais oportunidades ao enviar currículo.
Vale a pena destacar que essa competência é estimada até mesmo para as vagas de emprego que não são voltadas para os cargos gerenciais e executivos.
Isso porque a capacidade de liderança pode ser aplicada em um grupo e internamente. Assim, indivíduos líderes são mais habilidosos na autogestão profissional, emocional e social. Consequentemente, têm mais chances de apresentar uma postura positiva no ambiente de trabalho.
Portanto, com essas dicas, é possível construir uma boa imagem, surpreender os recrutadores e conquistar a vaga esperada.
Como visto, são várias as habilidades para colocar no currículo que você pode desenvolver, além de manter a honestidade e relatar apenas as características que mais se destacam na sua atuação profissional, sem exageros.
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