fbpx

Faculdade e concurso: como criar uma rotina de estudos

Livros amarelos com um relógio em cima para contar o tempo destinado ao estudo para faculdade e concurso.

Ter uma vida financeiramente tranquila é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, equilibrar os estudos entre faculdade e concurso pode ser um grande desafio, principalmente se você tem obrigações com o trabalho.

Se o seu objetivo é fazer tudo isso ao mesmo tempo, saiba que é possível. Com organização, você consegue conciliar trabalho e estudo, e até acrescentar o concurso público na conta.

Portanto, que tal ver algumas dicas para chegar a esse nível de sistematização? Continue a leitura!

Como administrar trabalho, faculdade e concurso?

Para administrar três áreas diferentes, siga as dicas abaixo:

Procure concursos relacionados ao estudo da sua graduação

O primeiro passo para gerenciar bem seu dia a dia é procurar concursos que se relacionam com o que você estuda na graduação. Dessa forma, é essencial ter uma rotina de estudo bem estruturada.

Isso porque você não deve priorizar nenhum dos lados. Ou seja, de nada adianta estudar mais para o concurso, passar e não conseguir assumir o cargo por não ter terminado a primeira graduação.

Da mesma forma, pouco importa terminar a faculdade e não conseguir passar em nenhum exame por falta de estudo. Portanto, um cronograma bem estabelecido é o seu grande aliado, junto às disciplinas alinhadas.

Saiba quais disciplinas começar a estudar para faculdade e concurso

Depois de escolher o concurso que vai prestar, invista no estudo estratégico. Analise os editais e as provas anteriores para identificar os temas mais cobrados nos exames. Além disso, veja qual é o grau de dificuldade das perguntas.

Vale a pena estudar algumas disciplinas úteis para todos os exames concorridos. São elas: 

  • português;
  • raciocínio lógico;
  • Direito Administrativo e Constitucional.

Faça a gestão do tempo

Divida o tempo de forma equilibrada para empregar esforços em todos os projetos. Nesse período, é provável que você tenha que dormir menos ou deixar de sair nos finais de semana para assistir às aulas à distância ou ler um livro.

Apesar disso, lembre-se de que o descanso também é fundamental. Por isso, tire alguns momentos para ficar com a família, fazer um passeio ou simplesmente dormir. Isso é imprescindível para reorganizar os pensamentos, oxigenar o cérebro e internalizar melhor os conhecimentos estudados.

Como iniciar os estudos para faculdade e concurso?

Para iniciar os estudos, coloque em prática as seguintes dicas:

Encontre a técnica de aprendizagem ideal

Em concursos, costuma-se focar na resolução de questões e conceitos mais cobrados nas provas. Já na faculdade, a teoria impera. No entanto, você pode aproveitar os dois conhecimentos participando de certames que condizem com a sua área de formação. Isso ajudará na hora do estudo, sanando dúvidas.

Além disso, verifique qual é o seu tipo de aprendizagem. Assim, saberá o que fazer para melhorar os conhecimentos. Por exemplo, se for uma pessoa auditiva, aproveite para ouvir o conteúdo. Se for visual, faça mapas mentais.

De toda forma, existem diferentes métodos de estudo. Conhecê-los ajuda a definir como você consegue estudar de forma adequada.

Faça simulados e questões de provas passadas

Especialmente para concursos, os simulados e as questões de provas passadas ajudam a se preparar. Porém, essa também pode ser uma boa opção para a faculdade. Por mais que você tenha que ler a teoria, estes exercícios permitem aprofundar seus conhecimentos.

Busque materiais de qualidade

Tanto para faculdade quanto para concurso, o estudo embasado em materiais de qualidade permite aumentar seus conhecimentos. Por isso, selecione com cuidado os livros a ler. 

Nesse processo, considere quem são os autores, qual é sua experiência e o que os estudantes dizem sobre o conteúdo.

Persista

Por mais que seja difícil conciliar faculdade e concurso, ainda mais quando se precisa agregar o trabalho, saiba que o ideal é persistir. Tenha a sua meta como foco e evite se comparar com os outros. Cada pessoa tem o seu tempo para alcançar os objetivos.

Assim, as dicas mencionadas ajudam a estudar e internalizar o conhecimento. Afinal, essas atividades não precisam ser excludentes. Basta alinhar os diferentes aspectos e seguir as recomendações para melhorar seus resultados.

Além disso, considere fazer um curso EaD. Sem precisar se deslocar todos os dias, você tem mais tempo para aproveitar os estudos para faculdade e concurso e criar uma rotina adequada à realidade.

Portanto, que tal encontrar um curso EaD que atenda às suas necessidades de planejamento para faculdade e concurso? Acesse o site da FABAD, veja todas as opções e comece a construir o seu futuro agora!

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo