fbpx

Entrevista de emprego: 4 dicas essenciais para sua preparação

Homem sendo aprovado na entrevista de emprego, em um aperto de mãos com o recrutador.

A entrevista de emprego é um das fases seletivas mais aguardadas e também uma das mais temidas pelos candidatos em busca de uma colocação profissional.

Afinal, é quando você é testado e avaliado não apenas pelo que está no seu currículo, como por outros aspectos. É o caso da sua imagem, da sua apresentação pessoal, do seu nível de preparação para o momento e da sua articulação sobre vivências profissionais anteriores.

Pensando na importância de se ter um bom desempenho na entrevista, trouxemos um artigo com algumas estratégias que ajudarão você a ter mais segurança e confiança para lidar com o RH. Acompanhe!

1. Planeje o seu visual para o grande dia

Comece escolhendo qual será o seu visual durante a entrevista de emprego e deixe-o reservado para quando chegar o dia. Isso é essencial porque você deve mostrar sua imagem profissional.

Além disso, sua produção deve estar adequada ao ambiente da empresa, demonstrando respeito e comprometimento com o processo seletivo.

Não dá, por exemplo, para usar peças muito informais ou mesmo curtas em um espaço corporativo ou jurídico. Uma produção social sempre é uma boa pedida para esses momentos.

2. Revise o seu currículo antes da entrevista de emprego

Nos dias que antecedem a entrevista de emprego, é essencial revisar o seu currículo. Você pode imprimir uma cópia ou conferi-la no seu celular/computador.

A ideia é você rememorar o que está escrito para estar preparado ao ser questionado pelo recrutador. Por exemplo, aspectos como:

  • graduação;
  • cursos complementares;
  • premiações;
  • projetos voluntários.

Afinal, muitos profissionais de RH costumam avaliar se há coerência entre o que está no papel e o que os candidatos respondem.

Dessa forma, conseguem identificar possíveis mentiras, invenções ou informações que são utilizadas apenas para inflar o currículo e torná-lo mais chamativo.

3. Pesquise sobre a empresa com antecedência

Outra dica fundamental é pesquisar antecipadamente sobre a empresa que está ofertando a vaga que você quer assumir.

Muitos recrutadores se atentam ao quanto você já sabe sobre a organização e o funcionamento dela. Inclusive, há aqueles que fazem perguntas bem diretas sobre o que o candidato acha da companhia a partir de um olhar da sua área.

Por exemplo, se você é um profissional de marketing, pode ser solicitado a dar uma análise sobre como a empresa tem se saído nesse quesito, como o que você acha sobre:

  • posicionamento da marca;
  • presença dela nas redes sociais;
  • alcance de campanhas publicitárias.

Ou seja, pontos como esses só podem ser discutidos se você tiver conhecimento prévio sobre eles.

4. Treine respostas para as perguntas mais recorrentes

Independentemente do cargo e do processo seletivo, há perguntas que são recorrentes na entrevista de emprego. São aquelas que questionam coisas estratégicas, como:

  • por que você saiu do trabalho anterior?
  • por que desejar atuar nessa nova empresa?
  • como você acha que pode contribuir com a companhia?
  • como você se avalia ao trabalhar em equipe?
  • quais conquistas você já alcançou profissionalmente até aqui?
  • qual o rumo que você pretende dar à sua carreira nos próximos anos?
  • quais são suas competências profissionais e habilidades sociais?

Portanto, é relevante listá-las e treinar respostas para cada uma, praticando o seu pitch pessoal, isto é, sua autoapresentação.

Isso ajuda você a trabalhar sua segurança na hora de se comunicar e destacar resultados obtidos na carreira, evitando nervosismo e problemas como prolixidade, redundância ou o famoso esquecimento de última hora.

Viu como há maneiras eficientes de potencializar o seu desempenho em uma entrevista de emprego? O segredo para obter esse resultado começa com planejamento e treinamento

Com isso, você fica emocionalmente preparado, consciente de quais características profissionais destacar e como dar destaque à sua experiência no mercado, mostrando, assim, os motivos da empresa fazer uma boa escolha em contratá-lo.

Gostou das nossas estratégias? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que também possam se preparar melhor para uma entrevista de emprego!

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo