fbpx

Como parar de procrastinar: confira 6 dicas para maior produtividade

Mulher dormindo enquanto estuda, precisando entender como parar de procrastinar.

Atualmente, a produtividade e proatividade são aspectos cobrados frequentemente em ambientes de trabalho e estudo. Dessa forma, a busca por alternativas de como parar de procrastinar é constante.

Tido como um dos grandes males do século XXI, a falta de foco prejudica não apenas a vida pessoal, mas profissional também. Em especial, quando a pessoa estuda ou trabalha de casa, acaba mais suscetível às distrações ao redor.

Com isso em mente, confira dicas que ajudam a quebrar velhos ciclos de procrastinação. Além disso, serão úteis para repensar a rotina e se organizar melhor quanto ao tempo e energia gastos em atividades. Acompanhe!

1. Crie uma lista de tarefas

Comece pelo básico para parar de procrastinar: faça uma lista de tarefas diárias. A princípio, pode parecer chato ter que escrever as coisas que você deve fazer, no entanto, pouco a pouco, o hábito se torna fácil.

A função da lista é dar uma direção para quando perder o foco, sem saber por onde começar seus afazeres. Com ela, você tem um início, meio e fim.

Para completar, a prática auxilia a não se sobrecarregar com atividades que não são urgentes, invertendo prioridades.

Uma dica extra é criar pequenas recompensas para tarefas concluídas, como:

  • tempo para navegar nas redes sociais;
  • ler um capítulo do livro favorito;
  • brincar com o pet;
  • assistir um episódio da série;
  • descansar por um intervalo de tempo;
  • fazer um lanche.

2. Trabalhe com prazos possíveis

Ao fazer sua lista de tarefas, é normal estipular prazos para cada atividade. Isso ajuda na organização pessoal, além de permitir se programar para cumprir outros afazeres.

No entanto, cuidado na hora de pensar o tempo de produção disponível para cada item da lista. Não adianta trabalhar com prazos impossíveis de serem realizados, sendo muito curtos para demandas difíceis.

Agir dessa forma é colocar uma pressão desnecessária sobre você mesmo, propondo metas inviáveis que não serão cumpridas e alimentarão a procrastinação.

3. Tenha um espaço próprio para estudo e trabalho

Um passo essencial sobre como parar de procrastinar é ter um espaço próprio para estudar ou trabalhar. Pode ser um cômodo que só você tenha acesso, ou um cantinho da casa silencioso que possa virar um home office.

Além disso, ter um espaço apropriado aumenta a produtividade. Você não deve fazer suas atividades deitado na cama ou na mesa de jantar enquanto outras pessoas circulam ao redor. O mesmo vale para o sofá na sala de estar e a televisão ligada.

Não ter seu local de estudo ou trabalho delimitado, estimula o surgimento de distrações, causando interrupções nas tarefas constantemente.

4. Faça uma boa gestão do tempo

Faça um exercício de autoavaliação da sua produtividade para ter como parar de procrastinar. Ou seja, veja por quanto tempo você se mantém ativo e rendendo enquanto realiza alguma atividade acadêmica ou laboral.

A análise é essencial para entender seu desempenho. Há pessoas com bom rendimento que estudam apenas 30 minutos por dia. Outras, entregam melhores resultados no intervalo de uma hora.

Há também aqueles que se mantêm focados e empenhados por até duas horas seguidas sem dificuldades. Portanto, não há uma regra que se aplica a todos. O que é melhor para um, pode não ser o melhor para o outro.

Entender seu ritmo auxilia na construção de uma rotina produtiva. Com autoconhecimento, é possível saber o que funciona para o seu perfil, facilitando a gestão do tempo e otimizando os horários livres.

5. Atente-se ao seu estado emocional

Não importa se você quer estudar ou fazer uma renda extra: é fundamental se atentar ao seu estado emocional e a possibilidade de realização das tarefas.

Diversas situações do seu dia podem desestabilizar sua saúde mental e afetar a capacidade de concentração. Alguns exemplos são:

  • problemas familiares;
  • dificuldades no emprego;
  • saúde física comprometida;
  • cobranças e críticas;
  • mudanças;
  • imprevisto financeiro.

Portanto, caso você perceba que não está se sentindo bem, mas sim desmotivado ou sem energia, não insista em tentar seguir seu cronograma de atividades.

Forçar sua produtividade não é uma boa ideia, uma vez que você não conseguirá render como gostaria e aumentará a frustração. O recomendado é cuidar da mente e descansar.

6. Fuja de qualquer distração

Outra dica fundamental de como parar de procrastinar é assegurar que não haja distrações nos seus momentos de estudo ou trabalho.

Atualmente, com estímulos de todos os tipos e níveis, dispersar a atenção de uma pessoa é fácil. Além de afetar a produtividade, provocam aumento do estresse e ativam gatilhos de ansiedade.

Um bom exemplo é o uso do smartphone. Basta tocar por conta de uma chamada ou receber uma notificação para o seu foco desaparecer. Portanto, é fundamental desligá-lo ou deixá-lo no modo silencioso, de preferência fora da sua vista.

Além disso, o hábito de estudar em espaços abertos, como varandas e jardins, apesar de parecer saudável, causa distrações. Embora agradável por conta da iluminação e da ventilação, para entender como parar de procrastinar é necessário abrir mão.

Portanto, inserir as dicas mencionadas na sua rotina trará resultados melhores nos estudos e no trabalho. Corrigir os hábitos que estimulam a falta de foco deve ser prioridade.

Vencer a procrastinação não é difícil. Com dedicação e compromisso, é possível construir métodos saudáveis de produtividade e aumentar o desempenho.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, ensinando como parar de procrastinar com dicas simples e eficientes.

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo