fbpx

Carreira em TI: como a FABAD pode contribuir

Jovem programados trabalhando com códigos no computador ao ingressar na carreira em TI.

Se você pensa em seguir carreira em TI, saiba que essa é uma excelente ideia. Além de ser um mercado aquecido, trabalhar com tecnologia permite ingressar em diferentes áreas e executar as mais variadas funções.

Uma das grandes vantagens de estudar e se aprofundar em Tecnologia da Informação é a ampla possibilidade de carreira.

Um levantamento realizado pela empresa Softex aponta o déficit de mais de 400 mil profissionais especializados em TI no mercado brasileiro. Em outras palavras, atualmente, há mais vagas que pessoas aptas para ocuparem os cargos.

Por esse motivo, vale a pena avaliar a possibilidade de dar início a uma carreira em TI. Acompanhe este artigo e saiba como a FABAD pode contribuir para o seu sucesso profissional!

Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

A graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma das mais clássicas para quem deseja abrir caminhos profissionais no campo da Tecnologia da Informação.

Esse é um curso tecnólogo, com duração de 2 anos, com disciplinas voltadas ao aprendizado de conhecimentos técnicos e teóricos sobre criação, implementação, manutenção e gestão de sistemas de hardware e software.

Na FABAD, a formação tem enfoque técnico e humanístico. O objetivo é elevar a compreensão, com o uso da tecnologia, dos meios:

  • social;
  • político;
  • econômico;
  • cultural.

Dessa forma, é possível ter uma visão crítica de como ter uma postura ativa como profissional para proporcionar o desenvolvimento sustentável da carreira e da área de atuação.

Isso demonstra como o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FABAD é interdisciplinar e prático.

Dessa forma, o estudo tem como propósito preparar profissionais para atuarem nos mais diferentes cargos e campos, ao passar em concursos públicos ou em processos seletivos de organizações privadas.

Quais são as disciplinas do curso da FABAD?

Por ser um curso interdisciplinar, com enfoque em tecnologia, é possível esperar uma mistura de disciplinas teóricas e práticas ao longo do curso.

Vale a pena destacar que a grade curricular é composta por 2.160 horas de componentes curriculares e atividades complementares.

O melhor de tudo é que você pode fazer esse curso inteiramente online, por meio da modalidade de ensino à distância (EaD).

Outra grande vantagem de fazer o tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FABAD é o corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores em diferentes áreas.

Onde um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua?

Por ter uma formação tão completa e direcionada para o mercado de trabalho, como é o caso do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o profissional tem diversas possibilidades de construir sua carreira em TI.

O enfoque profissional também pode ocorrer por meio da pós-graduação, a fim de aprofundar os conhecimentos e as habilidades.

A seguir, conheça algumas das principais áreas que um profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode atuar!

Desenvolvimento de software

Os profissionais que trabalham com desenvolvimento de software visam pesquisas de novas combinações e criam algoritmos estratégicos para realizar aplicações específicas nos sistemas.

Técnicas de integração e o conhecimento em diferentes linguagens de programação fazem toda a diferença nesse setor. Dessa forma, um desenvolvedor de software pode trabalhar de diferentes maneiras, como:

  • autônomo;
  • colaborador de empresas públicas ou privadas;
  • consultor.

Administração de banco de dados

Já quem é especialista em gestão de banco de dados desenvolve modelos que geram recursos fundamentais para a tomada de decisão e o controle de informações, principalmente no ramo empresarial.

Assim, o profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode integrar ao quadro de colaboradores de uma empresa ou atuar em organizações especializadas em gestão de dados.

Infraestrutura de TI

Diversas empresas contratam profissionais fixos ou terceirizados para ter um suporte técnico para os sistemas implementados internamente.

É esse o papel do profissional de infraestrutura de TI, além de:

  • realizar treinamentos;
  • fazer manutenções;
  • desenvolver novas aplicações, principalmente em redes.

Portanto, a carreira em TI é bastante promissora para quem tem afinidade com a área da tecnologia e tem interesse em aprender mais sobre o campo. Habilidades como criatividade, disciplina e autonomia também contribuem para o sucesso profissional nesse mercado.

Gostou da ideia? Então, saiba como dar o primeiro passo rumo à carreira em TI ao conhecer mais sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FABAD!

Compartilhe com seus amigos
Pular para o conteúdo