fbpx

Áreas do marketing: 10 principais que você precisa conhecer

Não importa o segmento das empresas. Da indústria ao comércio de serviços, todas elas precisam de profissionais da área de marketing. Afinal, são eles que vão estar à frente da construção de imagem da marca, do relacionamento com clientes, das ações de vendas e muito mais. 

Tendo isso em vista, é comum que interessados nessa profissão se perguntem quais são as áreas do marketing para entender todas as possibilidades de carreira que podem seguir.

Com isso em mente, trouxemos uma lista com 10 áreas do marketing para você se inteirar e ficar por dentro das atividades que elas realizam. Acompanhe com atenção!

1. Marketing digital

Começamos a lista de áreas do marketing com o marketing digital. Como o nome já entrega, é um ramo que se dedica a divulgar a empresa na internet. Além, é claro, de utilizá-la como ferramenta de venda, atendimento ao público e monitoração de reputação.

Para tanto, os profissionais trabalham principalmente com gestão de redes sociais e impulsionamento de anúncios em plataformas diversas. Outra atividade comum é a realização de campanhas virtuais e a mensuração de audiência e engajamento delas.

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo foca na geração de material informativo, educativo e de entretenimento nas plataformas da marca. A ideia é promover a empresa para além dos produtos e serviços dela.

Mostrando-a como aliada e parceira do consumidor em diversos assuntos da rotina. Isso não só contribui para melhorar o relacionamento com o consumidor, mas também para fidelizá-lo e atrair potenciais clientes.

3. Neuromarketing

O neuromarketing trabalha com o estudo de técnicas que atraem a atenção das pessoas e estimulam elas a consumirem. Tudo isso a partir da influência emocional que produtos e serviços podem despertar e cativar as pessoas.

Dentre os recursos mais utilizados podemos destacar as experiências sensoriais (como a visual, olfativa e a tátil) dentro dos estabelecimentos físicos da empresa.

4. Branding

A área de branding, por sua vez, é voltada para o desenvolvimento conceitual de marcas para as instituições — que podem ser tanto públicas quanto privadas. Ou seja, não se trata apenas de planejar a logomarca delas.

Ao contrário, é pensar em toda a identidade visual e comunicacional da organização. O que envolve, por exemplo, paleta de cores, mascotes, fontes, formas de interação com o público consumidor e muito mais! 

5. Outbound marketing

O outbound marketing representa o marketing convencional das organizações. Por exemplo, se uma empresa vende itens decorativos para residências, esse setor se responsabilizará por traçar como será feita a publicidade desses produtos nas mídias.

É ele também quem vai planejar as estratégias de atração dos consumidores e os meios de comunicação e promoção de vendas. Sempre, é claro, adaptando e buscando atingir resultados mais expressivos na captação da clientela.

6. Inbound marketing

Dando continuidade a lista de áreas do marketing, passamos para o inbound marketing. Quem atua nesse setor foca na elaboração de ações para garantir que os clientes e potenciais clientes passem por todas as etapas do funil de vendas.

Em especial, quando há vendas online ou remotas. Por isso, são colocadas em prática diferentes medidas para geração, conversão e retenção de leads.

7. Endomarketing

Ao contrário dos demais citados até aqui, o endomarketing é um campo voltado para o ambiente interno da empresa. Isso porque ele traça as estratégias de:

  • comunicação das medidas e políticas institucionais da companhia para os colaboradores;
  • relacionamento de setores de filiais e/ou matriz;
  • divulgação de ações futuras da direção ou de acionistas para os funcionários;
  • integração de equipes de trabalho (projetos, recursos, administração etc.);
  • engajamento dos funcionários com a cultura e o clima organizacionais.

8. Marketing de eventos

Já o marketing de eventos foca em ações promocionais, de divulgação e relação com a mídia para colocar as marcas na frente da concorrência no mercado.

Os profissionais do ramo costumam, por exemplo, planejar, orçar e executar festivais, festas, competições e  convenções. Em muitos casos, também há o patrocínio ou o apoio dado a causas e movimentos sociais que ajudam a fortalecer a imagem da empresa. Além, é claro, dos valores e posicionamentos dela.

9. Marketing business to business

O marketing business to business, também chamado de marketing B2B, trabalha com as estratégias de negociação entre empresas. Afinal, há muitas companhias que têm como público final não o cidadão comum, mas sim outras instituições (públicas e privadas).

Portanto, é preciso traçar como será a oferta de serviços nos espaços de operação — que podem ser presenciais e/ou virtuais. Fora realizar estudos de mercado para achar melhores praças de atuação, definir os mecanismos de publicidade nesse cenário e muito mais.

10. Marketing de inovação

A última da lista de áreas do marketing é o marketing de inovação. Esse é um segmento voltado a estudar as tendências de consumo, os movimentos culturais e os recursos tecnológicos disponíveis na indústria. Tudo isso para planejar adaptações e mudanças nos serviços e produtos ofertados pelas companhias.

Ou seja, inovações que aumentem a competitividade das marcas no mercado, melhorem o desempenho comercial delas e ampliem a clientela delas.

Como podemos ver, há muitas áreas do marketing com as quais você pode trabalhar. O interessante é que todas elas dialogam com uma ou mais atividades das empresas — sejam elas internas, sejam elas externas. Contribuindo, assim, diretamente para uma boa gestão e um maior crescimento desses locais.

Portanto, se você quer entrar no ramo, comece pelo caminho certo: fazendo um curso tecnólogo de Marketing na FABAD. Com duração de dois anos e aulas a distância, você tem uma formação mais flexível e personalizada para uma capacitação completa.

Além disso, tem acesso mais rápido ao mercado de trabalho, o que o ajuda a aproveitar mais oportunidades e a construir o seu nome na área. Para completar, você tem mensalidades com preços acessíveis para não comprometer o seu orçamento mensal. Para o semestre 2023.1, você paga apenas R$ 119,00. Que tal?

Ficou curioso para saber mais sobre a faculdade de Marketing? Pois, confira nosso site e saiba mais detalhes da grade curricular, do corpo docente e do processo de inscrição!

Compartilhe com seus amigos
Skip to content